Boas pessoal,
Penso que não encontrei nenhum tópico sobre isto, mas informem-me se houver algum.
À partida sites como leiloes . net e miau . pt são uma mina de ouro pra dropshippers e pequenos vendedores, sendo que entre muitas outras vantagens, a maioria envia produtos sem qualquer tipo de faturação, não havendo assim compromissos fiscais como os que existiriam por exemplo numa loja online.
Em termos legais, o que dizer sobre este tipo de venda? As "plataformas" não se responsabilizam pelos procedimentos dos seus anunciantes (aqui incluo também olx, custojusto, etc.) mas a verdade é que todos os produtos vendidos devem, segundo a legislação em vigor, ser acompanhados por Fatura.
Já alguém teve problemas com reclamações de clientes por faturação ou derivados em sites como leiloes . net? Ou problemas até com entidades reguladoras?
Após este ponto de vista inicial, pretendo revelar a minha ideia: tenho um fornecedor local no qual devo comprar os produtos com fatura e logicamente com iva. No entanto não pretendo criar uma loja online pra esta situação, devido aos incómodos que dão (tempo de desenvolvimento do site e sobretudo problemas fiscais). A dúvida é: após comprar estes produtos de um fornecedor com fatura, poderei vender os mesmos sem fatura? Não poderei vir a ter problemas fiscais com esta situação, nomeadamente no IRS?
Todas as opiniões são bem-vindas