Não discordo que a webtuga tenha crescido e a largura de banda dos servidores/datacenter tambem (é certo que, nos ultimos anos, a largura de banda já nao é algo "limitativo" em qualquer empresa que se digne).
Mas vamos por parte:
No blog encontra-se:
"A verdade é que Tráfego Ilimitado não existe e as empresas que o praticam ou estão a fazer overselling ou então protegem-se com Termos de Serviços (ToS’s) e Políticas de Utilização Aceitáveis (PUA’s) que limitam absurdamente a utilização do serviço aos clientes."
Ora, então:
http://www.webtuga.pt/puaOu seja, estãoa "limitar" algo "ilimitado".
Citando novamente o blog:
"Indignado, vai contactar o suporte do seu serviço de alojamento e irá receber algumas respostas como:
- Nos Termos de Serviço não autorizamos ficheiros com mais de 10MB;
- Nos Termos de Serviço informa-mos que o serviço serve apenas para páginas web e não disponibilização de ficheiros para download;
-
A sua conta de alojamento está a consumir recursos (neste caso a largura de banda) em excesso (apesar de ter tráfego ilimitado)"
Basicamente, a parte em negrito, é o que a webtuga está a aplicar com a PUA, ou estou enganado?
E relativamente ao "não autorizamos ficheiros com mais de 10MB", nos termos de serviço encontra-se:
(
http://www.webtuga.pt/termos-de-servico )
"2.6 O alojamento de ficheiros com tamanho superior a
100 MB terá que ser previamente autorizado pela WebTuga.2.7 A WebTuga reserva o direito de cobrar ao subscritor
taxas adicionais por qualquer consumo de tráfego, espaço, CPU ou memória que exceda os recursos atribuídos mensalmente ao serviço subscrito.
2.9 Não é permitida a disponibilização de serviços de alojamento de elementos multimedia (imagens, videos, músicas) para utilização de sites de terceiros/hotlinking.
(...)
2.12 Os planos de alojamento partilhado têm um
limite de 250.000 inodes. Todas as contas que ultrapassem este limite poderão ser alvo de
suspensão imediata."
Outro ponto:
No blog encontra-se:
"Existem até casos de músicos ou grupos musicais que vêem a sua conta de alojamento bloqueada por partilharem as suas próprias músicas, sendo acusados pela empresa de hosting de partilharem conteúdo protegido pelos direitos de autor."
e
"O ficheiro do software ocupa 1GB de espaço, ou seja, cada download será 1GB de tráfego. Agora imagine que durante o software se torna popular e durante o primeiro mês 10.000 pessoas fazem download dele. São 10TB de tráfego."
E, na PUA, encontra-se:
"Não poderá utilizar o seu site para a publicação de material, que por determinação do WebTuga, possa ser considerado ilegal, imoral ou censurável.
Para fins desta política, "material" refere-se a todas as formas de comunicação, incluindo descrições narrativas, imagens (incluindo fotografias, ilustrações, imagens, desenhos, logótipos), programas executáveis, gravações de vídeo e/ou gravações de áudio."
Novamente, existe uma certa "incoerência" entre o post e a PUA.
Digamos que eu crio um site no Webtuga com um programa que eu desenvolvi (legal e "limpo"). Ou mesmo um filme/musica.
Se o webtuga determinar que o ficheiro é "ilegal, imoral ou censurável" (de que forma isso for), então terei a conta "limitada".
Para finalizar, no blog é referido:
"Estas empresas vivem na esperança de que 90% dos clientes, não vão ter um uso significativo de tráfego e apenas vão comprar o serviço na ilusão de que têm “tráfego ilimitado”. Por vezes os clientes vão pagar muito mais por um plano com tráfego ilimitado na empresa X do que um com limites e na realidade, o plano na empresa Y com limite de tráfego chegar-lhe-ia perfeitamente."
Então, basicamente,e atualmente, a webtuga vive "na esperança de que 90% dos clientes, não vão ter um uso significativo de tráfego e apenas vão comprar o serviço na ilusão de que têm “tráfego ilimitado”. "
Criei o topico apenas para partilhar esta curiosidade de em tão pouco tempo a "mentalidade" alterar.
Não digo que a Webtuga não tenha "crescido" no sentido de disponiblizar um melhor serviço (e na realidade têm vindo a crescer).
Somente considerei curioso a passagem de:
"(...)Tráfego Ilimitado não existe"
Para
"Trafego ilimitado, mas limitado pela PUA"