Ando com uma dúvida que me anda a fazer comichão, por isso vim pedir a vossa ajuda.
Em 2008 lancei um projecto com um domínio .net e até agora nunca precisei mais do que esse mesmo domínio. A rentabilidade do projecto nunca foi através do site, mas sim através daquilo que eu comunicava através do nome do site.
Entretanto surgiu uma oportunidade imperdível, por isso decidi registar o .pt, mas cheguei tarde: foi registado há meia dúzia de dias.
O
.com está registado desde 2003 e o
.org desde 2004, por pessoas diferentes, portanto não tenho esperança que os queiram vender, até porque o
.org é de uma associação s/ fins lucrativos e o
.com está parqueado com WhoIs privado.
A oportunidade que surgiu para o meu projecto é desenvolvida em múltiplas áreas de negócio, no entanto uma delas coincide com a área de negócio desenvolvida no .pt.
A situação é a seguinte: o .com esta parqueado, não me aquece nem arrefece. O .org está numa área completamente diferente da minha, portanto também não me faz muita diferença.
O .pt está numa área de negócio que coincide com
uma das que desenvolvo, no entanto não têm qualidade naquilo que fazem e acredito seriamente que daqui a 1 ano não renovem o domínio, portanto poderei comprá-lo nessa altura se tudo correr como espero.
Uma das coisas mais importantes: nenhum deles está bem indexado, no entanto acredito que o pessoal .pt aposte nisso.
As minhas dúvidas são:
- Se o .pt apostar em SEO e eu o fizer simultaneamente, qual dos domínios terá vantagem? O .pt por ser um ccTLD ou o .net pelo factor idade?
- Deverei avançar com o projecto (que será para durar mais anos do que os 4 que já durou até agora) com o domínio .net ou deverei mudar de nome e apostar num em que possa comprar os 3 principais TLDs e comprar também o .pt simultaneamente?
Obrigado