DiguiVirus , eu também escrevi que SEO é uma linguagem. E tens que aprender essa linguagem. E comunicar com a linguagem dos teus visitantes e com a linguagem do SEO.
A ideia de que é tão perigoso como fazer tricô é em contraste com a ideia do Pedro Dias e do Google Guy que SEO é como brincar com tochas de fogo. Os motores de busca precisam do SEO. Se ninguém se preocupar em colocar um anchor text descritivo, se ninguém quiser saber dos motores de busca, o Google também perde com isso, porque terá maiores dificuldades na indexação e no posicionamento. Eu acho que o SEO não pode ser apresentado pelo próprio Google com algo de perigoso.
Pensa um pouco em termos sociais. Imagina que fazemos todos SEO formal para sites feitos para AdSense. Vamos ganhar alguma coisa com isso. Mas, durante quanto tempo? E o que é que vai acontecer à internet? Vai aumentar a dificuldade para encontrar conteúdo de qualidade. Hoje, já vemos que no twitter há uma corrente que passa entre os utilizadores a promover conteúdo de qualidade.
O SPAM prejudica a experiência de todos nós enquanto utilizadores. Por isso, a ideia é que quem faz SEO dum site que não tem uma mensagem, esse SEO é formal, porque promove SPAM.
Por outro lado, a diferença entre procurares um link num contexto de marketing ou procurar um link sem esse contexto é uma mera questão de perspectiva. Se comentares num blog do follow, porque gostastes do artigo, gostas do debate, gostas de te relacionar, acrescentastes valor à discussão, conseguistes o teu link, mas deixastes a tua marca de quem tu és, da tua mensagem. Se comentares sem qualquer interesse pelo artigo que nem sequer lestes, conseguistes o mesmo link. Mas, no fim do dia, o teu contributo para a comunidade não foi tão positiva.
Quando escrevo que SEO é marketing, não deixo também de escrever que é uma parte desse todo que é o Marketing. Eu compro livros da Sherpa que custam uma fortuna por causa do Marketing deles e não por causa de SEO. Mas, hoje não se pode fazer Marketing sem conhecer SEO.