Entre 30% a 50% do total das vendas, menos as comissões dos gateways. A proposta "standard" são os 50%.
Bater o Groupon é um cenário complicadíssimo eles são extremamente bons no que fazem (ninguém é referência por acaso). Como o Stromberg referiu têm uma equipa comercial extremamente boa e acompanham o processo desde a concepção da campanha, até a uma projecção de vendas, ...
Já existem bastantes alternativas cá em Portugal. É um daqueles negócios (tal como os leilões ao segundo) que parece simples de implementar, de tal forma que passados uns meses os sites do género são às dezenas.
Se fores aos EUA, já existem empresas que vendem scripts para o efeito "em série". Cá em Portugal conheço pelo menos 3 outras empresas que já entraram no mesmo mercado, exactamente com o mesmo modelo de negócio (não me parece que alguma vez cheguem aos calcanhares do Groupon).
O sistema tem tanto potencial que o problema nos EUA é que os comerciantes estão com dificuldade em dar resposta ao volume de negócio absurdo que o Groupon lhes gera. Ainda à umas semanas estive a ler o "furo" que foi uma campanha para uma empresa de aulas de pilotagem de helicópteros (é assim que se diz?). Fizeram um Groupon de uma primeira aula por $70 - o PVP era de cerca de $250. Esperavam 200 inscrições e uma taxa de retenção de 1%/2%.
No final da campanha tinham 700 leads por um preço que nem pagava o valor do combustível\desgaste do helicóptero (as horas dos professores foram eles proactivamente que se ofereceram para tentar ajudar a empresa). Quando diziam às pessoas que para terem a segunda aula, tinham de pagar $250, ninguém tinha (obviamente) interesse.
Do meu ponto de vista é um mecanismo excelente de promoção de serviços (onde o custo da campanha se resume praticamente a horas de trabalho), ou a produtos "de massa" (restaurantes, bares, ...) e cujo valor sem a promoção não seja estupidamente elevado. Mas isto já são dissertações minhas.
Mas sem dúvida que é um modelo de negócio genial de tão simples e evidente que é.