Olá +tráfego
Decidi partilhar aqui um projecto que comecei há dois dias e não sei muito bem o que vai sair daqui no final, mas a experiência é capaz de ser interessante. No fundo o que se pretende aqui é
criar uma marca de raíz com uma plataforma de e-commerce por baixo a suportá-la. Vamos seguir o progresso ao longo do tempo e partilhar aqui os passos necessários para fazê-lo, tanto as coisas mais simples, como as mais complicadas, os erros, o dinheiro necessário para investir, etc. Vou também partilhar como fazê-lo por vocês sem precisar de ajuda de ninguém, as ferramentas usadas e como fazer bootstrap de uma marca sem ter muitos recursos ou com os mínimos necessários. Espero que seja útil.
BackgroundPara vender algo é preciso ter um produto para vender
(como arranjar um produto para vender fica para outra discussão, mas aconselho a pesquisar por "drop shipping", fornecedores/alibaba ou pessoas/amigos/conhecidos que tenham o seu próprio produto ). A história começa estas férias de Natal quando fui a casa dos meus pais e a minha querida mãezinha vira-se para mim e me diz "olha não me queres fazer um site para as coisas que ando a fazer? É que já tenho muitas encomendas...". Ora a parte que me interessou mais, não foi a do "fazer o site", mas sim a do "já tenho muitas encomendas..." Esta parte é importante e deixem-me tentar explicar da melhor maneira porquê. Quando se lança um produto, seja de que tipo de produto for, é necessário primeiro testar o mercado para saber se há procura. Se não há procura, o problem aqui podes estar num de dois lados. No público-alvo a que se está a dirigir ou no produto em si. É o chamado "
product-market fit", em que se deve ir alterado (testando de forma iterativa) o produto e/ou o público-alvo até atingir o ponto em que o produto é adequado e trás valor ao público-alvo a que se dirige. Isto é o que resulta em vendas, "word of mouth", crescimento orgânico e todas as coisas boas (sustentáveis) que um negócio deve ter.
Explicações à parte, o produto aqui é camisolas de lã para bebes feitas à mão. Pode não parecer a coisa mais sexy do mundo, está longe de o ser. Mas quando fui pesquisar ao etsy só por curiosidade e vi que estas "coisas" eram vendidas por mais de 100€ pareceu-me um hobby muito interessante para 2 ou 3 horas de "hobby/trabalho". Virei-me para a minha mãe e disse, vamos fazer isto!
Dia 1 - update (2 de Janeiro)Performance:
- Vendas: 0
- Trafego: 0
- Seguires/likes: 0
- Investimento: 8€
Tarefas:
- Nome e Marca
- Imagem/logo
- Domínio
- Email
- Fotos/conteúdo
O primeiro dia passou por ver o material disponível. Descobrir que as fotos das dezenas de produtos já feitos e vendidos estavam inutilizáveis (desfocadas, má qualidade, pouco luz, outros objectos a verem-se, etc) e tirar fotos suficientemente boas para social media/venda do pouco que ainda não foi vendido. E claro ensinar a tirar fotos minimamente apresentáveis
Depois disto, trabalhar na marca, pesquisar nomes e keywords, etc. Acabou por ficar
wool & rabbit (simples wordplay com o Nome da pessoa "Coelho" e o material (a lã) de trabalho), domínio .com disponível e claro em inglês a pensar já no mercado internacional. Utilizei o
namecheap.com para adquirir o domínio.
Próximo passo, imagem...
Para quem não sabe ou não está para se dar ao trabalho, há varias maneiras de proceder aqui:
1 - Agarrar no sketch/photoshop ou qualquer software ou site que o permita, escolher o tipo de letra "helvetica", escrever nome-do-site.com em letras minúsculas, colocar a um tom mais suave que preto, #111111 ou #555555 e já está, se o objectivo não é trabalhar com branding, para iniciar chega bem.
2 - Contratar uma empresa
3 - Contratar um freelancer (
upwork,
freelancer.com,
freelance design)
4 - Fazer um concurso (
designcrowd,
99designs,
comunidade design)
O meu processo passou por criar meia dúzia de logos, sempre a brincar com o nome da marca e depois perguntar a varias pessoas o que achavam (ferramenta utilizada
Sketch):
Depois de escolhido trabalha-se com mais cuidado para ver como fica em diferentes situações (ainda não estou completamente satisfeito com o logo, devo trabalhar nele ou mudá-lo durante os próximos dias)
Existe aqui muitos conceitos de branding que não vale a pena entrar muito em detalhe. Mas a idea passa por criar uma "cute/love brand", em que princípios como "handmade", "eco-friendly", "slow living", "sustainable fashion", "cruelty-free", etc. São mercados muito em voga e que se podem explorar no futuro.
Dia 2 - update (3 de Janeiro)Performance:
- Vendas: 0
- Trafego: 0
- Seguires/likes: 0
- Investimento: 18€
Tarefas:
- Landing page
- Instagram
- Facebook
Segundo dia passou por criar as redes sociais e landing page, no fundo isto são todo canais de tráfego par transformar em vendas no futuro. De forma a não investir já no website que é no fundo o que vai dar mais trabalho, vou começar por construir alguma audiência primeiro no instagram e depois no facebook, também para aprender um pouco sobre este mercado e ir melhorando e descobrindo qual o conteúdo mais atrativo ao longo do tempo.
Instagram wool & rabbitfacebook wool & rabbitPara a landing page, vou usar para já o mailchimp que também permite criar landing pages, e gastar mais 10€ para ter uma URL "minimamente" apresentável.
https://mailchi.mp/woolrabbit/wool-rabbitBem para já é isto. A idea é aprender e partilhar o que se vai aprendendo com um projecto pequeno sem muito risco de sucesso ou insucesso pois é mais um hobbie. O desafio de criar um projecto interessante com vendas a vir do online é meu objectivo com este projecto. De qualquer forma o conceito de criar uma marca, uma plataforma e-commerce, os respectivos canais de tráfego e no fundo o processo/ferramentas necessárias para o fazer é algo que se pode aplicar a projectos de qualquer dimensão e espero que esta experiência se torne útil.