← Google

Adwords vs SAPO

Lida 1989 vezes

Offline

robertocortez 
Membro
Mensagens 120 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Olá pessoal,
alguém aqui utiliza ambos os serviços (Adwords e Sapo anúncios/Bing) para o mercado Português?

Este tópico é para pessoal que utiliza ambas as plataformas e me possa contar um pouco das vossas experiências, sobretudo no SAPO.

O que me podem dizer da eficiência do SAPO em relação ao Adwords?
Vale a pena investir no SAPO?

Eu utilizo o Adwords com um orçamento de 5 dígitos mensais e vale cada cêntimo investido em termos de retorno. Porém, como li algures, o Google representa 94% das pesquisas em Portugal e o Sapo uns 3 ou 4%.

A minha intenção será criar uma campanha no SAPO com orçamento 20 vezes inferior ao do Adwords, dado o diferente volume de pesquisas. No entanto gostaria de saber as vossas opiniões quanto ao ROI com o SAPO.

 :obrigado:
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1035 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Eu uso os dois..

A plataforma do SAPO está completamente ultrapassada.. para não falar dos bugs que existem.
Se utilizas o Adwords, existia uma funcionalidade que permitia importar as campanhas, no entanto, hoje em dia, já nem isso funciona e dá um erro quando tentas fazer import.

Sinceramente apenas recomendo a utilização nos canais (rede de conteúdos), já que a rede de pesquisa não te permite segmentar como deve ser, ou seja, é tudo broad match.

Se quiseres anunciar "cursos de ingles" e eu efectuar uma pesquisa por "cursos de cabeleireiro", a tua ad vai aparecer, tanto no sapo como no bing.
O valor por clique é um pouco superior aos valores que já consegui com o adwords, caso contrário não consegues volume na tua campanha.

Todos os cliques são contabilizados, sejam feitos por ip's brasileiros, russos e até os de marte. Bots idem aspas.
Se quiseres fazer tracking das campanhas ou utilizar dynamic keywords para passar o canal/keyword que deu origem à conversão, esquece.. essa funcionalidade não existe.
Existe uma ferramenta de tracking mas aquilo é uma treta..
Muitos dos canais que lá estão (placements em sites) nem sequer existem, ou seja, quando seleccionares algum dos sites, procura adicionar todos os placements, porque nem todos estão implementados.

Faz falta um Ad Manager eficiente, que permita importar e exportar campanhas e facilitar a criação de anúncios.

Ou seja, todas as funcionalidades importantes e que estão implementadas em qualquer ad network, no sapo é uma miragem. É triste, mas é isso que se passa.
Offline

robertocortez 
Membro
Mensagens 120 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Muito obrigado pelo teu feedback!

Agora fiquei assustado quando me dizes que é tudo broad match, vou esquecer o SAPO. Visto que uma das minhas palavras chave mais fortes são com "grátis". Isto ia-me fazer os anúncios aparecer em milhentas pesquisas irrelevantes.
Realmente é uma pena porque apesar do tráfego ser incomparável ao Google, há ainda bastantes utilizadores lá. E como as campanhas são replicadas para o BING era tipo o dois em um, o que me pouparia tempo.

Quanto ao BING, sabes se tem um sistema mais sólido?
O problema do BING é mesmo a reduzida percentagem de pesquisas em Portugal.