Obrigado pela resposta.
Um site de notícias de futebol.
Tráfego PT-PT, maioria facebook.
De momento ainda não tenho monetizaçao no site.
Tem cerca de 4 dias e cerca de 100 mil views.
Problema #1 - Origem do tráfego & idade do siteSendo maior parte do teu tráfego da origem do Facebook, a sua rentabilização é mais complexa. É perfeitamente possível rentabilizar esse tráfego, mas o potencial de rentabilização é mais reduzido. Ao mesmo tempo, tens o site há 4 dias e não tens forma de conhecer o perfil do teu utilizador.
Possível soluçãoContinua o trabalho de atualização do site e direção de tráfego. Disseca o teu público alvo e tenta definir num conjunto de variáveis sócio-demográficas para rentabilização. Por exemplo: Homens, dos 24 aos 45 anos, interessados em desporto (quantas mais variáveis melhor).
Posteriormente tenta perceber o comportamento do utilizador no site. Por exemplo: o meu público navega em cerca de três ou quatro páginas, 5% subscreve a newsletter, passam 0:30 segundos no website.
Constrói a comunidadeCom o passar do tempo e com as variáveis do utilizador, vais tentar melhorar o "comportamento" do utilizador no teu website. Ora se o utilizador passa apenas 30 segundos no site, vamos tentar que ele passe mais tempo. Vamos inserir artigos relacionados, banners para outros artigos relevantes para o teu utilizador, etc, etc. A retenção do utilizador é fundamental.
Se o teu conteúdo for relevante, começa a recolher assinaturas de newsletters. Oferece conteúdo exclusivo, newsletter diária com as notícias principais, qualquer coisa que o teu utilizador,
que tu já conheces bem nesta altura, queira receber. Analisando rapidamente, se eu fosse um desses utilizadores, potencialmente estava interessado em receber uma newsletter diária com as principais notícias e quem sabe uns prognósticos para apostar no Placard.
RentabilizaConhecendo a tua audiência, chega a parte prática de a rentabilizar. Os parágrafos anteriores servem apenas para refletir a importância de conhecer a tua audiência para depois lhes venderes um produto.
Caso prático #1Homens dos 25 aos 45, interessados em desporto, estarão eventualmente interessados em comprar umas sapatilhas de corrida. Comunica com eles através de um método que utilizes (email, post, etc) e diz-lhes:
Se tu gostas de desporto, provavelmente já pensaste em dar umas corridas ao fim de semana. No showroomprivé, existe uma campanha da Nike com 30% de desconto nestas sapatilhas que são perfeitas para corredores de ocasião. (vende uma utilidade)
Se tu gostas de desporto, já pensaste em apostar na tua equipa? Nós temos cinco guias que explicam como podes apostar.Experimenta outras abordagens também. Fala com as empresas que compram tráfego e vende-lhes o teu site. Apresenta estatísticas relevantes e explica porque é que o teu site é o mais relevante para eles. Para isso trabalha o comportamento do utilizador no teu site.
TLDR- Migra os utilizadores do Facebook para o teu site
- Conhece a tua audiência
- Contacta diretamente com eles
- Rentabiliza a tua audiência
O Holy Grail do blogging... o que eu considero ser o melhor exemplo deste fórum na construção de comunidades:
@Carlos Gandra. Vê o que ele fez na sua comunidade (
Mundo dos Animais) a nível de UX e conteúdos. Aprende com este exemplo como reter utilizadores e como escrever bom conteúdo.
Não sei como é que o
@Carlos Gandra rentabiliza o seu website... mas acredita que no meu caso, eu contactava, por exemplo, todas as marcas existentes de ração para animais e eles estavam a comprar publicidade e sponsored posts no meu website. Por uma questão de responsabilidade editorial e isenção o Carlos talvez não o faça, mas eu faria isso mesmo.
TLDR (não quero saber da teoria que para aí falas EDITION)- Saca emails e vende
- Vende tráfego com redirects
- Pops e overlays para tráfego facebook
- Cookie stuffing com overlays para gambling offers
Qualquer destas opções destrói a tua comunidade a curto/médio prazo... Bom trabalho!