← Desenvolvimento

[Dúvida/Discussão] Web Developer

Lida 2611 vezes

Offline

Tekku 
Membro
Mensagens 100 Gostos 3
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boas pessoal, então é o seguinte, tenho um curso de nível 4 de técnico de informática (pouco relevante para o que quero) e tenho também um curso de nível 5 ou CET, como programador de sistemas de informação....

Neste último curso que teve a duração de 1 ano, aprendi Java, HTML, CSS, Javascript, C, Oracle SQL (e de programação acho que foi só isto)

O meu problema é que durante o curso demos apenas os básicos de cada linguagem...

Gostava de trabalhar como web developer, mas no entanto tenho alguma insegurança em aceitar trabalhos para desenvolvimento de websites ou até mesmo em concorrer a propostas de trabalho, pois normalmente pedem licenciaturas, e quando não pedem, tenho sempre aquela insegurança em concorrer a algo do género porque na minha ideia as empresas trabalham com estas linguagens mas um pouco mais há frente, sendo que tenho algum receio em ao ser chamado para um entrevista ir fazer figura de "parvo" ou então em último caso ser chamado para trabalhar, mas chegar lá e eles já estarem num ponto em que não consigo acompanhar...

(Considero que aprendo rápido e até que sou autodidacta, visto ter aprendido muito do que sei em termos de programação sozinho)

Para deixar aqui a pergunta, têm alguma sugestão, ideias ou algo do género para alguém que gostava de seguir este ramo, ou que pretende desenvolver-se neste ramo?
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bom dia Tekku,

A formação relacionada com a informática ou desenvolvimento de software está quase sempre atrás do mercado pois é uma área em constante evolução e as empresas buscam sempre uma vantagem competitiva. Neste indústria tens vários tipos de escalões e também compensações consoante a capacidade e experiência da pessoa. É importante é não ter medo pois por vezes pedem muita coisa para um trabalho relativamente simples.

A minha sugestão é começar a fazer um portfólio, uma conta no LinkedIn bem estruturada, decidir as tecnologias que queres dominar e começar a ganhar hábito a ir a entrevistas de emprego.
Offline

Tekku 
Membro
Mensagens 100 Gostos 3
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Pois Emanuel, pela minha experiência já sabia disso, tanto que devido a ser bastante curioso e autodidacta, quando cheguei ao curso, basicamente só dei revisões, tirando em Java e C, mas o resto foram revisões, e acabei até por no curso enveredar pela procura de novas tecnologias e dei uns toques ao de leve em JQuery e tentei também trabalhar com funções e assim em PHP (no curso não demos funções nem classes nem nada disso), porque se não nunca teria visto nada de novo...
Offline

Cyrus 
Membro
Mensagens 350 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não tenhas medo de aceitar pequenos trabalhos para começar. Se estiveres a espera de estar 100% preparado, a resposta é nunca vais estar. A menos que seja um assunto que não tenhas a minima ideia do que é aceita os trabalhos. Pesquisas em inglês tens sempre informação de tudo na net. E em ultimo caso se tivesses mesmo enrascado pagas a outra pessoa e analisas como ela fez.
Boa sorte
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

Muitos provavelmente não vão concordar com o que vou escrever, mas a realidade é esta mesmo, podes tirar os cursos que tirares, mas na minha opinião não são esses cursos que vão fazer de ti um bom web developer, aliás, não são eles que te fazem um web developer, pois esses mesmos cursos, no geral, só te dão "algumas" luzes do que a linguagem faz e o que a linguagem é.

O meu concelho, google nisso por tutorials, analisa o código que foi feito por outra pessoa, faz perguntas em fóruns dessa especialidade, sempre que tiveres oportunidade vai a conferências, aprendes lá mais em 2 ou 3 dias do que 1 ano inteiro numa sala de aula, e não, não estou a exagerar.

Se vais utilizar nomeadamente PHP nos teus projectos e já tens conhecimentos básicos, tens de começar a aprofundar esses mesmos conhecimentos, pois neste momento existem ferramentas poderosas que te vão auxiliar de uma maneira tremenda.

Tens ferramentas como o Composer para efectuares a gestão das dependências do teu projeto, PHPUnit ou PHPSpec para testes automatizados, frameworks (Symfony e Laravel (recomendo esta última, pois tens imensos tutorials e video tutoriais aqui)), se vais efectuar algum trabalho de "frontend" podes utilizar por exemplo o GulpJS, que na minha opinião é uma maravilha para compilar LESS, SASS, Coffee Script, etc.. e tu sendo auto didata, não deverá ser difícil aprender novas coisas e não continuar a usar "pseudo code" e se não estas muito confortável a utilizar terminal ou linha de comandos, convêm te habituares =P

tl;dr

Portanto, google nisso, não ter medo de fazer perguntas, mesmo que sejam básicas, pois todos tivemos de começar do 0, não tenhas medo de aceitar projectos e tens de ter vontade de aprender, sempre, nunca te fiques pelo que sabes, pois o que fizeste hoje amanhã vais conseguir fazer bem melhor.

Boa sorte nisso
Offline

Tekku 
Membro
Mensagens 100 Gostos 3
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Obrigado aos dois pelas palavras, uma dúvida que tenho em termos de aceitar trabalhos, por exemplo já me propuseram desenvolver sites de coisas básicas, nomeadamente um deles era sobre um instrumento musical, que pelo que percebi na altura apenas queriam um site simples em que tivesse descrições e noções básicas sobre os vários tipos desse instrumento... Até aqui tudo bem, realmente acho simples, neste caso a minha "complicação" seria, por exemplo em termos de front-end, o meu jeito para as artes não é muito, vocês neste caso optam por falar com o cliente e escolher um tema que este goste? ou escolhem vocês?
O cliente neste caso que falei também falou em publicidades no facebook e coisas assim, nisso então não tenho mesmo experiência nenhuma, e quando ele me falou nisso, li um pouco a página de publicidade do facebook e cheguei à conclusão que depende muito de caso para caso e do que o cliente quer, como é que deveria abordar este assunto com o cliente?
E último mas não menos importante, uma vez o site desenvolvido e tudo tratado o que deveria fazer? Passar os dados do site ao cliente e ele seguir com a sua vida, ou prestar um suporte contínuo, ou algo do género?

Obrigado a todos pela atenção,
Tekku
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Já estive na tua situação e neste momento tenho quem trate da parte visual por mim, felizmente, pois não tenho grande criatividade para isso lol, mas o que eu fazia quando comecei era, escolhia um tema e adaptava às necessidades do projeto e do cliente em sí, na altura não havia Theme Forest nem nada similiar, era só o Template Monster e mesmo assim, não havia grande variedade.

Em relação à outra questão, vai depender da complexidade do projeto, mas optar por manter contacto com o cliente é sempre bom, pois o mesmo pode vir a necessitar de algum ajuste ou modificação.
Offline

Tekku 
Membro
Mensagens 100 Gostos 3
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Então para começar o melhor seria começar por comprar um domínio e alojamento e criar o meu portefólio/CV online e depois começar a criar projectos por mim para ir desenvolvendo os conhecimentos? A parte do ir criando coisas por mim para explorar novas coisas e aprender mais é interessante, volto é a bater de novo no mesmo entrave que é a "falta" de criatividade por assim dizer, de decidir um projecto em que deva agarrar para me ir desenvolvendo...

P.S.: Ainda não tinha referido, mas comecei há umas semanas também a fazer cursos na Codecademy e Udacity, acham que isto serve para alguma coisa?
Offline

Webvito 
Membro
Mensagens 29 Gostos 2
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Webmaster

Boas, eu também não tinha grandes conhecimentos nesta área, até tenho um curso em electrónica e agora a tirar mecatrónica, mas comecei a criar projectos (inventar) para perceber basicamente como as plataformas funcionam e melhorar os meus conhecimentos em PHP básico para edição de templates, wordpress, joomla etc ... o que precisas é de ser desenrascado, claro que terás de desenvolver boa parte do código se quiseres criar algo personalizado, mas por aquilo que escreveste o que precisas é de experiência. Quando alguém contrata um trabalhador que acabou de sair de um curso não está à espera que o trabalhador saiba tudo ... mas no caso dos freelancers é diferente, são contratados para prestarem um serviço e ponto, quando tiveres um problema podes sempre contar com os teus antigos professores (ou talvez já saibas mais que eles) com o +trafego e com milhões de websites sobre o problema que terás.

É óbvio que os cursos são importantes mas apenas por teres o certificado ... e esses cursos servem até um ponto, depois para cresceres numa empresa precisas de licenciatura, mestrado, doutoramento e no final de ter experiência :)

Já desenvolvi alguns sites para empresas, amigos e outros apenas para desenvolver competências (e também não tenho grande jeito para design).
Offline

Tekku 
Membro
Mensagens 100 Gostos 3
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Webvito, pois eu acho que o melhor seria começar por criar projectos, o que me faltam são ideias, porque por exemplo se for agarrar num site wordpress e criar o site com tudo o que tem direito de SEO, Templates, alguma edição que seja necessária, depois fica a faltar conteúdo...
Daí por exemplo achar que poderia começar a trabalhar num portefólio online, era um primeiro projecto interessante até, mas depois ia precisar de projectos para desenvolver a seguir e ir adicionando ao portefólio, mas é ai depois que me faltam as ideias sobre que tipo de projectos realizar...
Offline

Webvito 
Membro
Mensagens 29 Gostos 2
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Webmaster

Acho que as ideias para websites vão aparecendo com o tempo ... o que me acontece a mim é que para desenvolver um website tenho de parar a actualização de todos os outros :) no entanto isso é porque sou webmaster a tempo mais que parcial ... cerca de 2~3 horas por dia.

Leva uma coisa de cada vez, faz o teu portefólio (extremamente importante) e depois se não tiveres ideias para desenvolveres sites próprios tenta procurar no pequeno comercio, restaurantes, oficinas, uma pequena empresa... faz preços baixos (estás a começar e estás à procura de ganhar experiência e não dinheiro), assim também ajudas o comercio local!
Offline

Tekku 
Membro
Mensagens 100 Gostos 3
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Obrigado pelas ideias, vou começar a trabalhar no portefólio, e quando tiver mais alguma dúvida ou novidade passo por aqui :) Obrigado a todos de novo :D