Deixa ver se entendi o processo:
1- Tens o ficheiro 14.05.2010.xls com dados inseridos
2- No dia 15.05.2010 queres que o excel crie automaticamente o ficheiro 15.05.2010.xls e copie alguns dados do ficheiro anterior para o novo ficheiro
Já consegues:
- Copiar os dados para um novo ficheiro automaticamente
Não consegues:
- Criar o novo ficheiro automaticamente e com o nome correcto
---
Acertei?
Se sim, então acho que precisas mesmo de explorar as macro do excel. Fiz aqui uma macro de teste e consigo fazer isso. O problema é que sempre que activo a macro, o excel abre o ficheiro 14.05.2010.xls, copia as células, cola num novo ficheiro e grava-o como 15.05.2010.xls.
Ou seja, não serve para os dias seguintes

Mas quase de certeza que dá para fazer com as macros do excel. Google it!

Se não der (o que eu duvido) necessitas de uma ferramenta externa para criar macros.
Uma macro é um conjunto de operações ordenadas e que são repetidas após a macro ser activada. É semelhante às actions no photoshop.
Essas operações podem incluir variáveis. Neste caso procuras uma forma de incluir duas variáveis: nome do ficheiro fonte dos dados a copiar, e nome do ficheiro a gravar.
Começa por gravar uma macro de teste em Ferramentas >> Macros >> Gravar Macros
e depois googla por:
excel macros beginner
excel macros variables
create file excel macros
save file excel macros
e seguramente ficarás com uma ideia das potencialidades.