Olá a todos
Chegou a altura de contribuir para a comunidade com algumas experiências que considero fundamentais e me ajudaram a desenvolver os meus negócios. No bullshit, apenas quero retribuir à comunidade parte daquilo que ela me deu.
Ver primeiro: dicas para aumentar a produtividadeVamos lá então começar...
CONCEITO: VerticaisDa forma mais básica possível vamos dizer que verticais são
fatias de mercado. São uma linha orientadora da nossa posição no mercado e representam uma segmentação ampla dos interesses do nosso público alvo.
EXEMPLO DE VERTICAIS- Finanças
- Beleza
- Saúde
- Gaming
- Apps
VERTICAIS VS. NICHOSParalelamente aos verticais, os nichos representam
fatias mais pequenos do mercado com um público alvo mais homogéneo e, naturalmente, mais reduzido. Um vertical contém nichos e os nichos são compostos por subnichos.
EXEMPLO DE VERTICAIS- Finanças
- Forex
- Ganhar dinheiro online
- Beleza
- Saúde
- Gaming
- Apps
- Aplicações de produtividade
- Android apps
Tenho a certeza que até aqui estão todos a perceber o que estou para aqui a dizer...
e qual a diferença entre um vertical e um nicho.
A IMPORTÂNCIA e RELEVÂNCIA dos VerticaisQuando comecei a trabalhar nisto (há cerca de 9 anos) eu queria ser tudo para todos. Rookie mistake. Eu criei audiências de tal forma diversificadas que num momento estava a escrever um post num blog sobre maquilhagem, fazia um anúncio no Facebook para uma loja online de cozinha e terminava com um post num blog sobre finanças.
Nem para toda a gente isto é um problema... mas para mim foi. E a razão é simples - o meu mindset a fazer estas tarefas não mudava totalmente e eu não estava a pensar como a minha audiência pensava. Eu não encarnava totalmente na pele do meu público e a minha abordagem aos diferentes públicos era deslocada da realidade. Se eu passasse o dia todo a escrever sobre finanças ou maquilhagem, manteria uma postura mais coerente perante o meu público.
Outro problema... eu não me estava a especializar como devia. A especialização veio a comprovar-se como sendo uma arma muito forte no desenvolvimento nos meus negócios. Isto é óptimo porque quando percebemos do que falamos, a nossa confiança aumenta também... juntamente com o nosso poder negocial junto de fornecedores/parceiros/anunciantes.
É importante especializar-nos num vertical por várias razões, mas aquilo que me mais me atraiu foi o facto de, ao me especializar, ter focado em diversos nichos que partilhavam de alguma audiência. Vamos lá ver um exemplo:
- Cenário 1: Eu tenho audiência em sites de finanças e sites de saúde. O João, trader forex, tem muito interesse em ganhar e poupar dinheiro, mas se eu lhe vender um produto meu de emagrecimento qual é a probabilidade de ele ter interesse? Reduzida...
- Cenário 2: Eu sou especializado no vertical de finanças. Conheço o João quase como conheço a palma da minha mão. Sei que ele, sendo trader de forex, também tem uma alta probabilidade de estar interessado no meu produto de opções binárias. Ou então na app que desenvolvi de gestão de finanças pessoais.
Aqui entra a importância e a relevância do cross-selling e da importância de conhecerem bem a vossa audiência...
Um Vertical de cada vezCom isto tudo não estou a dizer que é obrigatório focarem-se apenas num vertical. O importante aqui é especializarem-se num vertical e, progressivamente, expandirem para outros. Mas avancem apenas para o próximo quando souberem com certeza que conhecem tão bem a audiência como se conhecem a vocês. Apesar de todos os públicos serem heterogéneos nos seus interesses,
o sweet spot é encontrar aquilo em que eles são iguais e se complementam.
Verticais rentáveis e emergentesTodos os verticais são rentáveis e têm o potencial de fazer dinheiro. Enquanto o vosso conteúdo (seja qual for - produtos, blog posts, newsletters, etc) for relevante para uma audiência, vai existir uma percentagem, grande ou pequena, dessa audiência que vai gastar dinheiro convosco ou vos vai fazer ganhar dinheiro. Mas existem alguns supra-sumo dos verticais, que são os mais antigos da internet por alguma razão - são os que mais rendimentos geram.
Verticais (eternamente) Rentáveis- Nutra - "short" para "nutrition". Produtos de emagrecimento, suplementos alimentares, vitaminas, etc. Enquanto o ser humano se olhar no espelho e não gostar do que vê, vai haver um espaço para este vertical.
- Adulto - porn & sexo. Não preciso de escrever nada sobre isto.
- Gambling - o mais rentável de todos os verticais. Trabalhem com a consciência que poderão estragar a vida a cerca de 5% da vossa carteira de jogadores.
Verticais (aparentemente) Emergentes- Apps de utilidade - Apesar das tendências apontarem para browser based apps, as pessoas ainda procuram aplicações para poupar energia, antivirus, etc. Eu diria que nos mercados latinos e ibéricos este tipo de aplicações ainda vão ser bastante mais rentáveis do que atualmente são.
- Dating - Existiu, na minha óptica, uma pequena diminuição dos resultados nos últimos anos, mas acredito que seja um bom vertical para aposta e que vai dar muitos frutos.
- Alojamento/Viagens - HOT. Voos lowcost, airbnb, ... ser turista é estar na moda e se não viajas és desinteressante.
Resumindo e concluindo“Specialization, concentration and consistency is the key to outstanding performance... Love your zone!”
TLDR: A especialização é o truque. Não queiram ser tudo para toda a gente, mantenham-se no vosso mercado e expandam lentamente. Conheçam a vossa audiência como conhecem a vossa palma da mão. O processo de escolha de vertical não pode ser feito à base da rentabilidade - todos são rentáveis - mas sim com base na vossa capacidade de se enquadrarem num mercado no qual poderão fazer a diferença.
Contribuições dos utilizadores@Jóni OliveiraOutra coisa interessante dos verticais, é a facilidade quando se recebe um anunciante que quer anunciar para produto X e publico Y e se poder dar uma rede enorme de possibilidades de trafego identico em diversos canais. Aconteceu comigo há um ano atrás de varios anunciantes chineses quererem anunciar lojas de roupa numa das minhas paginas e eu acabar a vender em 2 sites e mais de 10 paginas por terem publicos identicos.
@kurtmix Informação útil para muita gente, eu formei-me em engenharia electrónica e ainda estou relacionado parcialmente com esse ramo, mas foquei-me há cerca de 15 anos comecei a interessar-me pela internet/websites. Devido a esse meu interesse comecei a frequentar formações sobre a matéria e também alguns cursos. Precisamente a minha evolução vejo-a um pouco reflectida neste post, e gostei de o ler. Tenho algo a acrescentar em relação a isto:
Primeiramente recomendo que na escolha de um nicho devemos ter sempre em conta que se for do nosso conhecimento é mais fácil de trabalhar o conteúdo, de evoluir, de compreender.
Segundo, recomendo que antes de enveredar por um vertical em concreto só porque parece rentável, é melhor pensar como o vamos fazer crescer, formas optimizadas de o rentabilizar e sobretudo como vamos chegar a esse público alvo.
Terceiro, para ajudar a escolher um vertical e depois os nichos ou micro-nichos que vamos especializar, deixo a dica de olhar em volta... ou seja, por exemplo, um jovem de 17 anos pode olhar atentamente o que os seus amigos gostam, aquilo que eles "consomem", onde existem as lacunas no que eles procuram, etc.
Quarto conselho, não seguir o rebanho, não guiar pelos outros, procurar marcar a diferença. Um exemplo disso é aquelas pessoas que usam por exemplo listas de keywords mais pesquisadas e criam sites para essas keys, mas esquecem que há outras milhares de pessoas a fazer o mesmo... Também há pessoas que seguem o que outros fazem para obter os mesmos resultados, mas como é lógico ao fazer isso levamos um atraso em relação àquilo que estamos a "copiar".
Por último recomendo que depois de definido um vertical ou nicho, procurem mercados diferentes tanto culturalmente como de idioma. O mercado PT temos que admitir que é relativamente pequeno para diversos nichos e a internacionalização do nosso trabalho pode ser um bom caminho. No meu caso foi mesmo o que causou um BUMP na minha vida profissional.
Por vezes basta aplicar aquilo que analisamos no mercado PT e testar no mercado internacional que é imensamente mais vasto e cheio de oportunidades.
Continuação de bom trabalho!
Este post foi uma introdução conceptual à importância de terem verticais definidos. No próximo post vou fazer ligação com um caso prático de rentabilidade e explicar porque acho que escolher um vertical e dedicar-me a ele me ajudou a ter sucesso.
Posso desde já dizer que o meu vertical foi a SAÚDE.
E mais tarde o ecommerce. Para já chega
NEXT: Como gerei mais de 2000 vendas para uma empresa, com uma simples frase - irão perceber a importância dos verticais
Aguardo feedback, dúvidas, sugestões... disparem!