Independentemente dos problemas técnicos que possam estar a ocorrer acho que no essencial a causa para os rendimentos mais baixo resume-se a isto:
Os ganhos dos publishers são proporcionais ao investimento dos anunciantes no Adwords display. Estamos no Verão e muitos anunciantes cortam o budget ou pausam as campanhas.
Por outro lado, e não menos importante, existem muitos MFAs, alguns alimentados por páginas FB gigantescas, com muito "reach" e que geram muitos cliques mas poucas conversões (tráfego sem qualidade).
À medida que o tempo passa os anunciantes ficam com mais dados sobre as campanhas e limitam o cpc ao mínimo para display ou simplesmente eliminam determinados sites das suas campanhas.
Quem anuncia no Adwords com budgets limitados e objetivos traçados tem de separar as águas:
- cpcs de X€ ou 0.X€ na pesquisa
- cpcs de 0.0X€ no display ou eliminar publishers da rede de display
Resultado:
Para muitos publishers cujos sites não convertem, sobram os anunciantes massivos cuja intenção primordial é o "reach". Ou seja, sobram os cpc baixos.