Além das questões de design e imagens de marca aqui referidas, às quais tenho a minha opinião mas não sou a pessoa mais apta para responder, existe também a questão económica, e aí já posso expressar melhor a minha opinião devido à longa experiência de mercado.
Em primeiro lugar temos o posicionamento: é obvio que o proprietário de um pequeno blog não quer pagar muito além dos 10 euros por um logo; mas uma pequena empresa poderá pagar perfeitamente os 350 a 600 euros por logo ou imagem corporativa; já a grandes empresas pagam largos milhares pela sua identidade.
Mas pensem no seguinte: se fizerem uns logos para ganharem uns «trocos por fora» tudo bem, mas se mais tarde quiserem profissionalizar, encontram o mercado do design a 10 euros, e aí quantos logos terão que fazer para ter um salário? E mais quantos para pagar os custos de operacionais?
Estamos num país em que as actividades económicas não têm valor acrescentado (lucro), porque toda a gente baixa constantemente os preços, para poder competir com o vizinho (em termos económicos o preço não pode ser o único argumento para a competitividade).
Dou-vos um exemplo real:
» Na minha cidade existem (ou melhor existiam) várias empresas de serviços domésticos que competiam entre si, baixando constantemente os preços - como resultado diminuiram a qualidade dos materiais, depois despediram funcionarios competentes e contratam mão de obra barata, passaram a ter equipas reduzidas, a maioria delas teve que fechar portas, e as que restam estão perto da falência.
» Na cidade vizinha: todos os prestadores têm taxas horários similares (variam poucos euros entre si), têm excelentes materiais e equipamentos, equipas especializadas, óptimos serviços e muitas vezes ainda cedem serviços aos vizinhos porque não têm capacidade de resposta.