Boas...
Esse negocio de video é complicado (pelo menos para mim), já algum tempo que estou estudando e tentando a aprender a fazer videos, queria algo simples, nada profissional, porem descobri que algo simples e com o minimo de qualidade exige uma certa complexidade, principalmente com relação ao audio.
Tentei varias webcams, a que consegui melhor resultado foi uma logitech c910 HD (1080) porem exige muita iluminação para a imagem sair boa, e o audio é mesmo mal.
Decidi comprar um camera um pouco melhor para filmar, para o meu espanto, recomendaram um camera fotográfica (EOS 5D) quando fui comprar o vendedor me convenceu a levar uma maquina mais barata (EOS 550D) e uma boa lente (24-70 L 2.
, apesar de sentir enganado fiquei muito contente com o resultado da lente (pelo menos para fotografia).
Agora para filmar começou outro drama, o audio (microfone interno) da 550D é horrivel, precisei de um microfone externo para conseguir bom audio, tambem tenho problema com iluminação (posso utilizar abertura 2.8, porem a profundidade de campo é minuscula (ou enorme, ainda não entendi bem esse conceito) isto é, a área de foco fica reduzida a centimetros, mas acredito que seja um problema meu, ainda não encontrei a melhor distancia entre eu e a maquina. Onde consigo o melhor focus é entre 5.6 e 11, mas ai já falta luz ou então compensar no ISO, mas fica granulado
.... outro ponto é que a 550D apenas filma com foco manual (e que descobri depois que a maioria da maquinas profissionais são de foco manual) o que faz todo o sentido e para mim não é problema, mas se pensa filmar algo com um pouco mais de ação, vai ter um pouco de trabalho.
Como não sei exatamente o que você pretende, e quais os teus padrões de qualidade, não sei se uma webcam resolveria o seu problema, agora se pensa em comprar uma máquina, posso adiantar que onde vai gastar menos dinheiro é mesmo na maquina, pois provavelmente vai precisar de tripe, kit de iluminação, audio auxiliar, e mais uma ou outra coisa que acaba por sair caro (digo isso por mim). E para trabalhar com Full HD precisei fazer um upgrade no computador
...
Mas apesar de tudo, o processo é bem divertido, acabei por descobrir que não tenho o menor talento para fazer filmes, que fico estranhamente feio nas gravações e que tenho voz de pato, e posso garantir que a minha esposa se diverte ainda mais ao ver o papel ridiculo que faço na frente da camera
Penso que deve evitar webcams, pelo que fica muito limitado, mesmo que num portatil, se quiser fazer algo diferente complica.