← CMS - Gestores de Conteúdos

Quanto cobrar por site?

Lida 24800 vezes

Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Exacto eu sou um "cliente comum" limito-me a analisar o aspecto visual e as funcionalidades, mas o mercado funciona assim até porque a maior parte dos clientes não percebe de programação e como tal é um aspecto do trabalho que não consegue avaliar tão bem. De qualquer forma no que diz respeito ao design, aí já é mais fácil de distinguir um bom aspecto de um mau trabalho.

Mas lá está, um design com bom aspecto não significa um bom trabalho, pode não respeitar as normas W3C, por exemplo.
Mas era esse o ponto que queria que chegasses, tu sendo um "cliente comum", se eu te pedir 1000€ por um trabalho que até possa valer 100€, tu não sabes se terá mais qualidade.
Por isso, o parâmetro da qualidade ser complicado de medir e/ou mesmo quantificar, penso que parte mais da pessoa que faz o trabalho se valoriza ou não o seu trabalho, claro está que esse trabalho depois pode ser avaliado por quem perceba, mas em situações normais raramente o é, e por isso mesmo vemos orçamentos absurdos como já aqui referiram sites de 99.500€ para o governo onde colocaram drupal + uma theme qualquer e pouco mais.
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

o governo pagou 99.500€ por um site em drupal, por isso basicamente podes levar o preço que quiseres, lol

Em Espanha pagaram 135.000 euros por um site em wordpress com um theme gratuito adaptado.
Offline

imaginART 
Membro
Mensagens 78 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

No meu caso, também faço alguns websites para clientes... normalmente utilizo Joomla.
Nunca aceito websites abaixo de 400€... acho que não compensa, mesmo não sendo nada de outro mundo...
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Posso dar outro exemplo, quando o cliente tem grandes quantias de dinheiro que não é directamente deles e querem mesmo algo não lhes custa gastar.

Um cliente pediu-me para adquirir uma imagem que com as licenças manhosas que tinha o prazo para o que queríamos ficava por mais de 1000 euros. Apresentei alternativa que sinceramente acho que ficava melhor e custava cerca de $3 dólares. O cliente teimou que queria a outra. Por 1000 euros eu conseguia contratar uma modelo e tirar umas 100 ou mais fotos.

Isto de trabalhar com dinheiro de outros tem muito que se lhe diga.
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

No acto isolado além de teres que declarar no final do ano na declaração de IRS, terás que cobrar 20% de IVA e entrega-lo na repartição de finanças nos 15 dias seguintes.
Offline

yoda.pt 
Membro
Mensagens 49 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Instalar e configura CMS's paga assim tão bem? Porra, tenho de deixar a programação de soluções à medida de parte que isso paga muito bem para quem não faz quase nada :|

Mesmo, muito ingrato o trabalho de programador comparado ao de design.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Um dia destes vi ai um site feito em Wordpress com um theme gratuito em que o orçamento foi de 130 mil $ ou €. Se encontrar coloco por aqui.

Update. Aqui está: http://www.fraggleblog.es/index.php/2009/10/21/xunta-de-galicia-y-xacobeo-2010-en-mi-opinion-un-robo/


 :-? :-? :-? :-? :-?

isto há cada palerma no mundo.

quanto aos preços como já por ai foi dito depende de muita coisa. muito aproveitam-se da falta do conhecimento dos clientes eu sinceramente não acho que seja o melhor caminho, mas agora tu é que sabes

em relação aos preços depende também para quem é feito, se for para uma empresa conceitua pode-se sempre levar mais alguma coisa. etc etc

isso vai depender de muitas coisas. agora o que estaga o preço dos grandes profissionais, é aqueles que pensam que sabem muito e instalam um wordpress e um template e já pedem um preço absurdo, coisas que eu já fazia com 15/16anos quando começei a entrar por este mundo:) graças a eles a vida de webdesigner não da para se ganhar para comer lool
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Só me registei para dar uma breve opinião. Mas posso até ficar por aqui :)

Se estás a começar, não sejas muito "ambicioso" com os preços.

Se já tens "obra" para mostrar, avalia o teu preço por hora, saberás o que é um valor justo para ti.

Se és bom podes cobrar quase o que quiseres.

Se estás numa fase Zen de "faço se me apetecer e pagarem bem", cobra os olhos da cara.


Agora cada um que pense no seu caso.

Eu para trabalhar de graça prefiro ficar sentada (já foi tempo de aceitar qualquer m***a, agora pagam e não bufam, senão vão a outro lado, tou-me bem lixando).
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

em relação aos preços depende também para quem é feito, se for para uma empresa conceitua pode-se sempre levar mais alguma coisa. etc etc

Acima disso, depende mais de quem o faz.

isso vai depender de muitas coisas. agora o que estaga o preço dos grandes profissionais, é aqueles que pensam que sabem muito e instalam um wordpress e um template e já pedem um preço absurdo, coisas que eu já fazia com 15/16anos quando começei a entrar por este mundo:) graças a eles a vida de webdesigner não da para se ganhar para comer lool

Eu para trabalhar de graça prefiro ficar sentada (já foi tempo de aceitar qualquer m***a, agora pagam e não bufam, senão vão a outro lado, tou-me bem lixando).

Também depende do ponto de vista.
Há coisas que por serem de "graça" podem trazer muitas mais valias de futuro.

Já fiz trabalhos de graça, não é por aí.
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Há coisas que por serem de "graça" podem trazer muitas mais valias de futuro.

Já fiz trabalhos de graça, não é por aí.

Fia-te nessa.
Em 90% das vezes é puro trabalho escravo... Quem quiser que o faça eu não obrigada!
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Fia-te nessa.
Em 90% das vezes é puro trabalho escravo... Quem quiser que o faça eu não obrigada!

Então quem trabalha em comunidades open-source é escravo?
Quem faz um trabalho para uma instituição sem fins lucrativos (por exemplo de caridade) é escravo?

Podia continuar com os exemplos, mas se isso é ser escravo, confesso, sou um escravo então.
Offline

batmitra 
Membro
Mensagens 160 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Que bela conversa :)

Meus caros, estive a ler todas as opiniões e achei que devia partilhar a minha.

Eu , no meu dia a dia , sou programador e por questões de trabalho , neste momento desenvolvo portais em .NET, C# para ser mais exacto. Esses portais assentam numa base de dados que contém informação , que para o comum dos mortais é irrelevante mas que para o serviço tem um valor inestimável.

Ora é ai que vem por vezes o valor destes trabalhos de que se fala aqui, quanto cobrar etc. Um cliente que quer instalado um CMS, implica um cliente que quer uma BD, ora se fossem a desenvolver um Wordpress digamos, de raíz, já imaginaram quantas horas demorariam ? Pois o trabalho fica "facilitado" com os CMS gratuitos mas como já foi dito por aqui, o trabalho de instalação, configuração e layout, por vezes não é nada fácil.

Eu próprio , também faço trabalhos para fora e posso dizer que já instalei e configurei uns quantos Wordpress porque os clientes não precisam de mais do que aquilo para trabalhar no que querem. Os meu preços incluem algo importante que é a formação do cliente para saber trabalhar com o produto. Eu tenho uma postura para com os clientes de dizer que apenas cobro o meu trabalho e não a plataforma, porque esta é gratuita, não tenho problemas em revelar isto aos clientes porque sinto-me a teabalhar com honestidade.

Agora, o valor do meu trabalho não pode ser pago com tostões, porque para ganhar 250 € por um site, nem saio de casa.
Os sites com base em CMS gratuitas estão a ter cada vez mais saida mas desenganem-se ao pensar que é fácil prestar um bom serviço facilmente, pois o cliente quer sempre mais do que aquilo que pede no inicio :).

Umas coisas para pensarem , que já me alonguei e isto daqui a pouco parece uma tese de mestrado :

Custo de tempo por hora : se vão a um mecânico seja para o que for o valor de mão de obra é no minimo de 20 €, porque não pode ser o mesmo num site?

Consultoria : Sabem o que é? bem , resumidamente são as reuniões com os clientes para decidirem o que querem fazer mesmo antes de arrancarem com um projecto, já calcularam custos para isto? principlamente se houver deslocações?

Planeamento: Como fazer, onde alojar, etc , etc. , isto demora tempo e claro, tem custos

Formação: Quanto tempo precisam para ensinar alguém a mexer no site?

Acompanhamento: Não pensem (isto é para os novatos) que um trabalho morre depois de entregue, aí , se quiserem conservar o cliente para futuros negócios ou mesmo serem indicados por eles para outros trabalhos, têm que estar disponíveis para esclarecer as milhares de dúvidas que surgem até realmente se adaptarem e isto tem um custo.



por agora fico-me por aqui porque há muitos outros factores a considerar quando se aceita um trabalho , nem que seja para fazer uma "simples" instalação de um CMS gratuito.

P.S- Open Source não significa gratuito :)
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu próprio , também faço trabalhos para fora e posso dizer que já instalei e configurei uns quantos Wordpress porque os clientes não precisam de mais do que aquilo para trabalhar no que querem. Os meu preços incluem algo importante que é a formação do cliente para saber trabalhar com o produto. Eu tenho uma postura para com os clientes de dizer que apenas cobro o meu trabalho e não a plataforma, porque esta é gratuita, não tenho problemas em revelar isto aos clientes porque sinto-me a teabalhar com honestidade.

Referiste aqui um ponto importante, a honestidade, o cliente deve pagar pelo trabalho, e apenas por ele.
O cliente não tem que pagar por uma plataforma que já foi feita, mas tem que pagar pela instalação/configuração/modificação da mesma, esse é o trabalho.

P.S- Open Source não significa gratuito :)

Já agora, e porque fui eu que frisei, não conheço/participo muitas comunidades open-source, mas todas as que conheço/participo o trabalho feito é trabalho "voluntário", sem remunerações, foi daí que dei o exemplo no meu post, se não fui explicito, lamento e fica a correcção.
Offline

batmitra 
Membro
Mensagens 160 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts


Já agora, e porque fui eu que frisei, não conheço/participo muitas comunidades open-source, mas todas as que conheço/participo o trabalho feito é trabalho "voluntário", sem remunerações, foi daí que dei o exemplo no meu post, se não fui explicito, lamento e fica a correcção.

Não estava a atacar ninguém, estava apenas a chamar a atenção para diferença entre open source e software gratuito porque existe ainda muita confusão acerca disso.
Apesar das comunidades open source trabalharem no regime de voluntariado não quer dizer que não possam/devam tirar partido desse trabalho e nesse sentido vender software.

Um dos grandes exemplos disso é o próprio LINUX, que apesar do ubuntu ser gratuito e ser open source, temos a Red Hat que distribui a sua versão de Linux e cobra por isso e pela assistência e posso-vos dizer com conhecimento de causa, os preços não ficam muito longe dos praticados pela Microsoft.


O wordpress tb não deixa de ser um exemplo , pois esse cms open source já rendeu alguns milhões de dólares aos seus criadores ...

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2


em relação aos preços depende também para quem é feito, se for para uma empresa conceitua pode-se sempre levar mais alguma coisa. etc etc


Esse é um ponto de vista com o qual discordo completamente, acho que o preço é determinado pelo volume, complexidade do trabalho e também pela capacidade do webdesigner/programador. O preço deve ser o mesmo quer se esteja a trabalhar para uma empresa conceituada, quer se esteja a trabalhar para uma pequena empresa, é uma questão de honestidade. Acho que o comportamento como o mecânico da esquina que quando tem um cliente com mais dinheiro tenta aproveitar-se, simplesmente não é correcto.