Boas Diogo
Eu não digo que a estatística não seja importante, mas pode não o ser.
Eu explico-te o meu ponto de vista e filosofia.
Antigamente perdia imenso tempo em analises, tudo e mais alguma coisa. Aprendi muito com isso, mas cheguei à conclusão que o tempo que utilizava em analises é desperdício. Eu não gosto de desperdícios.
Esse foi o ponto de viragem que muito me orgulho. Passei a focar-me no utilizador e não na optimização. Sabes que o excesso de optimização pode trazer problemas, assim e na minha visão de longo prazo, se agradar aos utilizadores, os motores de pesquisa vão ceder e valorizar os meus projectos.
Vou-te dar um exemplo: Ganho muito mais em utilizar 2 horas do meu tempo a escrever um artigo sobre o que me apetece, do que a analisar palavras chave e concorrência. Vou até escrever um artigo sobre isso no meu blog, mais uma ideia
Vê este prisma, antigamente acedia ao Adsense várias vezes por dia, hoje no máximo acedo 2 vezes. E mesmo assim é desperdício. Sabes que uns dias corre melhor do que outros, mas no fundo o que me interessa mesmo é o que entra na conta.
Eu continuo a fazer testes, mas super direccionados. Sobre aspectos que me interessam. Utilizo cada vez mais o meu instinto. Às vezes corre mal, outras vezes corre bem.
Na minha opinião, a estatística é essencial para conseguires determinar o perfil do teu visitante. E só por saberes o perfil do teu visitante é que sabes como optimizar e criar conteúdo interessante. É através da estatística que descobres os melhores posicionamentos adsense, é através da estatística que sabes quais as melhores campanhas para o teu site, é através da estatística que sabes qual o conteúdo que as pessoas gostam de ler, é a estatística que cria o sucesso.
Diogo se crias um blog sobre unhas (só para chatear o Joni), sabes bem o tipo de conteúdo que tens de criar para satisfazer a tua audiência, certo?
Quem trabalha na internet tem que saber que a estatística é essencial. A não ser que sejas daqueles 1% ou 2% que teve sorte e criou uma boa página do facebook, gerou tráfego e ganhou dinheiro! Despediu-se, o facebook foi à vida e agora qual é o próximo passo? A resposta está na estatística.
Eu não dependo do Facebook, a minha maior página tem 11.000 Likes
A resposta está na criatividade e na visão, certo?
Agora, analisar é um trabalho chato? Para alguns certamente, para mim é um excelente desafio que me deixa acordado a pensar que cor deve ter aquele botão tendo em conta que sendo #aff001 converteu mais que #dff001, mas ainda não tenho amostra suficiente para certezas.
Aqui tenho de concordar contigo, gosto de fazer analises, estudar estratégias, planear. Medir resultados. Não fosse eu da área financeira. Mas o retorno nem sempre é positivo.
A estatística é importante, mas depende do que queres extrair.
Neste caso não interessa muito, porque não controlas os resultados dos motores de pesquisa, assim não saberes quais as palavras que te trazem visitas até pode ser bom, concentras-te em outros aspectos.
Interessava mais saber quais as palavras chave que no futuro te vão trazer visitas. A previsão através de probabilidades é um elemento da estatística. Esses sim, interessam muito