Deves ter algum contrato com a OVH que só falas neles...
Uma VPS tem também risco de ataques, tem o risco de não estar bem configurada e um bm hacker fazer um port scan e detectar formas de entrar. Uma vps está dentro de um servidor, se um ataque conseguir deitar o servidor abaixo vão as vps todas abaixo ao mesmo tempo. A vps tem recusros limitados também, uma vps com 2 cores e 512Mb de ram não presta nem para um site pequeno porque basta teres um plugin a consumir demasiados recursos por algum erro que já ficas off. Quem não tem conhecimentos e compra uma vps não gerida, se surge um problema vai andar à nora até que alguém ajude a resolver.
Tens alguma razão no que dizes mas é preciso ver as duas faces da moeda e não colocar a farinha no mesmo saco, porque existem bons provedores de alojamento partilhado e até é um dos tipos de alojamento mais usados, eu cheguei a ter sites em alojamentos partilhados por mais de 4 anos sem nenhum problema.
Uma vps não é uma solução perfeita e se não contratas um serviço de protecção ddos, estão tão sujeito como num alojamento partilhado ou ainda mais...
Eu tenho servidores dedicados, mas ainda tenho alguns sites para linkbuilding espalhados em alojamentos partilhados e sou ciente que riscos há em qualquer tipo de alojamento.
No que respeita a SPAM também podes correr o risco de comprar um vps que tenha já um ip blacklisted, porque há milhares de malfeitores que compram vps para fazer spam e assim que o ip fica banido abandonam e comprar outro com ip novo, mas esse ip vai ser posteriormente vendido a outra pessoa com o vps.
Uma empresa de alojamento pode facilmente apelar em caso de ficar com um IP blacklisted e podes ter a certeza que mais fácil removem da lista negra um IP pertencente a uma empresa de alojamento do que a um particular que tenha uma vps. Além disso as empresas de alojamento possuem vários IPS e podem mudar o IP de mailing quando este fique blacklisted, resolvendo o problema de imediato.
É preciso ver sempre os prós e contras de tudo.