← Conversa Geral

Conselho sobre estravio dos CTT

Lida 5933 vezes

kurtmix 
Membro
Mensagens 1894 Gostos 600
Feedback +4

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Apesar de não ser um assunto relacionado com webmasters, sei que este fórum é frequentado por pessoas bem informadas e queria colocar aqui uma dúvida.
No dia 30/10/2012, fiz um envio de uma encomenda registada com um produto que vendi no ebay com destino ao Reino Unido, passados 5 dias fui ver o track & trace dos CTT e dizia 2012/11/01    19:56    RECEPÇÃO INTERNACIONAL    -    LANGLEY HWDC

Por certo ainda está igual, podem ver: http://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/tools.jspx usando o tracking number: RD053347239PT

Não liguei ao assunto mas passado 1 mês o comprador abriu uma disputa no ebay, enviei o comprovativo de envio em resposta à disputa e fiquei a aguardar, passados uns dias o comprador diz que não recebeu e que nos correios de lá não tem nada para ele. Escalou o caso e eu enviei o comprovativo para o suporte do ebay. Fui logo a seguir ligar para os CTT a pedir satisfações, mas é como falar para uma parede. Disseram que a única forma era abrir um pedido de averiguação reclamando a falta de entrega, foi o que fiz.
Entretanto o ebay analisou o caso e como não havia provas de entrega retirou-me o dinheiro e resumidamente fiquei sem o dinheiro e sem o produto.
Passados 15 dias de abrir a reclamação liguei para os CTT novamente para reaver o pacote, disseram que tinha que esperar a finalização da averiguação e que o prazo por lei para encomendas internacionais é 60 dias.
Hoje, 5 dias antes de fazer os 60, recebi uma carta dos CTT a dizer que o objecto foi extraviado e que precisam de uma cópia do talão de aceitação para  dar seguimento ao processo. Eu liguei hoje para a linha de apoio a perguntar qual seria o seguinte passo do processo e apenas me disseram que era outro departamento a tratar disso e que só podiam avançar com a cópia do talão.
Pergunto a quem tenha mais experiência nestas andanças se devo fazer algo além de enviar a cópia do talão como pedem.
Estou saturado disto, perdi os gastos de envio, ao parecer perdi também o produto e até prestigio no ebay.

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

So tenho uma dica. Sempre que enviares alguma coisa mete com assinatura e seguro.

Agora tenho a certeza que podes correr e gastar $$$ e nao vais ver nada de volta.

kurtmix 
Membro
Feedback +4

Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Já foi por correio registado, só não pus seguro, mas eles tem que se responsabilizar pelos pacotes que vão registados, ou entregam ou devolvem.

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Os extravios não acontecem assim do nada.

Algumas das situações que podem ter acontecido
- O destinatário diz que não recebeu, mas recebeu;
- Quem fez a entrega diz que entregou, mas meteu ao "bolso".
- Quem ia fazer a entrega, entregou na morada errada ?!
- Encomenda roubada?

Espero que ajude em alguma coisa
http://www.anacom-consumidor.com/servicos-postais/irregularidades-no-servico/compensacoes-exigiveis-por-falhas-na-entrega-do-correio.html

kurtmix 
Membro
Feedback +4

O problema é que os CTT perderam o controlo sobre a encomenda, se vai registada deve ser processado cada passo que dá e ser controlado quem tem responsabilidade sobre o pacote em cada passo ou procedimento.
O certo é que se após mais de 2 meses não me foi devolvida, já não será. Eles após 2 meses de "investigação" não sabem informar que  se passou e se fosse um objecto de muito valor era um problema. No caso o valor era de 46€ mas podia ser 4000€ que o cuidado deles seria o mesmo. Não coloquei seguro porque a margem de lucro era pouca e pensei que registado era suficiente porque o produto ia bem embalado e protegido.
Com isto aprendi que os CTT não são seguros e mais vale enviar por dhl ou fedex ou algo assim, apesar de ser mais caro.
Agradeço o link, serviu para esclarecer algumas dúvidas que tinha, embora dúvido que os CTT assumam uma indemnização mas a verdade é que falharam um serviço e como qualquer prestador de serviços tem que assumir responsabilidades.

kurtmix 
Membro
Feedback +4

Recebi hoje o vale com a indemenização, não sei como fizeram o calculo mas lá recebi qualquer coisa que quase cobriu o prejuizo.

:superlol: 

desbloqueiodetelemoveis 
Membro
Mensagens 457 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 20
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Recebi hoje o vale com a indemenização, não sei como fizeram o calculo mas lá recebi qualquer coisa que quase cobriu o prejuizo.

:superlol: 

Quanto é que te pagaram +/-?

kurtmix 
Membro
Feedback +4

Quanto é que te pagaram +/-?

Pagaram exactamente 38,69€. Não chega para pagar o valor do produto PVP e muito menos se somamos os gastos de envio e as chamadas para a linha de apoio.
Mas no fundo deu para cobrir uma parte da despesa e para que "não se fiquem a rir".