← Arquivo

[Affiliate Marketing] PPC - Campanha simples para iniciantes

Lida 1442 vezes

Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas...
Mais uma vez inspirado no post do Diguivirus, vou tentar mostrar como criar uma campanha PPC simples para promover uma oferta CPA muito específica, mais uma vez é um rascunho e espero contar com a vossa ajuda com sugestões e para colocar isso de forma legivel....

A idéia não é minha e tão pouco é original, mas funciona bem, e foi extraida de um fórum privado do qual faço parte... (plágio??)


Introdução

Duas coisas
Primeira: não espere ganhar dinheiro na sua primeira (ou segunda ou até terceira) campanha.
Segunda: você precisa de um investimento inicial, algo em torno de 100/300 euros são suficientes.

Se não esta disposto a "investir" algum dinheiro o Affiliate Marketing não é para você.

A ideia do post é utilizar PPC (adwords, bing, yahoo) para promover uma oferta CPA. Devido a falta de ofertas no mercado nacional, essa campanha funciona melhor no mercado internacional (USA/UK/CA/AU), porem, nada impede de ser adaptada no mercado nacional, tenha em mente que a diferenca entre o volume de pesquisas e o número de ofertas é grande.

Em portugal já se nota um crescimento nesse tipo de campanha, mas infelizmente a quantidade de oferta ainda é pequena, num futuro próximo talves seja possivel fazer algo interessante também em Portugal.

Eu não sei ao certo como esse método é chamado e vocês provavelmente já leram algo parecido nos blogs internacionais, O método consiste em promover uma campanha CPA específica, normalmente chamada de email submit ou Zip code.

Esse tipo de ofeta paga pouco, entre 0.75 a 2.00 dependendo da oferta, mas é muito simples e possui um único campo a ser preenchido, que é ou o email ou o zip code(código postal).

Um exemplo desse tipo de oferta;
... em construção


O método funciona da seguinte forma, é necessário encontrar um grande evento, American Idol, america's got talent, Oscar, lançamento de filmes, etc. e aproveitar o buzz a volta do evento para promover as tais campanhas.

Como exemplo, a alguns meses a motive lançou essa campanha



Onde basta que o visitante preencha o seu personagem preferido e o campo do email para você ser pago.

Agora com todo o buzz antes do lançamento do filme, é fácil imaginar a quantidade blogs a escrever sobre o filme, e maior ainda era o volume de pesquisas não só para a palavra chave "new moon" mas tambem com os nomes dos atores e uma série de variações...

Alguem ainda se lembra da Susan Boyle


Com esse volume de pesquisas e o valor do clique a 0.05 é possivel criar uma campanha rentável.

Uma observação importante, é que para esse tipo de campanha funcionar os anúncios devem correr apenas na "rede de conteúdo" e não nas pesquisas....

O método em si é bastante simples;

1 Encontrar um evento com um certo buzz
2 Encontrar uma campanha que se enquadra com o evento
3 Selecionar as keywords relacionadas com o evento e com as pessoas envolvidas
4 Criar uma "landing page" com "cara" de votação
5 Criar uma "thank you page" com a oferta
6 Criar os anúncios para promover a oferta
7 Criar a campanha numa PPC network
8 Fazer o acompanhamento da campanha x oferta x palavras chaves
9 Colher os resultados


1 Encontrar um evento com um certo buzz
Essa se calhar é a parte mais complicada, já que é necessário encontrar uma oferta que se "encaixe" com o evento ou pessoas envolvidas.

Estar a par do que acontece na mídia é muito importante, ou ainda conhecer o calendário dos programas populares do tipo "american idol", "Big Brother", "America got's Talent", "X-Factor", ou eventos desportivos tais como "NBA", "Formula 1", "Jogos Olimpicos", etc...

Nesse ponto o que é importante não é o evento em si, mas sim as pessoas envolvidas no evento, isso porque é mais fácil os visitantes interagirem quando estão emocionalmente ligados, e isso costuma acontecer com as pessoas envolvidas e não propriamente com o evento.

Um caso típico foi o occorido em 2009 com a Rihanna e o Chris Brown, nesse caso temos os fãs da Rihanna e os fãs do Chris Brown onde as pessoas estavam emocionalmente envolvido com as personagens do evento.

Um bom lugar para acompanhar o que esta acontecendo é
 
Google Trends


Antigamente era possivel acompanhar os 100 resultados agora mostra apenas 20, mas mesmo assim é um bom começo...

Ou ainda

Yahoo! Buzz



Ou melhor ainda, se quiser um atalho ou ainda não apanhou o "feeling" da coisa e quer saber exatamente o tipo de poll que pode resultar, visite esse site

Buzz Dash



Aqui da para ter uma boa ideia do que esta acontecendo e no que as pessoas estão interessadas em votar. Em alguns casos é possivel copiar o inquerito pronto para utilzar nas campanhas, um exemplo disso é o seguinte inquerito;


Imaginando o possivel buzz no assunto (spiderman 4) basta utilizar um pouco de criatividade para para criar algo interessante.

É importante estar actualizado e tentar prever os acontecimentos, por exemplo, a campanha do "New moon" ainda esta activa, mas fez muito mais sucesso antes do lançamento do filme do que poderá fazer agora.

Uma boa fonte para quem trabalha com filmes e lançamentos é o site Imdb e acompanhar os filmes que ainda estão em produção.

Politica internacional também é uma ótima fonte de tráfego, basta estar actualizado e acompanhar as noticias.


2 Encontrar uma campanha que se enquadra com o evento
Muitas vezes é fácil encontrar uma campanha que se enquadra ao evento ou pessoas ligadas ao evento, como é o caso do filme "ne moon" que tem uma campanha específica para o próprio, mas infelizmente, na maioria das vezes é necessário quebrar um pouco a cabeça para encontrar algo que converta.

É importante ter em mente que para um mesmo evento você DEVE oferecer multiplas ofertas e através do tracking descobrir aquela que melhor converte.

É comun criar 10 campanhas para descobrir que apenas uma ou duas convertem, o seu sucesso aqui depende da sua capacidade de criar e cancelar campanhas.

Para criar os anúncios vamos procurar um número elevado de palavras-chaves, e é com base nessas palavras-chaves que vamos procurar uma oferta com possibilidade de converter.

Por exemplo, a palavra-chave "Susan Boyle", não tem (ou tinha) nenhum produto associado na altura, mas consultando o ADCenterLabs da microsoft é possivel ter uma idéia do perfil de quem pesquisa determinada palavra-chave (alias, o Microsfot AdsLabs tem tantas ferramentas que merece um post só a esse tema)

Visitando o site Demographics Prediction e pesquisando por "Susan Boyle" aparece o seguinte resultado.



Com isso sabemos que a maioria das pessoas que pesquisam por "Susan Boyle" são mulheres com idade entre 24/35 anos, não que isso diga muito, serve como referência, por exemplo, ofertas de PSP dificilmente converteria para essa keyword.

Nesse ponto temos que pensar o que interessaria a mulheres com idade entre 24/35 anos, algumas ofertas que poderiam resultar;

£500 em vales compra no Tesco (espécie de Continente no UK)
£500 em vales compra no Sainsbury (concorrente do Tesco)
Amostras grátis de produtos antiaging
£250 em vales compra para produtos Victoria's Secrets
£250 em vales compra Pampers

Isso são apenas alguns exemplos daquilo de podemos oferecer para quem está interessado em "Susan Boyle"

É muito importante conhecermos o perfil daqueles que estamos interessados em oferecer algo, assim não corremos o risco de oferecer o produto errado para a pessoa errada.

...em construção




3 Selecionar as keywords relacionadas com o evento e com as pessoas envolvidas
4 Criar uma "landing page" com "cara" de votação
5 Criar uma "thank you page" com a oferta
6 Criar os anúncios para promover a oferta
7 Criar a campanha numa PPC network
8 Fazer o acompanhamento da campanha x oferta x palavras chaves
9 Colher os resultados
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Uma expressão que chega para este post: PER-FEI-TO! Acredita que me vou mesmo aventurar no affiliate Marketing... :)

Muito obrigado Rogério, grande post mesmo... Não sou expert, não posso corrigir... Mas posso agradecer :)
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Isto sim, é valor! Vou ter de competir contigo Rogerio ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 49
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Uma expressão que chega para este post: PER-FEI-TO! Acredita que me vou mesmo aventurar no affiliate Marketing... :)

Muito obrigado Rogério, grande post mesmo... Não sou expert, não posso corrigir... Mas posso agradecer :)
Perfeito, fabuloso, fantástico, 5 estrelas... adjectivos não faltam!

É por estas e por outras que esta renovação da equipa foi a melhor de sempre!
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isto sim, é valor! Vou ter de competir contigo Rogerio ;)

LoL, que venha a competição!!, Competição é sempre bom e saudável, nos faz crescer e aprender :)


BTW, parabens pelo contrato com a On Move FM...

Sucesso!!!
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Obrigado Rogerio! ;)

Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas...
pequeno update no item 2

2 Encontrar uma campanha que se enquadra com o evento
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isto está quase pronto Rogério, o que falta?