← Negócios Online

Problemas legais - Difamações e ameaças

Lida 6882 vezes

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vou aqui reportar uma situação que está a acontecer num dos meus blogs, mais concretamente com um blogger que escreve num site meu. Quero apenas partilhar a experiência, para com aqueles que possam passar pelo mesmo tipo de situação e para que saibam como devem agir.

(Isto está tudo a acontecer enquanto escrevo)

Ontem, um blogger que escreve num site meu, recebeu ameaças muito graves por e-mail. Estamos a falar de ameaças a ele, à sua pessoa, família, filhos, mulher, etc.

O blogger não esteve para menos, contactou-me, pois as ameaças eram claramente sobre os artigos de opinião que ele escreve no meu site. Perguntou-me de que maneira poderiam ter acesso ao seu mail, através do site, expliquei-lhe que era muito difícil (crackar um site, para enviar um mail ameaçador, não me parece), o mais provável, seria terem encontrado o seu mail em algum fórum ou blog, ou mesmo invadido o seu pc pessoal. Posto isto, o blogger foi directamente à pj apresentar queixa crime. Em menos de 24h a pessoa que fez as ameaças está identificada (um jovem de 17 anos) e o pai dele está neste momento a dirigir-se para Lisboa para vir reunir com a pj.

Ainda não sei mais pormenores, mas sei que o blogger não pretende retirar a queixa e o caso poderá ter repercussões mais graves do que pensei inicialmente.

Agradeço que se alguém tiver experiências semelhantes que as partilhe connosco. E pergunto qual a vossa opinião sobre a situação.

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1518 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 32
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

puf, em menos de 24h trataram de um assunto que se tivesses dito antes diria que não ia dar em nada. Parece que se andam a mexer mais rapido nestes casos e acho muito bem.

17 = a menor, que proporção podera dar?

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Muita gente nem se dá conta mas ameaças e difamações são crimes complicados e a partir dos 16 anos dá direito a cadastro. É complicado, por vezes pensam que se pode dizer tudo o que quisermos pela internet, pessoalmente, por mensagem etc etc, mas a verdade é que esses textos podem estragar a vida a uma pessoa, tanto de um lado como de outro.

JoaoCardoso: Com mais de 16 anos já pode ir a tribunal. O que aconselharia ao Nuno era contactar esse escritor que conhece e faze-lo ver que poderia falar com o respectivo rapaz e ver no que dá e depois retirar a queixa. Isto porque, na minha opinião, a queixa já lhe foi susto suficiente e se for para tribunal fica com cadastro caso de prove que foi ele (pelo vistos ja esta mais que provado) e pode estragar a vida do rapaz. Todos merecemos uma segunda oportunidade ;)

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1518 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 32
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Ainda a pessoas que pensam que a internet é uma brincadeira =)

Mas concordo com o Project, falar com o rapaz e ver a sua reação para ver se retira ou não a queixa seria bom...

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

puf, em menos de 24h trataram de um assunto que se tivesses dito antes diria que não ia dar em nada. Parece que se andam a mexer mais rapido nestes casos e acho muito bem.

17 = a menor, que proporção podera dar?

Obviamente era um Puto frustrado...

Porque uma pessoa realmente mal intencionada nao se deixaria apanhar assim...
Eles andam se a mexer mais rapido porque provavelmente o rapaz comentou com o IP normal dele e mandou mails do mail dele... Nem me admirava que tivesse sido descoberto pelo facebook usando o mail, tendo em conta a "educação online" que portugal tem

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3618 Gostos 14
Feedback +14

Troféus totais: 35
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu já tive algo do género..mas foi num fórum e envolveu uma empresa.
É muito importante pensar 2x antes de fazer algo na Internet.

epkde 
Membro
Mensagens 60 Gostos 0
Troféus totais: 22
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Nuno assim que tiveres novidades posta, fiquei curioso com o desfecho da história.

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3427 Gostos 391
Feedback +28

Troféus totais: 35
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu estou a 100% de acordo que hajam processos por difamação e ameaças, mesmo online sem saber quem está do outro lado.
Muitos de nós damos a cara pelas nossas atitudes (aqui no +t uma grande parte utiliza nome verdadeiro e ainda linka a contas de FB reais), as pessoas, especialmente essa gentinha tem de se habituar que a Internet não é aquele mundo onde podem fazer tudo o que querem.

Quanto à segunda oportunidade ao rapaz... eu daria consoante o que ele tenha feito...

Edit: Fiquei contente por saber a velocidade com que a PJ actuou nesta situação, nunca pensei que fosse tão rápido.

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pelo que parece o rapaz é reincidente, a mulher do blogger é advogada e pelos lados da pj estão muito contentes de o terem apanhado com provas.

Vai complicar...

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A segunda oportunidade serviria tambem como uma chapada sem mão. Um algo como: eu sou boa pessoa e não quero causar problemas como tu querias, para a proxima pensa bem no que estas a fazer e que te sirva de lição porque se isto fosse para a frente ias a tribunal, ficavas com cadastro e ainda poderias ter de pagar ou fazer serviço comunitário etc etc.

É uma boa atitude por parte da vitima. Claro que nós não sabemos da missa toda, se não for grave o que o rapaz tenha feito e se foi apenas o que foi aqui escrito.

EDIT para Nuno: Mesmo assim. Se não foi nada de grave, acho que o bom senso poderá resolver as coisas. Eu sentiria-me bem com isso e o rapaz aprendia com o susto. Somos racionais e todos cometemos erros, não é preciso criar um milhao de problemas a quem errou. Volto a dizer, digo isto se foi apenas isso e se ele mostrar algum nivel de arrependimento.

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A minha opinião sobre a situação é que estamos claramente perante uma situação de exagero, quer da parte do jovem inconsciente que fez as ameaças, quer da parte do visado que parece-me a mim se terá exaltado mais do que era suposto. Isto de acordo com a informação disponibilizada, não sabendo o teor da conversa nem a seriedade das ameaças é sempre difícil dar palpites, mas calculo que fossem apenas insultos e ameaças que infelizmente são muito comuns na Internet.

Eu pessoalmente já presenciei alguns casos destes, na maioria acontecem quando se aborda temáticas mais polémicas e são especialmente comuns em tudo o que seja websites de futebol. Mas até agora só vi um caso destes realmente sério que começou online e acabou nos tribunais, algo semelhante ao que referiste (não posso entrar em detalhes como é óbvio) mas com a diferença de que o visado conhecia pessoalmente o autor das ameaças e elas não se limitaram a serem online.

A Internet é relativamente tolerante, sejam bloggers ou utilizadores todos podem escrever praticamente o que quiserem, mas quando se passam para ameaças sérias, a conversa muda de figura.

Neste caso em particular, posso estar enganado, mas parece-me pouco grave especialmente tratando-se de um adolescente, quando se está naquelas idades há uma tendência natural para se fazer asneiras.

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Muita gente nem se dá conta mas ameaças e difamações são crimes complicados e a partir dos 16 anos dá direito a cadastro. É complicado, por vezes pensam que se pode dizer tudo o que quisermos pela internet, pessoalmente, por mensagem etc etc, mas a verdade é que esses textos podem estragar a vida a uma pessoa, tanto de um lado como de outro.

JoaoCardoso: Com mais de 16 anos já pode ir a tribunal. O que aconselharia ao Nuno era contactar esse escritor que conhece e faze-lo ver que poderia falar com o respectivo rapaz e ver no que dá e depois retirar a queixa. Isto porque, na minha opinião, a queixa já lhe foi susto suficiente e se for para tribunal fica com cadastro caso de prove que foi ele (pelo vistos ja esta mais que provado) e pode estragar a vida do rapaz. Todos merecemos uma segunda oportunidade ;)
Eu fui com 15.

Eu sou totalmente contra isso, acho que as pessoas sentem-se demasiado livres na Internet, e pensam que ao ameaçarem isto ou aquilo, nunca serão descoberto e que a Internet é muito grande. Deveria haver mais gente a recorrer as autoridades e passar noticias mais na televisão e jornais de pessoas que foram de certa forma advertidas pelos autoridades, nesse caso iria aumentar o medo nas pessoas praticantes desses actos e diminuir MUITO esse tipo de casos.

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Nem mais Jerson. Caso contrario qualquer dia agimos como paises de 3º mundo, que por qualquer coisa a sentença é morte. Somos racionais e queremos evoluir como civilização e por isso acho que a atitude do rapaz foi grave, mas que existem inumeros factores a ter em conta como a idade que devem ser tomados em conta, bem como os problemas graves que ele poderá ter pela vida fora por este pequeno problema que pode ser resolvido a bem.

HawK, não digo que que não, mas acho que tem de existir bom senso. Se vais sair para a rua e começas a apontar todas as pessoas que cometem erros, não tens mãos a medir. É preciso é que haja bom senso e que seja resolvido a bem e sem problemas.

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Também já fui ameaçado e difamado online por uma pessoa com idade para já ter algum juízo, que pelo que sei andou à minha procura em locais que frequento habitualmente. Apesar de nunca ter feito mal algum a essa pessoa, esta pelos vistos tem algo contra mim que não sei o que é e quer "acertar contas comigo". Felizmente sou uma pessoa bastante calma e não tenho ligado muito ao assunto.

PS: Essa pessoa frequenta normalmente este fórum e já não é a primeira vez que tenta denegrir a minha imagem pessoal ou "armar" confusão comigo, a minha reacção até agora tem sido simplesmente ignorar e penso que é o que tenho feito até agora. No entanto tenho perfeita noção de que se as proporções destas "ameaças" chegaram a um nível mais grave, terei que tomar medidas e farei como o "blogger" indicado no tópico, recorrendo às entidades competentes. Até lá posso ir juntando e guardando informação.

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Esta thread fez-me lembrar um assunto que li à já uns bons tempos num blog. O tema é cyberbullying.

http://www.bewebaware.ca/english/cyberbullying.html