← Arquivo

[Backlinks] Dicas de backlinks para sites novos

Lida 2947 vezes

Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O principal objectivo de quem cria um Website é colher os frutos daquilo que produziu, e no caso de Websites e Webmasters, o fruto mais apetecido é uma óptima posição nos motores de busca.

Não há melhor reconhecimento do seu trabalho, do que o primeiro lugar.

O SEO não é uma ciência exacta, mas muitos concordam que backlinks é completamente essencial para a aquisição dos lugares cimentos nos motores de busca.

Penso que a maior dificuldade de alguém ao criar um site/blog novo é conseguir os primeiros backlinks, já que o principal objectivo de quem tem um website é ser encontrado pelos motores de busca, e os backlinks são das melhores formas para isso acontecer.

A ideia do post não é falar de SEO (que não é o meu forte), mas é necessário ter em mente alguns princípios de SEO. Como por exemplo, que a parte de SEO de um site pode ser dividido basicamente em 2 categorias.

•   On page
•   Off page

On Page é tudo aquilo que você faz no seu próprio site, como por exemplo tags H1, optimização nos títulos, keywords na URL (não apenas no domínio mas também através de URl's amigáveis), metatags, descrição do site e keywords, densidade das palavras-chaves, etc.

Off Page é tudo aquilo que não é feito directamente no seu site, são links presentes noutras páginas para o seu site, publicidade comprada em outros sites, troca de links, etc.

Explicar as técnicas de SEO em poucas palavras é muito complicado, mas o mais importante a reter desta informação é saber que existem factores (uns mais fortes que outros) que irão determinar a posição onde a sua página irá aparecer para a pesquisa de diversas keywords. O certo é que ninguém conhece, com certezas, o algoritmo utilizado pelos motores de busca, e se alguém afirmar que conhece, o melhor mesmo é desconfiar da seriedade de tal afirmação.

Mas o certo é que são atribuídos “pontos” a cada factor, e é a soma desses mesmos “pontos” que irá determinar se a sua página vai ficar em primeiro, segundo ou mesmo décimo lugar numa pesquisa efectuada.

O interessante em relação ao SEO, é que é possivel testar vários métodos, e analisar aquilo que funciona melhor. Acredito ainda que não existe 'certo' e 'errado' quando se fala de SEO, mas existe sim aquilo que funciona e aquilo que não funciona, e a melhor forma de saber o que funciona é ir testando e vendo os resultados.

Seguindo esta linha de raciocínio é importante determinar os diferentes factores de uma campanha SEO.

•   Quantidade de Links para o nosso site
•   Qualidade da origem dos links
•   Palavra-chave utilizada no 'Anchor Text' dos Links
•   Palavra-chave no URL / Domínio
•   Quantidade de páginas indexadas
•   Dmoz
•   Yahoo
•   Idade do domínio
•   On page SEO ( Title, Body, H1, Keyword Density, Image Tags, Internal Linking, PR)

Alguns “pontos” são mais determinantes do que outros. Nos backlinks por exemplo, ter 1000 bakclinks em sites com PR0 ou PR1 é exactamente o mesmo que ter 2 ou 3 backlinks em sites com PR5+. No entanto para sites que estão agora a começar, conseguir esses backlinks em sites de PR5+ é muito complicado.

Digamos que para atingir 100% de SEO é necessário cobrir todas as áreas, mesmo as que valem apenas 1%.

Métodos utilizados para conseguir backlinks.

Mesmo não sendo nenhuma novidade, seguem aqui alguns métodos para conseguir backlinks, um dos “pontos” mais importantes de SEO.

1. Comentários
Comentar outros blogs ou até fóruns é uma óptima forma para criar links para o seu site. Não é importante se o tema do blog ou fórum é totalmente relacionado com o seu site, mas deverá ter em atenção alguns cuidados.

Nunca utilize palavras-chaves ou o nome do seu projecto, você é um pessoa e como tal deve utilizar o seu nome, nickname ou iniciais, é muita falta de educação utilizar palavras chaves nos comentários, apesar de ser prática normal e ser aceite pelo moderador/dono do site, não é
educado.

Também não importa se é no-follow ou do-follow, é claro que do-follow é melhor, mas não perca tempo à procura de blogs/sites com comentários apenas do-follow.

É conveniente que faça comentários pertinentes, e tente pelo menos contribuir com algo. A regra básica é “é a dar que se recebe”.

2. Compra de Links/Reviews
É super comum e com um resultado muito positivo, mesmo que o valor seja algo excessivo, a compra de links. Na maioria dos casos os webmasters vendem links e reviews nos seus websites.

No entanto é preciso ter em atenção onde são colocados os links, pois se não forem colocados no blogroll não compensa, e no footer (rodapé) parecem spam e ninguém lhes presta atenção.

Se for comprar uma review, deve ter a certeza que o link é do-follow (já que você esta a pagar, mas muitos webmaster que tem a prática de vender reviews tem por regra meter a tag nofollow), e que pelo menos inclua dois links, caso contrário também penso que não compensa. Deve se também levar em conta que um blog PR5 quando vende uma review, esta mesma review ficará numa página PR0 e pode chegar até PR3+.

Review funciona melhor para tráfego, com o intuito de backlink também é bom, mas é necessário um bom site 'autoritário' ou então um grande volume, caso contrário não é lá grande coisa.

3. Troca de links
Este método é muito utilizado já que não envolve valores monetários. Consiste na troca de um link por outro. Eu particularmente não gosto desta prática, já que existe uma teoria que diz que um link anula o outro, mas isso são apenas teorias…

Na prática, tem que encontrar blogs/sites em que queira trocar links, enviar um e-mail à administração do mesmo com a proposta e aguardar pela resposta. Mas tenha em atenção que se estiver a propor essa troca a um blog/site muito “superior” ao seu, é provável que a proposta seja recusada. Deverá ainda estar disposto a fornecer informações (PR, origem do tráfego e quantidade, público-alvo, etc).

Como disse antes acho uma perda de tempo, mas se quiser pode sempre visitar o maistrafego onde a malta costuma oferecer troca de links.

4. Link Bait
O método de Link Bait funciona muito bem e é a forma mais rápida de conseguir backlinks, inclusive em sites autoritários. O Link Bait consiste na criação de um artigo para chamar a atenção dos outros, criar algo tão interessante ou raro ou mesmo controverso, que todos os bloggers ou webmasters vão querer comentar e deixar a sua opinião. Um Link Bait não pode ser feito de qualquer forma e por qualquer um, já que isso poderá ter o efeito desejado, por isso é importante que seja um artigo dedicado ao tema.

Um Link Bait pode ser algo inédito, engraçado (que poderá ter piada), uma crítica a uma personalidade (blogger, políticos e pessoas famosas em geral, empresas, serviços, etc), uma conspiração, ou até noticias falsas já foram utilizadas como link bait. A ideia é "mexer" com o emocional das pessoas de tal forma que as mesmas tenham algum tipo de reacção, mesmo que adversa, ao artigo em questão e se sinta obrigada a comentar, elogiar, critícar, etc....

Um exemplo prático e recente que teve muito sucesso em Portugal foi o caso do iPhonePortugal, que ao publicar um vídeo com as peças do novo iPhone 4g obteve um numero absurdo de visualizações (500k+) e recebeu links de toda parte do mundo inclusive de excelentes sites autoritários.

5. Compra de links nas assinatura em fóruns
É um método muito comum e funciona muito bem. Imaginem alguém fazer uma oferta ao Asturmas para meter um link na sua assinatura, são praticamente 15.000 de uma única vez, e considerando a "autoridade" do +T, diria até que seria um excelente negócio.

Comprar links nas assinaturas funciona melhor em fórum não ligados ao "webmastering", e é comum encontrar preços bem acessíveis nesse tipo de fórum, pois são pessoas que não tem interesse em fazer concorrência e nem querem perder tempo a criar sites, o único cuidado é na abordagem, escreva de forma profissional e não deixe margem para o destinatário pensar que é algum tipo de scam, convém antes de contactar o membro que se tenha alguma reputação junto a comunidade.

Apesar de ser prática comum, essa técnica perdeu muito peso recentemente, mas ainda vale a pena como um recurso extra e é sempre uma excelente forma de conseguir mais backlinks.

6. Perfil
Esta é na minha opinião a melhor forma de criar backlinks para o seu site, principalmente quando o site é novo e não tem “muito” a oferecer.

Este método consiste em procurar por sites onde seja possivel criar uma página de perfil e colocar o link para o seu site, funciona muito bem e o esforço exigido é mínimo comparado com outros métodos, já que o único trabalho que terá é na criação do seu perfil que ficará visível quase que eternamente.

O objectivo deste artigo é falar sobre linkbuilding, mas não na campanha de linkbuilding como um todo, que é um processo que nunca termina, mas como uma parte a ser adicionada a campanha.
Além da forma tradicional que conhecemos que é trocar links com outros webmasters, ou de criar linkbait e esperar as pessoas “linkarem” ao nosso site, quero mostrar como criar os seus próprios backlinks, isto é, colocar nosso próprio link em sites com alguma autoridade. Ou seja, criar perfil em sites que permitam a criação de perfil e ainda indicar o link para o nosso site e dessa forma receber um "boost" inicial ao nosso website recém criado e ainda 'sem valor'.

Não se trata de fazer spam em comentários ou fóruns (que por acaso também funciona, mas que não é aconselhável), mas sim, de criar páginas de perfil em sites considerados “authority”e deixar lá o nosso link.

A ideia é utilizar sites com algum PR para criar páginas com o nosso perfil com o anchor text de nossa escolha e com o link para a nossa página, aumentando assim o tráfego e os backlinks para o nosso website.

Atenção que você não vai ter um link PR6/7 para o seu site, mas sim numa sub-página sem PR, porem, pelo simples facto da página em questão pertencer a um domínio forte, isso automaticamente fortalece o vosso site.

O método de criar backlinks em páginas de perfil

Antes de começar é necessário conhecer as diferentes formas de publicar um link, os

GeSHi (html):

   1.      <a href="http://www.seudominio.com">Palavra chaves</a>


GeSHi (bbcode):

   1.       Palavra chaves


GeSHi (textile):

   1.      " Palavra chaves ":http://www.seudominio.com


GeSHi (wikimarkup):

   1.      [url: Palavra chaves |http://www.seudominio.com]


GeSHi (wiki2):

   1.      [http://www.seudominio.com| Palavra chaves]


GeSHi (regularwiki):

   1.      [http://www.seudominio.com Palavra chaves]




A ideia consiste em encontrar sites que permitam a criação de páginas de perfil, registar-se e criar o perfil, esse técnica pode ou não ser considerada SPAM, depende do ponto de vista, isso é tão SPAM como criar mais do que uma conta no Twitter, Facebook, etc.

A única coisa que faremos é criar um perfil em sites que permitem a criação de perfil. Não vamos enviar mensagens ao membros ou mesmo publicar algo que seja irrelevante, vamos ter apenas um perfil com o nosso link.

Exemplos de sites para criar backlinks
Um exemplo é o site http://mises.org/

para fazer o registo;
http://mises.org/Community/user/CreateUser.aspx?ReturnUrl=

exemplo de uma página de perfil com o link;
http://mises.org/Community/members/jwilson/default.aspx

Onde e como encontrar sites para criar backlinks
Existem várias formas de encontrar esse tipo de sites, onde é permitido criar uma conta, construir o seu perfil e deixar um link para o seu site.

Uma das técnicas mais simples para esse efeito é procurar por 'footprints' (pegadas) em determinados sites e através do google encontrar outros sites que utilizam o mesmo software/script para criamos a nossa conta.

Fica aqui um exemplo de footprint e de como procurar por exemplo sites que utilizam a mesma plataforma do exemplo acima:

no google pesquise por;

'allinurl: user/CreateUser.aspx?ReturnUrl='

Muito Importante - Utilize uma única técnica de cada vez
Algo que é de uma importância enorme é quando se cria uma campanha de backlinks é monitorar os resultados, e só é possivel monitorar os resultados se você esta utilizando uma única técnica.

Um dos principais erros de quem esta começando é tentar tudo e mais um pouco ao mesmo tempo, ou “atirar para todos os lados para ver se acerta alguma coisa” gastando assim um tempo muito precioso em técnicas que geralmente não resultam (ou podem vir a resultar) mas que sem o seu monitoriamento cuidado é difícil saber se estão a obter o resultado pretendido.

O ideal é aplicar um único método, seja ele qual for, e analisar os resultados, se funcionar, óptimo é seguir com o método até deixar de funcionar, se não funcionar é abandonar o método e testar outro. Desta forma é possivel concentrar todos os nossos esforços naquilo que funciona e não perder tempo naquilo que não funciona.

Conclusão
Como em tudo na vida, deverá usar com moderação e bom senso, já que estamos a utilizar o site de outra pessoa para o seu próprio benefício. O melhor é mesmo portar-se “bem”, não fazer spam, e não utilizar o seu perfil para publicitar sites ilegais e/ou adultos ou casinos. É óbvio que se exagerar e colocar 50 links para sites duvidosos o mais natural é que nada funcione.

É uma técnica simples, whitehat, e legal, disso não há dúvidas, se fizer o trabalho bem feito verá o resultado dentro de algum tempo (nunca menos que 3 meses).

Boa sorte e sucesso!
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Força Rogério, o que li gostei bastante, fico a aguardar a versão final :) :)

Com trabalhos destes o futuro do +t é muito muito risonho! ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 49
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Fantastico!
Com tanto bom artigo começo-me a sentir envergonhado... mas tou a 0 de ideias e de tempo para criar artigos desta qualidade!

PS. Desculpa Rogério mas... ficarias chateado se sugerisse que alguém desse um jeito a esse Português? Eu sei do acordo ortografico mas...
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

PS. Desculpa Rogério mas... ficarias chateado se sugerisse que alguém desse um jeito a esse Português? Eu sei do acordo ortografico mas...

LoL, claro que não, seria um favor se alguem pudesse corrigir isso e colocar em português apropriado:).

Alem do que, sou péssimo escritor. Na verdade eu que peço desculpas :( é o único português que sei (e mal) escrever :(

Força!!!

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Alem do que, sou péssimo escritor. Na verdade eu que peço desculpas :( é o único português que sei (e mal) escrever :(

Nem penses nisso! Li o tópico todo, e acho que a única pessoa de nós os dois que poderá ter inveja sou eu. Isto porque és muito mais técnico e sabes bem do que falas. Eu embora goste de ganhar dinheiro online, existem dias que não chego ao mínimo razoável, que considero cerca de 13€. Com os investimentos que tenho feito, este dinheiro não é quase nada.

Já chega da conversa da treta, deixa-me dar os parabéns pelo posts, está muito bom... Esta informação + a que escrevi faz um excelente guia para as pessoas que estão a começar... E o que queremos é trazer as pessoas para cá :D
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Fantastico!
Com tanto bom artigo começo-me a sentir envergonhado... mas tou a 0 de ideias e de tempo para criar artigos desta qualidade!

PS. Desculpa Rogério mas... ficarias chateado se sugerisse que alguém desse um jeito a esse Português? Eu sei do acordo ortografico mas...

Que tal sobre webhosting. Ha bastante assuntos que nunca foram abordados aqui

exemplo:

- Como começar no negócio
- Que aspectos legais se deve ter em conta
- Como tratar os clientes ;)
etc etc etc.

Quando não sabes sobre o que podes escrever é simples. Vai ler blogs sobre o assunto que tens em mente...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

LoL, claro que não, seria um favor se alguem pudesse corrigir isso e colocar em português apropriado:).

Ofereço-me para isso, mas o importante agora não é o português, é mesmo a qualidade do conteúdo e que vai resultar num artigo excepcional! ;)

(Vamos lá ver se brevemente ponho mãos à obra, também quero escrever eheh! :))
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 49
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Que tal sobre webhosting. Ha bastante assuntos que nunca foram abordados aqui

exemplo:

- Como começar no negócio
- Que aspectos legais se deve ter em conta
- Como tratar os clientes ;)
etc etc etc.

Quando não sabes sobre o que podes escrever é simples. Vai ler blogs sobre o assunto que tens em mente...
Exmo Sr. Nuno Coelho
Ok vou tratar disso
Sobre o tratar os clientes... nem vou comentar senão vou me ao teu pescoço :)
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Está muito bom Rogerio, eu estou actualmente a trabalhar com sites de PR elevado (7/8) e tem sido um desafio diferente para mim, aumentar o PageRank dos mesmos! Em breve vou surpreender tudo e todos (eu inclusivé) e vou escrever sobre PageRank [quantidade e "qualidade" dos links]
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ofereço-me para isso, mas o importante agora não é o português, é mesmo a qualidade do conteúdo e que vai resultar num artigo excepcional! ;)

Concordo totalmente e quando for necessário também eu posso ajudar nesse ponto.

Penso que outra técnica poderá ser disponibilizar "produtos" com o nosso link: scripts, templates, plugins, traduções de scripts, traduções de templates, ficheiros para download com o link, mini ebooks,...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Falta a conclusão?
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas...

Em primeiro lugar quero pedir desculpas pela minha ausência e ter falhado em contribuir mais com a comunidade :(

Falta a conclusão?

Sim Nuno, falta a conclusão e mais alguns detalhes, vou trabalhar na finalização essa noite a amanha tenho isso pronto (e o outro artigo pendente tambem)...
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas....

Agora esta pronto (penso eu), demorou mais do que o esperado porque pedi a alguem para revisar e corrigir o texto.

Vejam por favor se esta bem ou se preciso corrigir algo, toda crítica é bem vinda.

Tenho algumas imagens selecionadas para colocar no artigo final, por mim esta pronto, agora falta a opinião de vocês...

Obrigado

Rogerio
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O principal objectivo de quem cria um Website é colher os frutos daquilo que produziu, e no caso de Websites e Webmasters, o fruto mais apetecido é uma óptima posição nos motores de busca.

Não há melhor reconhecimento do seu trabalho, do que o primeiro lugar.

O SEO não é uma ciência exacta, mas muitos concordam que backlinks é completamente essencial para a aquisição dos lugares cimentos nos motores de busca.

Penso que a maior dificuldade de alguém ao criar um site/blog novo é conseguir os primeiros backlinks, já que o principal objectivo de quem tem um website é ser encontrado pelos motores de busca, e os backlinks são das melhores formas para isso acontecer.

A ideia do post não é falar de SEO (que não é o meu forte), mas é necessário ter em mente alguns princípios de SEO. Como por exemplo, que a parte de SEO de um site pode ser dividido basicamente em 2 categorias.

•   On page
•   Off page

On Page é tudo aquilo que você faz no seu próprio site, como por exemplo tags H1, optimização nos títulos, keywords na URL (não apenas no domínio mas também através de URl's amigáveis), metatags, descrição do site e keywords, densidade das palavras-chaves, etc.

Off Page é tudo aquilo que não é feito directamente no seu site, são links presentes noutras páginas para o seu site, publicidade comprada em outros sites, troca de links, etc.

Explicar as técnicas de SEO em poucas palavras é muito complicado, mas o mais importante a reter desta informação é saber que existem factores (uns mais fortes que outros) que irão determinar a posição onde a sua página irá aparecer para a pesquisa de diversas keywords. O certo é que ninguém conhece, com certezas, o algoritmo utilizado pelos motores de busca, e se alguém afirmar que conhece, o melhor mesmo é desconfiar da seriedade de tal afirmação.

Mas o certo é que são atribuídos “pontos” a cada factor, e é a soma desses mesmos “pontos” que irá determinar se a sua página vai ficar em primeiro, segundo ou mesmo décimo lugar numa pesquisa efectuada.

O interessante em relação ao SEO, é que é possivel testar vários métodos, e analisar aquilo que funciona melhor. Acredito ainda que não existe 'certo' e 'errado' quando se fala de SEO, mas existe sim aquilo que funciona e aquilo que não funciona, e a melhor forma de saber o que funciona é ir testando e vendo os resultados.

Seguindo esta linha de raciocínio é importante determinar os diferentes factores de uma campanha SEO.

•   Quantidade de Links para o nosso site
•   Qualidade da origem dos links
•   Palavra-chave utilizada no 'Anchor Text' dos Links
•   Palavra-chave no URL / Domínio
•   Quantidade de páginas indexadas
•   Dmoz
•   Yahoo
•   Idade do domínio
•   On page SEO ( Title, Body, H1, Keyword Density, Image Tags, Internal Linking, PR)

Alguns “pontos” são mais determinantes do que outros. Nos backlinks por exemplo, ter 1000 bakclinks em sites com PR0 ou PR1 é exactamente o mesmo que ter 2 ou 3 backlinks em sites com PR5+. No entanto para sites que estão agora a começar, conseguir esses backlinks em sites de PR5+ é muito complicado.

Digamos que para atingir 100% de SEO é necessário cobrir todas as áreas, mesmo as que valem apenas 1%.

Métodos utilizados para conseguir backlinks.

Mesmo não sendo nenhuma novidade, seguem aqui alguns métodos para conseguir backlinks, um dos “pontos” mais importantes de SEO.

1. Comentários
Comentar outros blogs ou até fóruns é uma óptima forma para criar links para o seu site. Não é importante se o tema do blog ou fórum é totalmente relacionado com o seu site, mas deverá ter em atenção alguns cuidados.

Nunca utilize palavras-chaves ou o nome do seu projecto, você é um pessoa e como tal deve utilizar o seu nome, nickname ou iniciais, é muita falta de educação utilizar palavras chaves nos comentários, apesar de ser prática normal e ser aceite pelo moderador/dono do site, não é
educado.

Também não importa se é no-follow ou do-follow, é claro que do-follow é melhor, mas não perca tempo à procura de blogs/sites com comentários apenas do-follow.

É conveniente que faça comentários pertinentes, e tente pelo menos contribuir com algo. A regra básica é “é a dar que se recebe”.

2. Compra de Links/Reviews
É super comum e com um resultado muito positivo, mesmo que o valor seja algo excessivo, a compra de links. Na maioria dos casos os webmasters vendem links e reviews nos seus websites.

No entanto é preciso ter em atenção onde são colocados os links, pois se não forem colocados no blogroll não compensa, e no footer (rodapé) parecem spam e ninguém lhes presta atenção.

Se for comprar uma review, deve ter a certeza que o link é do-follow (já que você esta a pagar, mas muitos webmaster que tem a prática de vender reviews tem por regra meter a tag nofollow), e que pelo menos inclua dois links, caso contrário também penso que não compensa. Deve se também levar em conta que um blog PR5 quando vende uma review, esta mesma review ficará numa página PR0 e pode chegar até PR3+.

Review funciona melhor para tráfego, com o intuito de backlink também é bom, mas é necessário um bom site 'autoritário' ou então um grande volume, caso contrário não é lá grande coisa.

3. Troca de links
Este método é muito utilizado já que não envolve valores monetários. Consiste na troca de um link por outro. Eu particularmente não gosto desta prática, já que existe uma teoria que diz que um link anula o outro, mas isso são apenas teorias…

Na prática, tem que encontrar blogs/sites em que queira trocar links, enviar um e-mail à administração do mesmo com a proposta e aguardar pela resposta. Mas tenha em atenção que se estiver a propor essa troca a um blog/site muito “superior” ao seu, é provável que a proposta seja recusada. Deverá ainda estar disposto a fornecer informações (PR, origem do tráfego e quantidade, público-alvo, etc).

Como disse antes acho uma perda de tempo, mas se quiser pode sempre visitar o maistrafego onde a malta costuma oferecer troca de links.

4. Link Bait
O método de Link Bait funciona muito bem e é a forma mais rápida de conseguir backlinks, inclusive em sites autoritários. O Link Bait consiste na criação de um artigo para chamar a atenção dos outros, criar algo tão interessante ou raro ou mesmo controverso, que todos os bloggers ou webmasters vão querer comentar e deixar a sua opinião. Um Link Bait não pode ser feito de qualquer forma e por qualquer um, já que isso poderá ter o efeito desejado, por isso é importante que seja um artigo dedicado ao tema.

Um Link Bait pode ser algo inédito, engraçado (que poderá ter piada), uma crítica a uma personalidade (blogger, políticos e pessoas famosas em geral, empresas, serviços, etc), uma conspiração, ou até noticias falsas já foram utilizadas como link bait. A ideia é "mexer" com o emocional das pessoas de tal forma que as mesmas tenham algum tipo de reacção, mesmo que adversa, ao artigo em questão e se sinta obrigada a comentar, elogiar, critícar, etc....

Um exemplo prático e recente que teve muito sucesso em Portugal foi o caso do iPhonePortugal, que ao publicar um vídeo com as peças do novo iPhone 4g obteve um numero absurdo de visualizações (500k+) e recebeu links de toda parte do mundo inclusive de excelentes sites autoritários.

5. Compra de links nas assinatura em fóruns
É um método muito comum e funciona muito bem. Imaginem alguém fazer uma oferta ao Asturmas para meter um link na sua assinatura, são praticamente 15.000 de uma única vez, e considerando a "autoridade" do +T, diria até que seria um excelente negócio.

Comprar links nas assinaturas funciona melhor em fórum não ligados ao "webmastering", e é comum encontrar preços bem acessíveis nesse tipo de fórum, pois são pessoas que não tem interesse em fazer concorrência e nem querem perder tempo a criar sites, o único cuidado é na abordagem, escreva de forma profissional e não deixe margem para o destinatário pensar que é algum tipo de scam, convém antes de contactar o membro que se tenha alguma reputação junto a comunidade.

Apesar de ser prática comum, essa técnica perdeu muito peso recentemente, mas ainda vale a pena como um recurso extra e é sempre uma excelente forma de conseguir mais backlinks.

6. Perfil
Esta é na minha opinião a melhor forma de criar backlinks para o seu site, principalmente quando o site é novo e não tem “muito” a oferecer.

Este método consiste em procurar por sites onde seja possivel criar uma página de perfil e colocar o link para o seu site, funciona muito bem e o esforço exigido é mínimo comparado com outros métodos, já que o único trabalho que terá é na criação do seu perfil que ficará visível quase que eternamente.

O objectivo deste artigo é falar sobre linkbuilding, mas não na campanha de linkbuilding como um todo, que é um processo que nunca termina, mas como uma parte a ser adicionada a campanha.
Além da forma tradicional que conhecemos que é trocar links com outros webmasters, ou de criar linkbait e esperar as pessoas “linkarem” ao nosso site, quero mostrar como criar os seus próprios backlinks, isto é, colocar nosso próprio link em sites com alguma autoridade. Ou seja, criar perfil em sites que permitam a criação de perfil e ainda indicar o link para o nosso site e dessa forma receber um "boost" inicial ao nosso website recém criado e ainda 'sem valor'.

Não se trata de fazer spam em comentários ou fóruns (que por acaso também funciona, mas que não é aconselhável), mas sim, de criar páginas de perfil em sites considerados “authority”e deixar lá o nosso link.

A ideia é utilizar sites com algum PR para criar páginas com o nosso perfil com o anchor text de nossa escolha e com o link para a nossa página, aumentando assim o tráfego e os backlinks para o nosso website.

Atenção que você não vai ter um link PR6/7 para o seu site, mas sim numa sub-página sem PR, porem, pelo simples facto da página em questão pertencer a um domínio forte, isso automaticamente fortalece o vosso site.

O método de criar backlinks em páginas de perfil

Antes de começar é necessário conhecer as diferentes formas diferentes de publicar um link, os códigos mais utilizados são;

Código: (HTML:) [Seleccione]
<a href="http://www.seudominio.com">Palavra chaves</a>
Código: (BBCode:) [Seleccione]
[url=http://www.seudominio.com] Palavra chaves [/url]
Código: (Textile:) [Seleccione]
" Palavra chaves ":http://www.seudominio.com
Código: (Wiki Markup:) [Seleccione]
[url: Palavra chaves |http://www.seudominio.com]
Código: (Wiki 2:) [Seleccione]
[http://www.seudominio.com| Palavra chaves]
Código: (Regular Wiki:) [Seleccione]
[http://www.seudominio.com Palavra chaves]
A ideia consiste em encontrar sites que permitam a criação de páginas de perfil, registar-se e criar o perfil, esse técnica pode ou não ser considerada SPAM, depende do ponto de vista, isso é tão SPAM como criar mais do que uma conta no Twitter, Facebook, etc.

A única coisa que faremos é criar um perfil em sites que permitem a criação de perfil. Não vamos enviar mensagens ao membros ou mesmo publicar algo que seja irrelevante, vamos ter apenas um perfil com o nosso link.

Exemplos de sites para criar backlinks
Um exemplo é o site http://mises.org/

para fazer o registo;
http://mises.org/Community/user/CreateUser.aspx?ReturnUrl=

exemplo de uma página de perfil com o link;
http://mises.org/Community/members/jwilson/default.aspx

Onde e como encontrar sites para criar backlinks
Existem várias formas de encontrar esse tipo de sites, onde é permitido criar uma conta, construir o seu perfil e deixar um link para o seu site.

Uma das técnicas mais simples para esse efeito é procurar por 'footprints' (pegadas) em determinados sites e através do google encontrar outros sites que utilizam o mesmo software/script para criamos a nossa conta.

Fica aqui um exemplo de footprint e de como procurar por exemplo sites que utilizam a mesma plataforma do exemplo acima:

no google pesquise por;

'allinurl: user/CreateUser.aspx?ReturnUrl='

Muito Importante - Utilize uma única técnica de cada vez
Algo que é de uma importância enorme é quando se cria uma campanha de backlinks é monitorar os resultados, e só é possivel monitorar os resultados se você esta utilizando uma única técnica.

Um dos principais erros de quem esta começando é tentar tudo e mais um pouco ao mesmo tempo, ou “atirar para todos os lados para ver se acerta alguma coisa” gastando assim um tempo muito precioso em técnicas que geralmente não resultam (ou podem vir a resultar) mas que sem o seu monitoriamento cuidado é difícil saber se estão a obter o resultado pretendido.

O ideal é aplicar um único método, seja ele qual for, e analisar os resultados, se funcionar, óptimo é seguir com o método até deixar de funcionar, se não funcionar é abandonar o método e testar outro. Desta forma é possivel concentrar todos os nossos esforços naquilo que funciona e não perder tempo naquilo que não funciona.

Conclusão
Como em tudo na vida, deverá usar com moderação e bom senso, já que estamos a utilizar o site de outra pessoa para o seu próprio benefício. O melhor é mesmo portar-se “bem”, não fazer spam, e não utilizar o seu perfil para publicitar sites ilegais e/ou adultos ou casinos. É óbvio que se exagerar e colocar 50 links para sites duvidosos o mais natural é que nada funcione.

É uma técnica simples, whitehat, e legal, disso não há dúvidas, se fizer o trabalho bem feito verá o resultado dentro de algum tempo (nunca menos que 3 meses).

Boa sorte e sucesso!


Corrigi alguns erros de português e acentuação.
Parabéns pelo artigo, está muito bom mesmo.
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Corrigi alguns erros de português e acentuação.

Já actualizei, muito obrigado mesmo :)

Parabéns pelo artigo, está muito bom mesmo.

:)