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Como lidar com actualizações do WordPress em sites para clientes?

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Nazgulled 
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Até hoje ainda só desenvolvi sites para clientes de raiz e nunca usando um CMS. Estou neste momento a conceber um em WordPress e tenho uma questão e gostava de algumas dicas especificas para quem já tem alguma experiência neste tipo de sites, com recurso a um CMS, mais propriamente, WordPress.

Como muitos o fazem, estou a usar um tema, neste caso pago, desenvolvido por terceiros. Além do tema, pode surgir a necessidade de usar também plugins, vai depende, obviamente, das necessidades do site/cliente.

A minha questão é relativamente às actualizações do WordPress. Qual é a atitude que tomam quando desenvolvem sites WordPress para clientes relativamente às actualizações?

Vocês mantêm o site de tempos a tempos? Para sempre ou com alguma data limite? Incluem isso no orçamento ou propõe isso à parte depois? Ou optam por ensinar o cliente a usar a administração do WordPress para ele próprio actualizar? E se surgir alguma incompatibilidade no tema/plugins e o site ficar desfigurado?

Quando são actualizações menores, em principio não há problema. O problema será, eventualmente, em revisões intermédias (como recentemente do 3.1 para o 3.2). E, obviamente, em revisões maiores, como futuramente quando sair o 4.0.

E no que toca a actualizações de plugins? Ensinam também o cliente ou se calhar, desabilitam a possibilidade de actualizar os mesmos? Ou seja, seguir a filosofia, "if ain't broken, don't fix it". Mas ao actualizar o WordPress, pode quebrar a compatibilidade de algum plugin...

Como lidam com isto tudo?

P.S: Este tópico era suposto ter outras questões mas dado que esta questão especifica ficou demasiado grande, é melhor ficar num tópico só para ele para não gerar demasiada confusão da discussão de várias questões.
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Vitor Teixeira 
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Eu costumo ensinar o cliente a usar o painel de administração do wordpress.
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Jóni Oliveira 
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Não é algo que faça todos os dias, mas ensino o cliente, mas como ele não está nisso todos os dias já sei que se vai esquecer. Por isso normalmente proponho horas de assistência/manutenção. O cliente adquire um número de horas, e sempre que necessita da minha intervenção desconto-as.
Mas também espero por respostas de alguém com mais experiência.
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GhostMaster 
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Eu costumo dar uma pequena formação, apenas se o cliente desejar é que poderei fazer a gestão da página e aí já ira incluir um numero de horas anuais para manter e actualizar a página.
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asturmas 
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Ensinar o cliente a actualizar pode dar problemas em actualizações maiores e depois tens o cliente a chorar ao pé de ti
O melhor é cobrar uma avença de manutenção do site...
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GhostMaster 
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Ensinar o cliente a actualizar pode dar problemas em actualizações maiores e depois tens o cliente a chorar ao pé de ti
O melhor é cobrar uma avença de manutenção do site...

Simples, eu além de ter os backups que faço manuais, instalo sempre um plugin que me faz um backup total mensalmente para o dropbox, qualquer coisa restauro o que estava, mas sim tens razão a maior parte dos clientes poderá danificar a página com as actualizações mal feitas.

È uma questão que talvez altere.
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asturmas 
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Simples, eu além de ter os backups que faço manuais, instalo sempre um plugin que me faz um backup total mensalmente para o dropbox, qualquer coisa restauro o que estava, mas sim tens razão a maior parte dos clientes poderá danificar a página com as actualizações mal feitas.

È uma questão que talvez altere.
Mas isso obriga-te a ter esse trabalho de restaurar o backup sem ganhares nada com isso pois se tentares cobrar o cliente responde "a culpa é sua você é que me disse para fazer isto"...
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GhostMaster 
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Mas isso obriga-te a ter esse trabalho de restaurar o backup sem ganhares nada com isso pois se tentares cobrar o cliente responde "a culpa é sua você é que me disse para fazer isto"...

Sim tens toda a razão asturmas, é algo a alterar.
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Nazgulled 
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Continuo com dúvidas sem saber o que fazer... Não queria entrar no caminho de propor horas de manutenção e cobrar por isso.

E isso de ensinar o cliente não me parece boa política pelas razões que expliquei no post original. Pode dar um monte de problemas, como o asturmas disse. E a culpa depois é sempre nossa...

A meu ver, acho que devo dar uma pequena formação ao cliente mas especificar bem que este só deve fazer actualizações de versões pequenas. Que o pode fazer em versões maiores mas neste caso está por sua conta e risco e sem direito a suporte gratuito da minha parte. Fica parte da questão resolvida assim.

Mas numa revisão maior do software, não convém o cliente tocar se não quiser correr riscos. Mas não sei bem o que decidir nesta situação. Não queria entrar no caminho de cobrar pela manutenção como disse, mas isso deixa-me com poucas alternativas.
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Carlos Gandra 
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Supostamente o Wordpress caminha para os "silent updates" como acontece actualmente no Google Chrome, embora a mim pessoalmente não me agrade essa situação. No entanto, significa que este problema que apresentas deixará de se verificar.

De qualquer forma, actualização e manutenção é um serviço e deve ser cobrado como tal a um cliente. Mesmo que demore 10 segundos, feito por uma pessoa que tem conhecimentos para actuar perante um problema e que se precavem com os backups necessários, é uma assistência profissional e uma segurança para o próprio cliente.