← SEO

Duas questões sobre SEO e Wordpress

Lida 2192 vezes

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ando às voltas com o meu blog para encontrar a melhor forma de o colocar em duas línguas, Português e Inglês. Estava aqui no entanto a tentar adapta certos parametros para cada língua mas estou com alguns problemas e pergunto-me se vale a pena este trabalho, talvez não, por isso é que vim aqui perguntar.

1) O que eu estava a tentar fazer era traduzir (para a versão Portuguesa) todos os slugs para links comuns, por exemplo: "blog.com/author/nome_autor" para "blog.com/autor/nome_autor". A ideia seria traduzir isto correctamente também para outros slugs como comments ou search. Ou seja, ficar com todos os links totalmente em Português. Mas isto está a dar mais trabalho que o que devia, consigo mudar a estrutura interna mas não a externa, isto é, o link em Português aponta correctamente para o destino mas visualmente o link no tema vai continuar em Inglês, o que não é lá muito bom.

Já perdi muito tempo com isto e ainda não arranjei solução e enquanto que alguns destes slugs seria fácil arranjar uma solução em cima do joelho, a certos slugs para o qual não é tão fácil.

A questão é, será que vale a pena, do ponto de vista de SEO, preocupar-me com isto e procurar ajuda com quem conhece o WP por dentro e me possa ajudar a construir um plugin que faça isto ou será que mais vale esquecer e preocupar-me com coisas mais importantes?

2) A língua por omissão do meu blog será em Português, Inglês será extra. Isto quer dizer que irei escrever mais em Português que Inglês. Para cada post, seja ele Português ou Inglês, não significa necessariamente que irá existir um post replicado na outra língua, pode haver como não haver. Portanto, o blog principal (Português) será acessível por blog.dominio.com enquanto que o Inglês será acessível por blog.dominio.com/en.

A minha questão aqui prende-se com o facto de uma das línguas ter /en no endereço enquanto que a outra não. Haverá algum problema a nível de SEO na minha situação?

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não sei se estás a usar este plugin, mas fica aqui a referência na mesma.
http://wordpress.org/extend/plugins/qtranslate/

Sobre o que perguntas, se te deves preocupar com isso? A resposta é não.

O author/nome_autor dá-te a lista de posts de um autor, assim como o search/, mas a urls estarem em inglês não é importante. No entanto, esse conteúdo é duplicado pois os posts já estão na url nomedosite.com/nome-do-post. O que precisas de te preocupar é usar o plugin all in one seo pack, ou o Platinum SEO Pack e activar a opção "canonical urls" para que ele identifique as urls dos artigos como as principais/originais de cada artigo.

Sobre  a segunda questão, se usares o plugin que te referi no início não terás problemas com isso. Desde que os títulos de cada artigo sejam diferentes e o seu conteúdo seja diferente.

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O que precisas de te preocupar é usar o plugin all in one seo pack, ou o Platinum SEO Pack e activar a opção "canonical urls" para que ele identifique as urls dos artigos como as principais/originais de cada artigo.
Não percebi bem a implicância que tem usar esse plugin e se realmente preciso dele para essa feature (canonical urls), posso precisar para outras mas agora não interessa.

Sobre  a segunda questão, se usares o plugin que te referi no início não terás problemas com isso. Desde que os títulos de cada artigo sejam diferentes e o seu conteúdo seja diferente.
Não estou a usar nenhum plugin, não gosto de nenhum dos que existe. Estou a usar a funcionalidade multisite. E os títulos serão sempre diferentes pois são em línguas diferentes, assim como os posts. O conteúdo, teoricamente, é o mesmo (só para alguns posts, como disse, posso ter um post A em PT e não o ter em EN, mas como ter um post B em EN e não em PT, ou um post C em PT e EN, depende), mas em línguas diferentes.

Nuno 
Administrador
Feedback +2

100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Naz, se queres usar os plugins ou não é uma opção tua. No entanto, é só instala-los que em 30 segundos, ficavas com o site optimizado e os problemas que colocas resolvidos...

No entanto, se não queres usar plugin, vou tentar explicar a importância de definir as urls canonicals, podes fazê-lo manualmente no loop dos posts. Ao definir os artigos com urls canonicals deixas de ter um problema que tens no wordpress e em outros cms (a tag canonical foi introduzida no search mesmo por causa dos cms) que é o de listar os artigos em várias urls. Quando colocas um artigo, tens a url do artigo e por defeito esse artigo vai estar em várias urls.

Na do autor - author/author_name
Na da categoria - url.com/category
Na das tags - url.com/tag
Na homepage - url.com
etc... Dependendo da configuração.

Ou seja, isto cria conteúdo duplicado no teu site que é um dos problemas mais graves em termos de optimização onsite.

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0

Naz, se queres usar os plugins ou não é uma opção tua. No entanto, é só instala-los que em 30 segundos, ficavas com o site optimizado e os problemas que colocas resolvidos...
Ou se calhar não porque nenhum dos plugins existentes faz o que eu quero. E eu não coloquei problemas nenhuns, coloquei dúvidas sobre certas opções terem ou não impacto a nível de SEO, porque simplesmente não tenho grandes conhecimentos na área.

Sendo que a minha primeira dúvida já ficou esclarecida pois não tinha qualquer conhecimento desse problema (estar a traduzir os slugs para ter os links todos totalmente em PT só iria piorar pelos vistos e não traz qualquer vantagem, right?), a minha segunda dúvida também me parece já respondida. O site PT está na raiz, o site EN esta num sub-directório, como são línguas diferentes, o conteúdo em si será sempre diferente, apesar de se referir exactamente à mesma coisa (em certos posts, não em todos como já disse).

No fundo, apesar de eu ter um post intitulado "artigo-sobre-qualquer-cena" na categoria "cenas" e depois outro post intitulado "article-about-whatever" na categoria "stuff" (mas no blog /en) eu quero que eles funcionem independentes, como se fossem dois blogs. Apesar do post ser no fundo o mesmo, um é para os visitantes PT e o outro para os EN. A probabilidade destes links competirem entre si no Google é remota porque a língua e nomeadamente as keywords e tudo mais vão ser diferentes. Alguém que procure por "cenas" no Google encontra o post em PT mas não vai encontrar o EN porque essa palavra nem existe lá. Falam do mesmo, mas é como se fossem dois artigos diferentes.

No entanto, se não queres usar plugin, vou tentar explicar a importância de definir as urls canonicals, podes fazê-lo manualmente no loop dos posts. Ao definir os artigos com urls canonicals deixas de ter um problema que tens no wordpress e em outros cms (a tag canonical foi introduzida no search mesmo por causa dos cms) que é o de listar os artigos em várias urls. Quando colocas um artigo, tens a url do artigo e por defeito esse artigo vai estar em várias urls.

Na do autor - author/author_name
Na da categoria - url.com/category
Na das tags - url.com/tag
Na homepage - url.com
etc... Dependendo da configuração.

Ou seja, isto cria conteúdo duplicado no teu site que é um dos problemas mais graves em termos de optimização onsite.
Não tinha qualquer conhecimento sobre tal problema, como tenho dito, SEO não é a minha especialização. Mas a minha questão prendia-se mais ao facto do que raio eram "canonical urls" e porque deveria usar tal opção.

Ok, já percebi que um determinado artigo vai aparecer na página do autor, na categoria, tags, etc... Mas o que é que esse plugin (activando a respectiva feature) vai fazer mesmo? Já tentei procurar e ler mais sobre essa feature do plugin mas não encontro grande informação. O artigo vai deixar de aparecer na categoria, tags, etc? Ou é feita outra coisa mais simples?

Nuno 
Administrador
Feedback +2

Não, o plugin simplesmente vai colocar a tag canoncial na página orignal do artigo, e identificar que é esse o conteúdo original que deve ser indexado e não outro.

Vai colocar isto no header de cada artigo
<link rel="canonical" href="http://www.url.com/titulo-do-artigo" />

Aqui está muito bem explicado:
http://googlewebmastercentral.blogspot.com/2009/02/specify-your-canonical.html

PS: Esquece quando referi que podias fazê-lo manualmente pelo loop dos artigos. Pois é mesmo no header e não no loop.

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0

Got it. Vou dar uma vista de olhos a esse artigo.

Obrigado.