O que é necessário é que os sistemas de fóruns sejam inovadores e se adaptem aos novos tempos e ás necessidades dos utilizadores. Para formares uma comunidade tem de haver interacção, ligação entre as pessoas, coisas para fazer, ser útil e ser proveitoso.
Por isso é normal que, por exemplo, com as novidades na interacção entre as pessoas que o Facebook, o Twitter e até o Wordpress introduziram na web, os fóruns que ainda funcionam da mesma maneira que funcionavam há 5 ou mais anos atrás, se ressintam. Se tudo se moderniza, os fóruns têm de acompanhar essa evolução e satisfazer o que as pessoas procuram.
Também conta muito quem administra, quem modera, no fundo, todos os que fazem a gestão de um fórum. É difícil gerir um fórum com imensas pessoas, todos os dias, nunca deixando fugir o conceito de comunidade e, no fundo, deixar as pessoas satisfeitas. Há uns anos, mesmo sem grande jeito para gerir um fórum, ainda era possível fazer crescer uma comunidade (a durabilidade da mesma é outra questão). Hoje não acredito nisso, aliás, hoje um fórum que comece do zero tem mesmo de ser único e inovador em alguma coisa para ter uma oportunidade de ganhar o seu espaço. E os que já existem, mesmo que grandes, não podem "adormecer"

Como nunca é demais ler: