Olá Bruno, tudo bem?
Achei por bem comentar alguns assuntos que tocas, para entrar em debate e partilhar as minhas opiniões sobre os assuntos
A minha opinião é que deve apostar em todos os nichos de mercado, pois alguns já estão masi que saturados e não vale a pena tentar meter mais uma "brand" no mercado pois nada se vai ganhar.
Concordo em absoluto, tendo em conta que estamos a falar do mercado internacional mais propriamente o Norte Americano. Especialmente nesta fase, verifica-se que as empresas que além de apostar em novos nichos, os conseguem criar com relativo sucesso, se mantêm na vanguarda.
Parece-me no entanto que faltará pouco para o mercado se começar a consolidar na área do adulto.
Em algumas áreas no mercado internacional já se veem grandes players da industria, que ou por aquisições ou tecnologia, mas sobretudo com uma esmagadora capacidade financeira se começam a suplantar em relação aos restantes.
Embora a industria seja agressiva, dinâmica e bastante volátil (face a complicações próprias da sua natureza), facilmente se verifica que os "big-players" que surgiram de 96 a 2000 continua, online, e com mais força do que nunca!
O surgimento de inumeros players é natural com o advir recente do panorama open source que possibilitou que alguns pequenos players pudessem entrar nas áreas de conteudos e tecnologia, mas julgo já nao estarmos na fase tecnológica,, de destaque tecnologico, quem tem tecnologia, mas sim na fase em que tem capacidade para comunicar determinado produto seja através do enorme esforço de comunicação a nivel de promoters, keywords, anuncios, seja capacidade comercial para estabelecer parcerias com os big portais horizontais ou verticais nos principais mercados.
Discordo. Isto porque o "open source" sempre esteve disponível. Não é recente o conceito, e a grande maioria dos big-players estão a 100% sobre "open source". E sinceramente acredito que actualmente seja mais vantajoso em todos os aspectos. Podes ter razão numa coisa face à complexidade do sistema em si: a assistência. Mas felizmente há cada vez mais especialização na área e não acredito que seja um entrave para a sua implementação. A complexididade/falta de assistência "oficial" compensa a robustez e flexibilidade proporcionada pelo sistema em si em relação a outros.
Relativamente à tecnologia, dúvido que se alguém não inovar ou conseguir manter-se actualizado sobreviva por muito tempo. As tecnologias depressa ficam obsoletas. A tecnologia terá sempre um lugar de destaque neste mercado, sem dúvida alguma e continuam a ter um papel crítico no negócio.
O Marketting e a Tecnologia são dois pontos cruciais no mercado.
Quanto aos portais, julgo que embora seja um tráfego valioso, não é o único.
O mercado tem crescido exactamente por evitar esse campo, e não utiliza-lo.
Basta analisar os "big-players" para se verificar que não se concentram em comprar tráfego no yahoo, ou google ou outros, mas sim em programas de afiliados, campanhas de email, etc. etc.
Os portais estão bastante inflacionados em relação ao mercado adulto. Isto porque provavelmente querem manter os sites/negócios "limpos" da sexualidade.
Os portais podem ser um complemento, mas nunca foram o real sustento do mercado.
A maior parte do dinheiro gasta-se nesse esforço e ai é que começam a surgir os problemas para os mais pequeninos.
Do ASP , SQL e licenciamento elevado passou-se para linux, Mysql, php, linguagens baratas. Ai foi um passo para que começassem a surgir muitos cogumelos.
Mais uma vez afirmo que a tecnologia sempre teve disponível. Felizmente conheco de dentro alguns patrocinadores bem estabelecidos no mercado, e todos eles iniciaram o seu negócio com recurso a "open source" e continuam a utilizar essas mesmas tecnologias.
As grandes empresas que iniciaram o seu investimento estão também a apostar em "open source". Coincidencia?!
O pior é que de nada vale a pena ter o "melhor automovel", com o melhor "chassis", melhor "motor", melhor "tecnologia", se não lhe pudermos dar estrada para ela andar.
Resumindo e concluido, se nao tivermos capacidade de comunicação para nos degladiarmos com os grandes, entao nao vale a pena estar no mercado pois o mesmo durará pouco para nós.
Ora aqui está uma grande verdade! Uma analogia perfeito!
É sempre um prazer para mim debater ideias contigo!
Grande Abraço!