Nuno olha aí:
O Universo dos motores de busca anda em polvorosa, tudo devido ao artigo publicado ontem pelo Danny Sullivan no qual ele basicamente revela que o pessoal da Bing é adepto do chamado "copianço". Seguiram-se as reacções no Twitter bem como num grande número de blogs e finalmente o frente-a-frente protagonizado por Matt Cutts (Google) e Harry Shum (Bing) no Big Think's Farsight 2011. Apesar de restarem poucas dúvidas de que de facto os "bingueiros" copiaram e não esquecendo que o utilizador comum está-se nas tintas para estas polémicas, continua a pairar no ar uma questão: Será este o melhor caminho a seguir?
A razão pelo qual coloco esta questão é muito simples, ela serve tanto para a Google e para a Microsoft. Vamos começar por falar sobre este caso em particular, o que aconteceu foi simples e começou com uma palavra estranha, "tarsorrhaphy" que é o nome de um procedimento cirúrgico realizado às pálpebras. Ora no Verão do ano passado eles estavam a investigar os resultados de "torsorophy", na altura o Google dava a sugestão correcta de "tarsorrhaphy" e apresentava os resultados correctos para essa pesquisa, enquanto o Bing não apresentava absolutamente nada. Mas passado algum tempo e de forma "mágica", o Bing começou a apresentar o primeiro resultado que o Google apresentava, mas não a correcção. A Google naturalmente questionou-se sobre como eles podiam fazê-lo sem apresentar a tal correcção para a palavra correcta que é "tarsorrhaphy. Como já devem ter percebido eu estou a simplificar isto de forma a que qualquer pessoa consiga perceber o que se passou, aqui ficam as imagens onde se pode perceber melhor:
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Imediatamente o pessoal da Google suspeitou de algum tipo de copianço então prosseguiu a criar algumas queries artificiais de forma a conseguirem compreender se de facto estavam a ser copiados ou não. Aqui fica um dos exemplos "hiybbprqag"
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Se visitarem o artigo encontram todos os exemplos e parece ser quase demasiado óbvio que de facto existiu uma cópia. O que aconteceu é que os utilizadores do "desgraçado" Internet Explorer enviam informação ao Bing sobre o que estão a fazer no Google e logicamente essa informação foi utilizada para melhorar os resultados de algumas pesquisas. Por sua vez o Harry Shum da Bing respondeu no Blog e no Big Think's Farsight 2011 dizendo que "eles apenas utilizam os dados disponibilizados pelos utilizadores para melhorar o seu algoritmo tal como faz a Google". A resposta foi tudo menos convincente, ficou claro pelos testes da Google que eles copiaram e pior do que isso, seguramente muitos utilizadores do IE (para aí uns 6 hehehe, é triste mas são bem mais) participaram na brincadeira sem sequer terem conhecimento disso. Mas enfim, nada disto é novidade e não vale a pena estar aqui a voltar ao passado para criar mais polémica.
O "copianço" é mais fácil, todos sabemos isso e o pessoal da Bing simplesmente escolheu o caminho mais fácil, agora cada um decide se isso foi uma boa ou má ideia.
No Big Think's Farsight 2011 a discussão foi bastante interessante, mas eu diria que não tão produtiva como se esperava muito por força da tal rivalidade Google Vs. Bing De um lado o Matt Cutts (que diga-se de passagem foi a personificação da calma e portou-se lindamente na representação de um líder de mercado) acusava o Bing de utilizar informação da Google para melhorar os seus resultados de busca, enquanto do outro Shum afirmava que a Google "incentiva spammers" através do seu programa Adsense e fazia milhões com isso. Um género de: "Nós fizemos mal mas vocês fazem pior" numa discussão onde não se chegou propriamente a lado nenhum. À parte de toda a polémica esteve o Rich Skrenta da Blekko, que ouviu com atenção os concorrentes e defendeu que o "factor humano" é tão fundamental nos motores de busca como os algoritmos.
As grandes empresas infelizmente nem sempre jogam limpo e neste caso específico alguém foi apanhado a copiar. Apesar de não se tratar de uma situação grave, pode-se compreender a irritação de alguns funcionários da Google que "dão o litro" todos os dias e não gostam de ver o seu trabalho ser copiado. É inegável que tanto a Google como a Bing têm um enorme trabalho pela frente, para nós webmasters a competição é sempre interessada e até gostaríamos que aparecessem mais players no mercado. Se o "combate" começasse agora eu diria que a Google ganhou o primeiro round, mas como acredito que ainda estamos longe de entrar no "ringue" pode-se dizer que por agora ganhou na troca de palavras e apanhou o seu concorrente a copiar. Resta saber o que vai fazer o Bing a seguir...
Fight!