Boas,
Sou novo por aqui, mas como julgo ter algum conhecimento na matéria gostaria de comentar alguns tópicos aqui explorados.
1 - SPAM e bases de dados
Que é um assunto sensível toda a gente já percebeu. Realmente parece me haver um desafio pela frente para legislar convenientemente sobre isto. Se por um lado comprar bases de dados não é ilegal, passa a ser quando esses mesmos contactos são utilizados para fins promocionais ou publicitários.
Por outro lado, existem muitos contactos de empresas públicas e particulares disponíveis publicamente. O que é que dá o direito a quem quer que seja para utilizar esses contactos em proveito próprio sem que os destinatários tenham autorizado receber?
Muito embora isso seja eticamente reprovável, julgo que (corrijam-me se estiver enganado), legalmente é permitido desde que o email contenha uma forma de remoção.
É como se recebesse em minha casa um desconhecido e me deparasse com ele sentado no sofá. Já invadiu o meu espaço. Agora, como não o quero lá peço educadamente para ele sair. Isto tem algum cabimento?
E, no entanto, como há brechas legais e o povo português reclama muito mas é só da boca para fora e não sabe ou tem preguiça de o fazer isto vai continuar a acontecer com grande incidência durante muitos anos. Pelo menos é a minha percepção.
O trabalho de quem cujo negócio como a canalmail é a captação de emails está bem feito. O que vemos são aquelas letras pequenas nos registos "Assinale caso não queira receber publicidade de terceiros". Não digo que possa haver "desvios" mas no geral penso que o trabalho é bem feito. Muitas pessoas que confirmaram a inscrição numa qualquer newsletter meses mais tarde removem-se dizendo que é SPAM, por não se lembrarem que se inscreveram. Quanto mais nestes casos das "letras pequenas".
2- Ferramentas de Email Marketing
O mercado é fértil em soluções de email desde meros scripts para disparar emails sem qualquer métrica ou funcionalidade avançada até às soluções mais complexas. O cjseven referiu um serviço que ele utiliza agora. É realmente barato em comparação com muitos outros mas desconheço as funcionalidades.
Para além dos já referidos que funcionam muito bem para utilizadores que necessitam de funcionalidades básicas, existem outros que na minha opinião conseguem um melhor equilibrio entre utilizador básico e mais avançado e sem diferenças no acesso às funcionalidades disponíveis. São eles o mailchimp (mailchimp.com) e o E-goi.
Para além do acesso a uma conta para testar ser gratuito os preços são muito competitivos. O maichimp e sem entrar em detalhe nas funcionalidades que tanto um com outro possuem, parece levar vantagem devido ao facto de ter muitas integrações com softwares open source, entre os quais Wordpress, Magento, Sales Force, etc.
O E-goi (link removido - ler regras), no entanto, tem a vantagem de dar suporte na língua do cliente por email e telefone, o que me parece não acontecer nem no mailchimp nem em qualquer outra plataforma profissional.
Existem ainda outras como a virtual target, a emailvision, etc, mas que criam muitos entraves à experimentação do serviço. Há casos em que se eu tiver um blogue ou um projecto que não está constituído como empresa nem sequer é permitido trabalhar com esse fornecedor.