De facto nunca se deve comprar numa página instagram/Facebook exclusivamente através de inbox. Ou se faz a compra em mãos ou através de um website, que tenha as seguintes informações (caso não tenham confiança):
- Morada (real) de uma empresa;
- Whois público para comparação;
- Pelo menos 1 ano de domínio de registo e sem grandes flutuações do histórico.
Pelo menos uma loja online que não corresponda às características que enumero em cima, não leva com compras minhas. Caso seja absolutamente necessário eu fazer a compra, compro sempre por paypal, para me proteger. E geralmente ligo antes.
Faço muitas compras online em Espanha (preços competitivos) de material de escritório e antes de me aventurar, verifico sempre se as empresas existem (estão registadas) e ligo sempre para perguntar acerca dos stocks (é uma desculpa para me inteirar da seriedade ou não da loja).
Acho que isto devia estar num tópico à parte. Esta informação é essencial para quem quer abrir uma loja online e transmitir confiança.
La esta Diogo, essa é uma das razões pelo que compro ou tento sempre optar por comprar em sites e nunca em páginas de redes sociais que podem ser apagadas e removidas em tão pouco tempo.
Essas informações que disseste, são uma mais valia e acescento o número de telemóvel, uma página de contacto, e página nas redes sociais e pelo menos com o método de pagamento por Paypal e claro SSL.
Com isto podemos ter algumas "seguranças" de que pode ser legitima (na maioria dos casos é) claro que existem websites que são fraudelentos mas isso apanham-se com a falta de informação, sem SSL e sem paypal. Quando não tem paypal nem informações de contacto seja de devoluções, envios e morada, telemóvel e email é de fugir.
Eu sou apologista, comprar nas redes sociais NUNCA. É um risco enorme. Alem de que ao comprares por um website, tens mais chances de conseguir denunciar e apanhar o burlão, isto devido ao registo whois, os logs nos servidores, os logs no domain registar por ai fora.
No facebook é mais complicado de apanhar, mas não impossível.
Mas isto sou eu.