Não vejo as coisas por esse prisma, apesar da grande importância do facebook, a internet não gira em torno dele. Há sites que tem muitas visitas dos motores de busca e alguns nem tem vinculação com o facebook seja por página ou publicações. O facebook está cada vez mais limitado para quem vive da web, estando eu crente de que a tendencia é para o facebook deixar cada vez mais complicada a publicação de links externos, limitar cada vez mais o alcance e evitar que as pessoas saiam do facebook para aceder a conteúdo externo.
O mais estranho que tenho reparado é a tendência de alguns sites/empresas que empurram trafego para o facebook, por exemplo quando fazem uma campanha dizem aos clientes para ir ao facebook em vez de ir ao próprio site.
Eu vou mais além, prevendo que possivelmente o facebook vai chegar a um ponto que vai passar a ser uma app e nem vai permitir publicações externas como estamos habituados a poder fazer nas nossas fanpages.
Se nos focamos apenas ou principalmente no afcebook, se isso ocorrer vamos ficar descalços.
Não quero deixar de tocar num ponto curioso, eu reparei que há pessoas que não confiam nos links publicados no facebook, mas confiam no conteúdo apresentado pelos motores de busca, ou seja, criou-se um ambiente de receio nas pessoas por terem caído em publicações que levam a sites com virus, com pishing, com clickjack, etc. Noto que o público já não confia em links externos no facebook como confiava à 2 ou 3 anos atrás, chegando eu a ver comentários a dizer "cuidado que pode ter virus"...
É certo que o facebook mudou muito a forma como vemos a internet e muitas pessoas (usuários de internet menos experientes e de certa idade) pensam que a internet é só facebook e skype para falar com a familia. Mas também é certo que existe um mundo fora do facebook e todos concordamos que a informação no facebook é efémera, enquanto que nos sites/blogs/fóruns fica para consulta. O facebook está a danificar o cérebro de muita gente, a informação é tão rápida que as pessoas de certa forma consomem sem a absorver. Uma das vantagens do facebook que é a simplicidade, deixa a descoberto outra desvantagem que é conteúdo organizado, estruturado e duradouro.
Resumindo eu vejo o facebook como uma ferramenta a usar, mas não é substituto de nada no que respeita a sites.