Viva, vou tentar explicar o que se passou com um amigo meu, e gostava de saber o que ele deve fazer / concelhos do que se pode ou não fazer neste caso.
Para nao estar a falar deste e daquele vou expôr o nome das empresas e assim é tudo no branco.
Um site que estava alojado na Magicnet.pt á uns bons aninhos e que foi feito pela empresa Magicbrain.biz de um momento para o outro este site desapareceu do alojamento.
Estamos a falar de um site que custou á pessoa 10.000EUR e que paga ou pagava 45EUR por mês no alojamento.
O problema é que o dono do site nunca teve acesso a qualquer que fosse o painel, nem cpanel, etc.. Apenas ao acesso de admin do site. Resumindo nunca teve oportunidade de fazer backups.
Ora o site "desapareceu" e segundo os responsáveis a culpa é do dono do site pq tinha que fazer backups.
Já estão a ver a telenovela, quem fica queimado...
A resposta da MagicNet é a seguinte:
A MagicNet ou qualquer empresa de webhost não pode de maneira nenhuma ser responsabilizada pelos conteudos dos sites dos seus clientes nem sua manutenção, a não ser que haja acordo previo comercial para o fazer. Principalmente quando o cliente pode por e dispor dos conteudos a seu agrado sem a intervenção da MN.
A minha questão é o que se pode fazer? Na minha opinião estão a querer fugir com as responsabilidades, principalmente o alojamento.
É que estamos a falar de um site que era uma "mina de ouro" não de um site normal. Já existia á 5anos e que custou 10.000EUR, na altura 2.000 contos.
De quem é a responsabilidade?