Um artigo aqui no blogue escrito por mim que toca um pouco nessa temática: http://www.maistrafego.pt/direitos-de-autor-da-copia-ao-plagio
A filosofia da Internet é partilha e isso vai acontecer independentemente de existir ou não autorização. A máxima “Se estás na Internet, vais estar em todo o lado mais cedo ou mais tarde“ é uma realidade que tão cedo não vai mudar.
Tudo vai depender de como as coisas acontecem, um caso esporádico de plágio ou utilização indevida de imagens não é algo com o qual uma companhia/webmaster deva perder o seu tempo. Já numa situação persistente a conversa é outra.
Muito bom artigo Jerson, falta aí é uma refência ao FB, porque há gente que pensa que o facebook é uma árvore de Natal e que estão lá presentes no sapatinho para os porem nos seus sites da google ou em outras páginas do facebook, porque consideram-no um mundo à parte, isento de responsabilidades dessa natureza por ser uma rede social e que a sua politica não protege imagens de pessoas/perfis/comentários associados a um perfil quando são expostos em praça pública.
Não é por acaso que as páginas possuem um botão «share».Como o facebook não está associado ao adsense, os users, digamos que perdem um pouco o medo, embora a responsabilidade penal seja a mesma e porque também acham que nada ou pouco têm a perder com isso.
A credebilidade da página entre os fãs diminui, porque como em todo o lado, as pessoas gostam do que é novidade, e as novidades são determinantes para viralizar um post, captar a atenção do público e obter novos like´s.
Muitos decidem arriscar e plagiam da pior forma, retiram os créditos do autor da produção e atribuem os deles.
A desculpa de um plagiador normalmente é sempre que viu as imagens ou conteúdo em outros lados sem créditos, que desconhecem os autores, e que pensam que o mesmo é livre ou até que não se responsabilizam pelas publicações de imagens que lhes são enviadas pelos fãs. (a quarta já é um insulto ao autor)
No fundo o que todos querem é não perder tempo a efectuarem as suas próprias produções ou passar pelo autor da obra, juntar conteúdo de qualidade e conquistar novos like´s ou aumentar o edgerank e engagement, porque se assim não fosse partilhariam através das páginas autoras.
Pelo que eu tenho visto, 75% dos plagiadores retiram os créditos e colocam os deles, 20% retiram apenas os créditos de autor e apenas 5% publicam as imagens exactamente como foram feitas.Em todos os casos é considerado plágio e o conteúdo é removido caso o autor decida denunciar, embora o terceiro exemplo atenue um pouco a «ira» do autor.
Mas como tal, tudo depende da autorização do mesmo,
nada como entrar em contacto com um autor e solicitar o pedido de publicação cordialmente.Quando não são totalmente originais, as produções de conteúdo envolvem perda de tempo em pesquisas para avaliar o que pode ou não constar na produção, contactos a outros autores para pedir permissão de uso de textos, imagens, de traduções, etc.
Muitos desconhecem as penalizações do facebook.
Uma página ou conta de administrador pode ser fechada em caso de reicidência de infracção de propriedade intelectual. O facebook leva muito em conta os direitos autorais, daí a sua rapidez de actuação.
Pessoalmente acho o suporte do facebook muito mais rápido nessa funcionalidade do que o do google.