Humm, existem vários diretórios de blogs certo?! O fazer PING significa informar esses directorios que colocaste um post novo, isso vai-te ajudar de duas formas:
1º facilita a indexação do teu blog aos motores de busca sem teres de ser tu a fazê-lo e isso também vai ajudar no teu futuro PageRank.
2º informa um grande numero de surfer's que estão nesses directorios que tens informação nova no teu site.
No post do Fpware tens lá uma lista de Links que tem esse serviço de PING e sei que há à venda um programa que faz automaticamente, e também existe maneira de fazer no blogsome autimaticamente, acho que se usares o método do blogsome no wordpress te safas bem!
Eu só uso free blogs, porque ainda não sei criar os templates para blogs independentes tipo cute news e wordpress, mas está nos meus planos.
Se a tua duvida é como fazer PING manualmente é só ires a um dos links que estão no post do FpWare, colocar lá toda a informação sobre o teu blog e voilá.
Espero ter explicado bem, é assim que eu acho que é, se não for alguém nos ajude.
