← Arquivo

Do nicho ao sucesso

Lida 3231 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Antes de mais gostaria de me apresentar naquele que é o meu primeiro artigo oficial a ser escrito para a comunidade do Mais Tráfego. O meu nome é Diogo Pinto, tenho 17 anos (a contribuir para as despesas desde os 15 anos), sou do Porto, e sou um webmaster que vê na internet um futuro e uma paixão. Além de utilizar imensos serviços que esta dispõe e de participar em imensas comunidades, gosto de utilizar a internet a meu favor: um dinheiro extra nunca fez mal a ninguém. No entanto, como gosto também criar amizades e partilhar informação, resolvi juntar-me a esta iniciativa e começar a criar conteúdo com a minha experiência. Sendo assim, aqui têm o meu primeiro artigo, que espero que gostem. Ah, se quiserem, pode seguir-me no twitter [@diogogpinto] para se manterem actualizados/colocarem as vossas questões.

INTRODUÇÃO

Esta odisseia pelos nichos que se segue é mais adequada àqueles com paixão pelo webmastering que procuram criar um site ou um blog com conteúdo informativo.

Reflecte a minha experiência e um pouco da minha opinião pessoal.

O QUE É UM NICHO

Um nicho de mercado não é aquilo que muitos bloggers que ensinam a ganhar dinheiro vos dizem que é: não vos vai fazer enriquecer. O nicho por si só não funciona. Se lêem este artigo com vontade de procurar informação sobre como encontrar um nicho milionário, vão apanhar uma desilusão. Não é isso que pretendo: pretendo dar-vos a conhecer o vosso nicho de mercado, onde devem actuar e aplicar o vosso tempo.

Mais teoricamente, um nicho é um segmento de mercado muito ou pouco restrito que aborda um determinado assunto, muito ou pouco pesquisado. Mas suponho que a prática seja mais interessante.

1 - SITES RELEVANTES E GENERALISTAS

A partir daqui, até ao ponto dois, forneço uma maneira de encontrares um nicho que se adequa a ti se pretendes desenvolver um site para manter a longo prazo.

O TEU NICHO

Como já disse anteriormente não existe um nicho milionário. Depende de ti conseguir atingir o sucesso. O que leva as pessoas a não conseguirem atingir o sucesso é, geralmente, a desistência. Muitos desistem de lutar e baixam os braços por não conseguirem ganhar dinheiro com o seu website, ou por não atingirem as visitas que esperavam. Mas, por experiência própria, a vontade de desistir apaga-se quando escrevemos sobre algo que gostamos. Já diz o provérbio, "quem corre por gosto, não cansa".

Então é nisso que te vou ajudar neste passo: o tão importante brain storming, que te ajudará a atingir um nicho confortável o suficiente para que não desistas facilmente… e que te encaminhe para o sucesso.

BRAINSTORMING

1 - Se eu gosto de escrever sobre bicicletas, porque hei-de escrever sobre Star Wars?
2 - O google dita grande parte dos rendimentos dos bloggers portugueses, mas não dependemos 100% dele.
3 - Não sou desistente.

Estas são as premissas que precisamos de entender antes de nos iniciar na busca de um nicho. Analisando-os numa ordem inversa, qualquer pessoa devia chegar à seguinte conclusão:

«Se eu não sou desistente, não dependo do google e gosto de bicicletas, porque não hei de escrever sobre bicicletas?»

Analisando as premissas uma a uma:

1 - Se vamos explorar um assunto, convém ser um assunto que gostemos. Nada de micro nichos assustadores dos quais nunca ouvimos falar, nem de coisas que não entendemos. Se eu não sou médico, para que vou dar conselhos de saúde? No entanto, gosto de webmastering. Porque não exploro este mercado, com paixão?
2 - Uma tendência que os webmasters mais experientes observam é a dos iniciados irem a uma ferramenta muito conhecida, o Google Webmaster Tools, e gastar horas a procurar por um nicho que pague bem, tenha muitas pesquisas e pouca concorrência. O meu conselho, não o façam: para começar, se esses nichos existem e vocês não tinham pensado neles, se calhar nem sabiam o que significavam. Sendo assim o vosso conhecimento é limitado, o que leva a mau conteúdo e a uma falha no apoio ao utilizador. Isto leva maior parte das vezes a um rendimento passageiro, mas nunca duradouro.
3 - Se eu sou desistente, então estou destinado ao fracasso.

ÁREAS/NICHOS GENERALISTAS A EVITAR

Toquei na ferida de maior parte dos MMO portugueses. Qualquer um deles é capaz de dizer para não escrever sobre tecnologia, carros, enfim, áreas concorridas. Eu considero apenas uma área a evitar: aquela que não conheces ou desgostas. Se queres escrever sobre tecnologia, se vais adicionar algo de novo ao mercado e se vais gostar da tua tarefa, então mãos à obra. Se não gostas de tecnologia mas alguém te disse que ganhava muito dinheiro ao fim do mês com um site tecnológico então não te aconselho a gastares tempo.

2 - MICRO SITES OU SITES DE NICHO

A partir daqui desenvolvo a temática anterior mas voltada para pequenos sites localizados em micronichos.

DESMITIFICANDO OS MICRO NICHOS

Ao contrário do que muitos pensam, os micro nichos não precisam de ser aqueles segmentos de mercado extremamente pequenos, sem qualquer procura e sem qualquer concorrência.

Esta é a anatomia de um nicho (embora não haja uma ciência que a estude): Nicho Principal (Tecnologia) > Subnicho (Wallpapers, Telemóveis e Netbooks) > Micro nichos. Exemplo:

Tecnologia >> Wallpapers >> Wallpapers de Mulheres >> Wallpapers de Mulheres nuas
Tecnologia >> Telemóveis >> Google Nexus One >> Jogos para Google Nexus One
Tecnologia >> Netbooks >> EEE PC >> ASUS 1005HA EEEPC

DICOTOMIA NICHO-DINHEIRO E SITES DE "LIXO"

Vamos encarar, mais uma vez, os factos: se leste este artigo até aqui então muito provavelmente queres ganhar dinheiro com a internet. Como tu existem milhares de pessoas que, desde há uns anos para cá, têm vindo a desenvolver um tipo de sites muito característico: os MFA (made for adsense - feitos para adsense). São facilmente identificados por conterem páginas muito simples carregadas de publicidade AdSense. São denominados por mim como sites de lixo.

É verdade que tenho alguns, mas tento sempre comprar conteúdo a pessoas experiente nessa área para prestar um serviço de qualidade ao visitante. É uma forma de ganhar dinheiro que condeno se não for feita correctamente.

Voltando ao tema, o nicho que aconselho que desenvolvam é aquele que gostam e que vos dá gosto. No entanto, sei que existem muitos interessados em ganhar dinheiro com micronichos muito específicos. Como os encontrar?

Sugiro que andem diariamente com um bloco à mão para acompanharem as tendências. Rapidamente deixo aqui depositados alguns nichos que sinto que vão desabrochar num futuro breve:

- Jogos para iPad;
- Filmes para iPad;
- Aplicações para iPad;
- Acessórios para iPad;
- Classificados iPad.

Vejam como à volta de um produto que teve uma enorme exposição mediática se desenvolveram cinco micronichos que, se bem explorados, podem ser bem rentáveis.

Os nichos rentáveis e com potencial são facilmente identificáveis se te mantiveres actualizado com a actualidade.

MICRONICHOS, OUTSOURCING E SITES DE NICHO

Já vimos em cima como detectar um micronicho que se pode revelar rentável. Geralmente deparamo-nos com um problema: parece que todos os micronichos que encontramos fogem às nossas áreas de competência. Então a melhor alternativa é o outsourcing, ou seja, a compra de serviços a freelancers ou empresas. No caso dos sites de nicho, o outsourcing de conteúdo tem alguma relevância: faz todo o sentido pagar a alguém, se não percebermos de nada relativo ao iPad, para nos escrever o conteúdo.

OPINIÃO PESSOAL - SITES DE MICRONICHOS NÃO SÃO SOLUÇÃO PARA UM PROJECTO DURADOURO

Por motivos bastante fortes:

- Devido à limitação de um micronicho, maior parte das vezes, acabamos por ficar sem nada para escrever;
- Os motores de busca começam cada vez mais a detectar os sites MFA e a retirar-lhes algum peso;
- Podem ser um desperdício de tempo e dinheiro se o nível mensal de pesquisas for reduzido.

Como tal não procurem criar sites de "lixo" se o vosso objectivo for explorar um projecto a longo prazo.

FERRAMENTAS PARA ENCONTRAR NICHOS

Opta por comprar ferramentas destas (Micro Niche Finder, por exemplo), se:

- Geres uma grande quantidade de sites;
- Não tens tempo para gastar a procurar nichos e queres a tarefa facilitada (atenção, tarefa facilitada não se traduz em "papinha feita").

Não compres se:

- És iniciado no internet marketing;
- És empreendedor e tens "olho para a coisa";
- Tens amor ao dinheiro.

3 - A MINHA EXPERIÊNCIA

3.1 - EXPERIÊNCIA COM SITES GENERALISTAS

Recentemente lancei-me na criação de um blog num nicho com muitíssima concorrência. Detestava chegar ao fim do dia e não ter sequer cem visitas expressas no analytics. Mas não desisti, escrevi todos os dias sem cessar, lutei pela minha posição no mercado e hoje, cerca de dois meses depois (dois meses apenas) orgulho-me em dizer que tenho uma posição bastante sólida no mercado e tenho mais visitas que blogs com mais de dois ou três anos.
Isto reforça a minha teoria, se eu tenho uma paixão porque não me dedico a ela, em vez de adicionar lixo à internet?

3.1 - EXPERIÊNCIA COM MICRO SITES

Desde Junho de 2009 que desenvolvo pequenos sites, recorrendo maior parte das vezes ao outsource de conteúdo. Depois de ler muito sobre SEO e procurar muita informação junto de grandes webmasters portuguesas, consegui ao fim de quase um ano gerar algum rendimento. O que tenho notado é que nenhum deles contribui para a minha satisfação pessoal nem para desenvolver competências como webmaster activo.

4 - NOTA FINAL

Com certeza que este artigo contém muita informação que não vai de acordo com a dos webmasters mais experientes, mas como disse anteriormente, este apenas reflecte a minha experiência após cerca de dois anos dedicados a ler, a estudar e sobretudo a testar esta área que tanto gosto.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Por mim, acho que estamos prontos... Acho que neste momento já está quase tudo funcional, é só começar ;)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Por mim, acho que estamos prontos... Acho que neste momento já está quase tudo funcional, é só começar ;)

hoje ainda coloco cá alguma coisa
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pequena parte do artigo foi adicionada... gostaria de obter o vosso feedback por favor.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Keep on, tá óptimo!
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pois já se pode começar a avançar com os artigos, espero daqui a uns dias ter um preparado também.
Offline

Carlos Gandra 
Membro
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Pequena parte do artigo foi adicionada... gostaria de obter o vosso feedback por favor.

Gostei do que li muito bom ;)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Gostei do que li muito bom ;)

Subscrevo, aliás acho que precisamos de um grande número deste tipo de artigos, pois são muito esclarecedores para quem está a começar e tal.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Estou a preparar casos de sucesso relativamente recentes para nichos generalistas, nos quais vou englobar:

dementia.pt
putadaloucura.com

Precisava de outros sobre tecnologia e assim... alguma sugestão?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Artigo acabado... Preciso de opiniões. Os casos de sucesso vão ficar para outra altura. :)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Artigo acabado... Preciso de opiniões. Os casos de sucesso vão ficar para outra altura. :)

Dei-lhe uma leitura rápida e parece-me bem, acho que a apresentação é desnecessária porque está no campo "sobre o autor" e alguns dados como a idade e tal eu não vejo mal nisso, mas o meu conselho era que não a ocultasses é verdade, mas que também não a revelasses desta forma. Isto é a minha opinião pessoal somente e outros podem não concordar claro. De resto a mim parece-me pronto para o blogue. Bom trabalho.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Dei-lhe uma leitura rápida e parece-me bem, acho que a apresentação é desnecessária porque está no campo "sobre o autor" e alguns dados como a idade e tal eu não vejo mal nisso, mas o meu conselho era que não a ocultasses é verdade, mas que também não a revelasses desta forma. Isto é a minha opinião pessoal somente e outros podem não concordar claro. De resto a mim parece-me pronto para o blogue. Bom trabalho.

Se estiver no campo Sobre o Autor removo o primeiro parágrafo. Quanto à idade, coloquei porque maior parte dos iniciados ao verem que comecei cedo sentem que também são capazes e que não precisam de ter x idade para conseguirem também. Mas vou rever isso.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A questão da idade é desnecessária. A apresentação no primeiro post, acho que fica bem e interessante. A informação que queres colocar no fim do post é preenchida do perfil do wordpres...

Podes por isso como rascunho e editar/publicar quando entenderes.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A questão da idade é desnecessária. A apresentação no primeiro post, acho que fica bem e interessante. A informação que queres colocar no fim do post é preenchida do perfil do wordpres...

Podes por isso como rascunho e editar/publicar quando entenderes.

Fiz uma pausa para ver umas séries e acho que a questão da idade pode tirar um pouco de credibilidade, acho que era isso que o Jerson e tu sugeriam não?

Vou rever e isso e enviar para o wordpress do +t...
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Gostei do artigo, bom trabalho :)