← Projectos

Tosta Mista

Lida 7119 vezes

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

TOSTA MISTA
http://tostamista.net

A Tosta Mista é uma página pessoal que desde Setembro de 2009 tem vindo a ser actualizada regularmente com conteúdos dedicados a Cinema, Música, Videojogos e outras variantes ligadas a estas três áreas em específico.

Além de contar com críticas a filmes, álbuns e videojogos, existem também várias rubricas que percorrem estes três temas. Para o cinema existe o Curtas & Boas, dedicada à divulgação de curtas metragens, e a Sala de Cinema, um espaço de divulgação das últimas apresentações de obras da sétima arte. Para a música existe a Jukebox, que de tempos a tempos divulga um videoclip de uma qualquer banda, e também o On The Mix, onde um grupo de músicas são lançadas para criar uma compilação à volta de um determinado tema. Por fim, os videojogos têm também direito a uma rubrica, a Indie Play, espaço esse dedicado à publicação de videojogos independentes, gratuitos, que divertem facilmente o leitor.

De tempos a tempos surgem alguns artigos relacionados a banda desenhada e televisão, duas áreas que cada vez têm ganho mais interesse da minha parte.

Existe uma outra rubrica intitulada de Querido Diário, onde eu discuto determinado assunto com um diário fictício, não só permitindo falar de outras coisas que não estejam inseridas dentro dos temas expostos pela Tosta Mista mas dando alguma diversidade à página.

Com o passar do tempo vim a constatar que muitos leitores vinham parar à minha página porque estavam a procurar em motores de busca receitas de tostas mistas, algo que não me lembrei na altura de criar um nome para a página. :lol: Decidi assim satisfazer o desejo dos leitores que erradamente vinham à Tosta Mista procurar por receitas e criei um espaço próprio para a divulgação de receitas de tostas mistas (que nem há assim tantas mas sempre dá aos leitores aquilo que foram procurar e quem sabe não fiquem até interessados no resto dos conteúdos).

Aquilo que me levou a criar a Tosta Mista foi o desejo que tinha em partilhar a minha opinião, e como de momento não tinha nenhum projecto em mãos onde pudesse partilhar aquilo que penso (já que a Red Carpet, outro projecto que havia criado, tinha terminado e durou um ano e pouco), decidi avançar com uma página pessoal, mais modesta mas que espelhasse melhor quem sou.

No início o visual não era aquele que agora podem visualizar. Numa primeira fase, a página era suportada por uma secção superior com os principais destaques da Tosta Mista, ilustrada com imagens que ocupavam a largura total que havia definido para o layout e só mais abaixo surgia uma listagem de todos os conteúdos que ia escrevendo. Não só isso dava mais algum trabalho para cada conteúdo que escrevia como também não dava destaque suficiente aos outros conteúdos. Tentei reduzir a secção de destaque partilhando o espaço com uma lista dos últimos conteúdos (como podem ver na imagem abaixo), mas mesmo assim não era suficiente. Pensei que a melhor opção seria então partir para um visual mais simples, que não trouxesse tanto trabalho para a criação de um qualquer conteúdo e que desse a mesma importância a todos os conteúdos. E o resultado é o que actualmente podem ver em http://tostamista.net

A Tosta Mista tem como suporte o Wordpress, ferramenta de eleição que já uso há alguns anos em praticamente tudo o que lanço no formato online. A página conta com uma média de 1000 visitas mensais e para quem deseje acompanhar mais facilmente o que vai acontecendo na página, pode tornar-se fã da página no facebook da Tosta Mista. Existe também o RSS para os leitores que não usem o Facebook ou que preferiam acompanhar os novos conteúdos noutro formato.

Quem deseje deixar um comentário nos conteúdos que vou escrevendo também é bastante fácil, já que não precisa de qualquer registo para escrever um comentário, bastando escrever um nome e endereço de email (que não é divulgado) ou então pode usar uma conta do Facebook ou do Twitter para comentar (entre outros). Se quiser partilhar algo que tenha escrito, também é bastante fácil, bastando para isso clicar num dos botões que se encontram no final de cada conteúdo, seja do Facebook, Twitter, Buzz ou até para o email.

Penso que seja tudo o que há a saber por agora :) Dúvidas, sugestões, críticas construtivas, tudo é bem vindo  :grin:

TOSTA MISTA
http://tostamista.net

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Olá, marco.

Gostei bastante do teu site. Apesar do conceito já estar extremamente saturado, achei que conseguiste apresentar e interligar os diversos elementos de uma forma um pouco mais original do que o comum, pelo que, acho que até ficou bastante bom. O nome também é giro, e tem bom potencial como marca.

Mas continuo a achar que já há demasiada oferta nesta área, e quem pretende iniciar um website devia ponderar outro género de projecto. E o mesmo se aplica a sites sobre tecnologia e sobre como ganhar dinheiro.

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Primeiro de tudo, obrigado pelo comentário  :grin:

Mas agora ao que interessa :)

Sim sei que o conceito já está extremamente saturado, até na altura que criei a página (algures no Verão passado e depois lançada em Setembro) já estava saturado, mas a ideia era ter um espaço onde pudesse partilhar a minha opinião sobre aquilo que gosto (cinema, música, videojogos, banda desenhada, entre outros) daí que poderia ter pensado numa página com menos oferta, mas também seria uma página com menos participação minha não só a nível de quantidade como de qualidade. Mas fico contente por teres achado que consegui dar um pequeno toque de originalidade aos temas  :grin:

Compreendo que se deva procurar uma área onde exista menos oferta, mas acima de tudo acho que se deve fazer aquilo que gostamos, pois se fizermos isso bem mais vale fazer algo saturado e bom do que original e mau ;) E neste caso, tendo em conta que é uma página pessoal, única e exclusivamente mantida por mim, era mais seguro, e melhor para mim, criar algo dentro da minha área de interesses e que pudesse ser uma montra para o meu "trabalho", tendo em conta que acabei licenciatura em jornalismo e preparo-me para começar a tirar outra em Cinema  :-P

Mas mais uma vez, muito obrigado pelo comentário (e que venham mais, bons ou maus, adoro ler o que têm a dizer sobre a página :grin: )

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Este theme foi feito por ti?

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Bem vindo ao +tráfego. Gostei do projecto, só acho que te falta um plugin de SEO para o wordpress. Talvez o "All in one SEO".

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0

Este theme foi feito por ti?
Este tema só foi alterado por mim, o outro que mostrei é que foi criado por mim de raiz. O actual é o The Morning After, como disse, com as devidas alterações :) A ideia era criar algo simples, directo ao assunto, que poupasse tempo e que facilitasse a vida ao leitor (tem tudo o que é preciso à distância de um clique). Ainda comecei eu por desenhar algo mas como já conhecia o The Morning After e gostava bastante do tema, decidi usa-lo.

Bem vindo ao +tráfego. Gostei do projecto, só acho que te falta um plugin de SEO para o wordpress. Talvez o "All in one SEO".
Obrigado :D E o SEO, realmente não tenho isso. Já usei noutros tempos numa outra página mas não cheguei a usar neste, a ver se instalo o plugin :) Obrigado pelo conselho.

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 30
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Parabéns pelo site :)

Só uma dica: Em vez de utilizares imagens grandes e depois redimensionares com o html, recorta-a e assim a página fica mais leve :)

Exemplo: http://i977.photobucket.com/albums/ae257/tostamista/musica/miikesnow.jpg

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0

Já estive a instalar o plugin recomendado ;) Obrigado

Parabéns pelo site :)

Só uma dica: Em vez de utilizares imagens grandes e depois redimensionares com o html, recorta-a e assim a página fica mais leve :)

Exemplo: http://i977.photobucket.com/albums/ae257/tostamista/musica/miikesnow.jpg

Sim, algumas imagens costumam ser consideravelmente grandes, essa por acaso nem é das maiores, a ver se passo a criar imagens mais pequenas para não tornar a página tão pesada ;) Eu só as uso assim porque basta colocar directamente o endereço e a página faz o redimensionamento e porque tenho um plugin para que o leitor veja a imagem maior sem sair da página, mas se eu redimensionar antes continua a ser possível fazer isso, portanto não há problema :)

Obrigado pelo conselho  :)

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Agora andava a ver, e a grande falha deste site é mesmo o nome. O nome até é bastante bom, mas já há vários domínios registados com um nome igual.

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0

Agora andava a ver, e a grande falha deste site é mesmo o nome. O nome até é bastante bom, mas já há vários domínios registados com um nome igual.
Sim, depois de o ter criado lembrei-me que podia depois existir confusão com o endereço. O meu é tostamista.net, depois há o tostamista.com, e depois há outros que além de não terem isso no endereço, têm no nome. Podia ter entrado em contacto com a empresa trato do domínio (e alojamento, a WEBLX, que já agora recomendo!) e antes de o criarem tinha pensado melhor, mas também as outras páginas, na altura, não tinham actividade recente, estavam "mortos", por isso deixei seguir.

Acredito que o importante seja o conteúdo, além de que isso pode trazer confusão para pesquisas e afins (mas se numa pesquisa por "receita tosta mista" vai tudo dar ao meu site, não me parece que o grande problema seja existirem outros sites com esse nome mas sim existirem receitas para tostas mistas :P)

custodio 
Membro
Mensagens 421 Gostos 6
Feedback +8

Troféus totais: 27
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Olá Marco

Gostei bastante do teu blog. Encaro-o como um cantinho pessoal por isso não acho nada que seja um "conceito saturado", até porque, tenho quase a certeza, a tua intenção não é ficar rico com ele.
Acima de tudo, parabéns pela forma como escreves e pelo grande sentido de humor que revelas ao fazê-lo.

JC

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0

Olá Marco

Gostei bastante do teu blog. Encaro-o como um cantinho pessoal por isso não acho nada que seja um "conceito saturado", até porque, tenho quase a certeza, a tua intenção não é ficar rico com ele.
Acima de tudo, parabéns pela forma como escreves e pelo grande sentido de humor que revelas ao fazê-lo.

JC
Obrigado pelas palavras custodio  :grin:

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0

Fiz algumas alterações mínimas à página. Mudei as imagens do cabeçalho, para não parecer que era uma página dedicada ao Habbo lol e adicionei na zona lateral um espaço para os últimos comentários na página :)

http://www.tostamista.net/

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Comecei neste mundo por causa do Habbo :)

marcoapaulo 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0

Comecei neste mundo por causa do Habbo :)
Por acaso, nunca fui ao Habbo, conheço-o mas nunca usei (daí ter começado a pensar porque razão teria escolhido aquelas imagens para o cabeçalho :P assim alterei para imagens de distribuição gratuita que encontrei no http://www.sxc.hu/ :) )