← Desenvolvimento

D-E-V-E-M os (Web) Designers saber programar?

Lida 5671 vezes

Offline

Katiero Porto 
Membro
Mensagens 85 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Eu já disse a minha opinião logo acima, só vou complementar com um fato que lembrei!

Conheço designers gráficos, que estavam acostumados a criar ilustrações e desenhos de forma livre para folders e cartazes, até mesmo outdoors, ai era um trabalho bastante artístico sem muitas necessidades afinal é apenas uma arte. Quando estes começaram a querer trabalhar com web também, fazendo layouts para sites, até faziam coisas bonitas, mas sem qualquer padrão de usabilidade e de arquitetura de informação. Os elementos de um site não podem ser jogados ao vento apenas porque o designer acha bonitinho ser desta maneira, eles devem ter posições estratégicas para a leitura e navegação.

Quem nunca entrou em sites, principalmente em Flash, que são bonitos e cheios de efeitos, mas você fica 10 minutos pensando onde vai clicar, onde está o menu, onde estão os links, etc. Isso é usabilidade e é horrível.

Por isso que eu acredito que o web designer deve saber xHTML-CSS. Agora se vai querer aprender programação, é outra profissão, ele pode, afinal existem muitas pessoas no "mundo real" que tem duas profissões, eu mesmo conheço um médico que também é advogado, e dai? Cada um aprende o que quer, o fato aqui é que as empresas não PODEM e não DEVEM exigir dos web designers que estes programem, estão sendo abusivas, a não ser é claro, que paguem dobrado.
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

São funções diferentes. Se pedisses a um ilustrador para te criar um site, aposto que não sabe nada de usabilidade, white-space, e conhecimentos básicos de tipografia na Internet. ;)

Um designer cria algo que irá ter uma função/interactividade, cria soluções para um problema.

Um ilustrador apenas ilustra. Trabalho gráfico basicamente.

Eu concordo com o Pedro. Um gajo que desenha sites e não os sabes codificar em HTML/CSS não pode ter o "web" atrás do designer.

De resto, designer ou ilustrador, no conceito que estão a discutir, vai dar quase ao mesmo.

E que eu conheça, não existem génios da programação que são génios no web design.
Ricardo Amaral, muito prazer, em que lhe posso ser útil?  :lol:

Agora mais a sério, não sou nenhum génio, longe disse... Mas o meu interesse por web design/web development e programação, é igual. Não consigo dizer aquilo que gosto mais nem aquilo que tenho mais conhecimentos, diria mesmo que é igual.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Esta é uma problemática que vem a ser discutida mundialmente no que se refere a equipas mutidisciplinares.

Da minha experiência, sou programador, e trabalho com diversos designers e agências de todo o país, e por vezes surgem problemas na interacção design e programação. Isto porque a maioria dos designers são formados para o "Print" e não estão devidamente preparados para a multimédia ou para a chamada new media e acabam por conceber coisas que ficam bem no "papel" mas são por vezes impossíveis de transpor para a web.

Não digo que os designers devam saber programar, mas devem ter bons conhecimentos das tecnologias como o HTML, JavaScript, Flash, etc. Tal como o programador deve ter alguns conhecimentos básicos de design. Também o director de marketing, o financeiro e o director de projecto devem ter conhecimento de todas as disciplinas envolvidas na equipa.

Resumindo, cada membro da equipa deverá ter conhecimentos básicos de todas as disciplinas, e isto não se aplica só à web, mas a quase todos os sectores de actividade e equipas multidisciplinares.