Volta e meia a minha receita AdSense tem uma queda mesmo do tipo "catrapum" de um dia para o outro.
Por exemplo, até há pouco tempo tinha receitas na ordem dos 8 a 10 EUR por dia (num site de tráfego 96% português).
No início desta semana deu um "catrapum" para 2 a 3 EUR e, nos dois últimos dias foi de respectivamente 0,10 EUR e 0,43 EUR. O CTR caiu cerca de 50%.
Primeira hipótese: Será que por esta altura do Verão os anunciantes suspendem ou deixam de colocar publicidade fresca no AdWords? Se assim, for, isso faz sentido que os utilizadores, ao ver a mesma "velha" publicidade, não cliquem nos anúncios... mas será isso uma explicação válida?
A queda em 50% do CTR justifica parte da perda de receita, mas a alteração de tráfego no site não justifica o resto da queda, pois embora tenha baixado (a malta está na praia!), não deu um tombo assim tão grande...
Segunda hipótese: Se a primeira hipótese for verdadeira, então agora começam a surgir no AdSense anúncios cujo PPC no leilão AdWords é mais baixo.
Qual é a vossa experiência? Existe sazonalidade no AdSense?
Relembro que estou a falar de AdSense em sites de tráfego PT... este raciocínio perde validade para tráfego internacional.