Não será assim tão errado.
Se o problema for falta de cobertura poderás cancelar, sei do que falo pois já o fiz por duas vezes para familiares. Já não é nenhum bicho de sete cabeças para as operadoras, e se realmente virem que o problema é falta de cobertura cancelam o contrato sem qualquer problema.
Além disso, tal como referiste tem sempre a ver com o que diz no contrato, que nem sempre é tal como citas te acima.
Sou cliente de um contrato de 400/200 Mbps com a blu, que acredita, se a velocidade falhar minimamente eu cancelo o contrato em 8 horas. 
Sim claro, acredito mesmo. És o Master X God, consegues cancelar o contrato em menos tempo que milhões de pessoas.
Estas completamente errado em 4G, não te podem garantir velocidade. A velocidade que anunciam no site é ATÉ 40Mbps "ATÉ"
Só garantem velocidades em FTTH (Fibra), a NOS tem HFC não é bem "fibra" é fibra fora de casa, para dentro é cabo coaxial logo não te garantem o que quer que seja.
Já se for a MEO ou Vodafone Fibra ai já garantem a velocidade por cabo. No entanto ligações 3G/4G que é o caso do autor do tópico não é garantido e a velocidade mais uma vez é ATÉ 40Mbps.
Por tanto, não não consegues rescindir em 8 horas. Garanto-te, ou melhor consegues mas vai chegar uma carta a casa para pagares os meses restantes
