← Conversa Geral

Chateiam-se as comadres, descobrem-se as verdades!

Lida 24683 vezes

Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3144 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
"fica mal" criar um artigo alimentando comentários na concorrência...

Não concordo...já expliquei porque...embora não o faça no meu blog em relação a algumas coisas, mas já o fiz em relação a outras...por ex o lançamento do site do Passos Coelho...(também posso considerar os webmasters do site colegas de profissão não?)

Citar
"fica mal" criar um artigo alimentando comentários na concorrência...

Pois temos aqui no mais trafego o thread que mais me despertou o interesse nos ultimos tempos e é precisamente um caso destes...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3144 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
Consideras a tua participação no +t

não é a minha participação no mais trafego, mas o que te estive a tentar explicar NESTE topico.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A discussão resume-se a isto...

Há os que fazem copy/paste, há os que traduzem e há os que os que adaptam... todos eles tem uma coisa em comum, em todos os casos há alguém que coloca a noticia primeiro, tudo isto não tem mal se colocarem um link da fonte, é um sinal de consideração pela pessoa que vos deu a conhecer a noticia, é moralmente correcto e acima de tudo é ser verdadeiro para quem lê os vossos projectos.

A discussão é entre uma pessoa que ou bem ou mal cria os seus artigos e conteúdos e outra que alegadamente copia/adapta/traduz conteúdos.

Tá tudo dito...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

E consegues comparar uma comunidade livre a um blog pessoal com objectivos diferentes? Eu não os consigo comparar, se o dinheiro oportunidade estivesse na minha posse, este post nunca teria surgido. Limitava-me a escrever sobre a minha experiência, tal como ele tem feito, ignorando os comentários ignorantes e polémicos dos leitores...
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Os portuguese não se sabem calar quando é preciso, aqui estão muitos exemplos... :S

Já chega de dizer que "tu tás errado e eu é que sei" e essas coisinhas! :S

Cada um tem a sua opinião! Cada um tem a sua experiencia...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3144 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
A discussão resume-se a isto...

acrescenta a isso que mesmo que te copiem conteúdo, podes tirar proveito disso. O artigo que causou a polémica é esse...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3144 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

La estao voces com a mania de associar isto a portugueses, isto acontece em todos os paises.
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Acho que vou dar mais um contributo:
Alguém me sabe explicar/ definir conteúdo copiado?

Serão os textos? traduzidos ou não.
Serão as imagens?
Serão os videos?

A utilização das feeds para publicar (publicações automáticas) posts também conta? Há uns dias atrás ouvi dizer aqui no +T que quem não quer ver as suas feeds utilizadas tinha de as retirar. (é mesmo a propósito).
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

acrescenta a isso que mesmo que te copiem conteúdo, podes tirar proveito disso. O artigo que causou a polémica é esse...

Eu não acho que seja assim tão facil tirar partido disso, quando escreves nos teus sites estás a dar uma coisa tua aos teus leitores, mas quando fazes copy/paste ou traduzes ou adaptas algo estás a tentar fazer passar por teu algo que não é... mesmo não sendo penalizado pelo Google é moralmente tão errado que é dificil encontrar vantagens...

Maior parte do pessoal que ensina a ganhar dinheiro em Portugal não percebe nada de SEO, não percebe nada de profissionalismo, não tem noções de certo e errado... vale tudo pelas visitas e se tiram um artigo da concorrência alteram aquilo até parecer deles porque acham que se deixarem backlink vão dar visitantes e vão dar pagerank à concorrência...

make money online em Portugal resume-se na sua grande maioria a mostrar afiliados com backlinks e mostrar facturas de ganhos para alargar o EGO... quem tem qualidade e quem sabe do que fala não tem que se preocupar, a selecção natural da web vem ao de cima mais cedo ou mais tarde.

A discussão tem pouco haver com a web, é 99% sobre egoísmo e falta de ética profissional...


Diguivirus, apesar de não gostares, se o Custódio tivesse feito um post a dizer bem da concorrência não teria dado tanta discussão mas a verdade é que tens tanto direito de falar mal da concorrência como de falar bem... podes não achar correcto mas bem ou mal desde que seja a verdade não há muito a dizer.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu não era para citar pessoas, mas aqui vai! O Celso Azevedo, sempre que pedem um theme aqui no fórum ele mete links e mais links para o blog dele! Alguém disse alguma coisa? Não!

Desculpa Celso!
Sem problemas Pedro :)
É certo que de vês em quanto coloco links para o meu site. Principalmente quando pedem ajuda e já fiz um tutorial sobre isso, coloco o link. Da menos trabalho e a pessoa é servida na mesma. Tento é colocar sempre links sobre aquilo que as pessoas pedem. Mas se a administração achar que devo de parar de fazer isso, é enviar uma MP e para-se logo ;)

Sobre o problema do link, acho que já todos percebemos que o 'Webmilionario' e o 'Marko' dão-se muito bem (ou não) :lol:

Quanto ao post do Custodio, acho que tem razão, por copiar textos não é totalmente mau. Há até quem consiga colocar posts copiados a frente do post original nos motores de busca. Se é errado copiar? Sim, é.

A colocação do link tem os seus contras. A dias traduzi um post, alterei-o, inseri outros textos e coloquei 2 links para o post original. No dia quando vou ver tinha 1 email e dois comentários a dizer que o post tinha sido roubado e que tinha 24 horas para tirar o post senão ia reclamar junto do alojamento e aquele blablabla...

 :cool:
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que vou dar mais um contributo:
Alguém me sabe explicar/ definir conteúdo copiado?

Serão os textos? traduzidos ou não.
Serão as imagens?
Serão os videos?

A utilização das feeds para publicar (publicações automáticas) posts também conta? Há uns dias atrás ouvi dizer aqui no +T que quem não quer ver as suas feeds utilizadas tinha de as retirar. (é mesmo a propósito).

Pois, por aqui já tocámos um pouco em todos esses assuntos, tentando responder mais ou menos a essas questões:

1º- Qualquer texto que seja integral ou parcialmente copiado, estamos perante uma situação de plágio. Numa tradução literal acontece precisamente a mesma coisa. A colocação dos links diminui um pouco a gravidade das situações no sentido em que para os motores de busca o autor original recebe os devidos créditos. Apesar disso, qualquer cópia parcial ou integral, mesmo com a colocação da fonte pode ser considerada plágio caso os termos de utilização do website de onde se retira a informação não permita isso, isto na teoria. Na prática quando o link é colocado, a maior parte dos websites mesmo que não tenha dado autorização deixa passar.

2º- Nas imagens acontece o mesmo, na prática para utilizarmos as imagens de qualquer website necessitamos também de autorização. O problema é que a questão das imagens é mais difícil de controlar e no que diz respeito a coisas simples, como imagens de telefones ou bolas de futebol, ninguém liga nenhuma a isso. No entanto é preciso mais cuidado quando se utiliza imagens exclusivas de serviços noticiosos ou de artistas sem autorização, porque isso sim pode trazer problemas.

3º- Nos vídeos não me parece que existam grandes problemas, basta alojares no Youtube que não terás problemas pois eles possuem mecanismos excelentes para protegerem os direitos de autor e até podes ganhar dinheiro com adsense com isso.

No que diz respeito a utilizar feeds para publicação automática também não me parece que existam grandes problemas, porque o website cuja feed é utilizada não deve ser penalizado por isso. Mas a história é a mesma, se o website em questão não permitir que isso seja feito, é necessária autorização, mas mais uma vez na teoria. Já na prática como não existem penalizações ninguém deve ligar muito a isso, digo eu.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3144 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

mas o post do custodio não é sobre os benefícios que ele pode ter se ele copiar e publicar posts nos seus blogs...

é sobre alguns benefícios que em determinadas condições se pode obter quando lhe copiam o conteúdo do blog...

e isto não se resume ao custodio....eu sei que em determinadas condições também tiro partido quando me copiam conteúdo. Mas ninguém disse que é sempre ou que isso não dá trabalho!
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Muito fixe. thanks. Assim ficamos todos esclarecidos!!

No que diz respeito a utilizar feeds para publicação automática também não me parece que existam grandes problemas, porque o website cuja feed é utilizada não deve ser penalizado por isso. Mas a história é a mesma, se o website em questão não permitir que isso seja feito, é necessária autorização, mas mais uma vez na teoria. Já na prática como não existem penalizações ninguém deve ligar muito a isso, digo eu.
Concordo contido, apesar de no tópico não se ter chegado a esta conclusão (pena é que não o encontro).
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Conteudo copiado tambem pode aumentar o nosso ego e auto-estima! ;)
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Só para acrescentar um artigo antiguinho do Daniel Scocco do respeitado Dailyblogtips: http://www.dailyblogtips.com/copyright-law-12-dos-and-donts/
(acho que é on-topic)

Leiam e tirem as vossas conclusões acerca desta questão.

Se há cópias, há infracções ao copyright. Infelizmente não há praticamente nada a fazer contra isso... Queixas ao google e tal...

E fazer algo fica sempre mais caro do que estar quietinha e digerir o problema a seco. Triste.