Bom com relação aos artigos que indiquei eles ensinam justamente como se mascarar estas ligações na própria hospedagem e o sítio indicado encurta a ligação (mascarando-a) para quem é a favor de fazer isto.
Eu particularmente incentivo as pessoas a mascararem estas ligações simplesmente pelo fato de que estes programas funcionam à base de sessões e/ou cookies, uma vez acessados pela ligação que contém o ID (mesmo através de mascaramento), o ID é gravado. Então, mesmo que uma pessoa em seguida digite o endereço (URL) do programa em questão (sem o ID), normalmente estes programas mantém a indicação (normalmente o único jeito que teriam para mudar o ID seria se suas URLs fossem acessadas por outro ID, se fechasse o navegador [sessão] ou se passasse um longo tempo sem voltar no programa [cookies]) daí a importância que dou a este mascaramento para garantir suas comissões.
Eu creio que poucas pessoas escrevem em uma página inteira: "Ganhe muito diheiro, clique aqui" <-- colocando unicamente uma ligação do tipo
http://981274272242244/92374243 sem dizer nada. Normalmente se explica que tipo de programa é ou cria se um artigo relacionado ao produto e coloca-se a ligação.
Eu não acho este mascaramento um desespero para ganhar a qualquer custo, isto é uma técnica como qualquer outra, assim como participar de programas de afiliados é uma técnica para ganhar dinheiro, assim como participar de programas de geração de tráfego é uma técnica para gerar tráfego... técnicas são técnicas e as usam quem as dominam e quem quer, existem para que sejam alcançados objetivos.
Então, reafirmando, sou totalmente a favor de se mascarar (fazer redirecionamentos) em ligações de afiliados para ter mais probabilidades que teremos nossas comissões (mesmo com aqueles que retiram o ID). Afinal, quem participa de programas de afiliados está trabalhando.