Não percebi a tua questão swing :s O que queres exactamente?
raugusto, eu já entendi o funcionamento do AdSense. Supostamente o Google deveria mostrar sempre os que mais rendem, mas duvido muito que isso seja verdade e que realmente aconteça. Fiz a análise desde o inicio do ano e aquela rede (Criteo) nunca me deu mais do que 0,06€ de CPC. Portanto, não é só por ser Agosto.
Já o Google AdWords, o mínimo que me está a render em CPC é agora 0,08€... Agosto... Já que nos restantes meses sobe até 0,25€ e a média é de 0,17€.
Tirando essa rede, houve outras que também foram aparecendo anuncios mas em quantidades pouco relevantes. Esta (Criteo) correspondia a uns 10% (agora não sei de cor) dos anuncios que apareciam. Depois são mais uns 2% de outras redes e o restante em Google AdWords. Resolvi então bloquear a Criteo e até agora tem aparecido quase só Google AdWords.
O CPC hoje voltou a subir : ) O CTR é que já desceu um bocadinho, mas acho que tem a ver mais com os conteúdos de hoje do que com as redes em si.
Mas para mim ninguém me tira da cabeça que o Google às vezes passa-nos a perna com coisas como:
- Mostrar anuncios de texto e imagem rende mais.
- Desbloquear todas as redes e categorias de anuncios rende mais.
- Mais anuncios/menos anuncios rende mais.
- Apresentar anuncios com base nos interesses do user rende mais.
Como dizem sempre, é preciso testar, testar, testar. Cada site é um site, cada caso é um caso.
: )