Olá, está na altura de dar um facelift aqui ao tasco, repensar o tasco e ver o que se pode fazer para melhor o tasco. Então aqui vai.
Tenho algumas ideas que gostava de partilhar com vocês, mas também gostava de saber a vossa opinião sobre estes assuntos.
Vou abordar 4 áreas que acho essenciais melhorar ou repensar. O fórum, o marketplace, como inovar na comunidade e como trazer novo conteúdo.
1 - FórumAcho que já estamos todos fartos do formato típico de forum, não vou abordar se os fóruns estão vivos ou mortos. Acho que há lugar no mundo para comunidades para além do facebook.
Sobre o formato em si, a verdade é que todas as comunidade têm mais ou menos o mesmo formato, conteúdo que podemos inserir e esse conteúdo é de alguma forma indexado, normalmente por categorias e ou tags. O meu ponto aqui é que a plataforma não é o problema, mas sim a forma como apresentamos o conteúdo. Por exemplo, gosto muito do formato do
product hunt ou
quora e acho que seria o modelo que deveríamos seguir. No fundo, a mudança seria o foco no conteúdo em vez das categorias (fugir um bocado do clássico formato de forum). Isto é algo que vejo o
warrior e o
blackhatworld a tentarem fazer, mas sem dúvida que se consegue fazer melhor.
2 - MarketplaceAqui gostava de ouvir o feedback de quem usa para saber o que é preciso melhorar. No entanto é a meu ver uma área de grande utilidade que devemos continuar a apostar.
3 - InovarO que se pode fazer para inovar e trazer mais valor. Uma das ideas que tenho é a de criar um chat "privado". Ou seja um sistema de chat em tempo real apenas a acessível a um certo grupo de pessoas. Acessível, provavelmente a utilizadores pagos ou alguma forma de limitar acesso. Pelo menos para mim uma área deste género seria bastante útil.
4 - ConteúdoComo continuar a ter conteúdo relevante? Aqui há várias hipóteses, por exemplo. Ou não se faz nada (o que já se viu não trazer resultados fantásticos). Há pessoal interessado em dinamizar certas áreas (wordpress, facebook, bitcoin?!), há? Paga-se a editores para criar conteúdo.
É mais ou menos isto, no fundo qualquer ideia que tenham para melhorar, quer seja a nível de design ou conteúdo, todas as ideas são bem vindas. Acho que é a primeira vez que estou a lançar esta discussão em público (ou não, não me recordo), mas há uma necessidade de sangue novo para a equipa também, pessoal que tenha vontade de assumir responsabilidades e fazer coisas, deixem aqui ou enviem mensagem privada.