← Conversa Geral

ainda o Google

Lida 3896 vezes

Offline

icaro 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

PODE SER A NOVA MICROSOFT OU UMA BOLHA À BEIRA DE REBENTAR

Todos os dias pelo menos 200 milhões de pessoas usam o Google. Mas a empresa Google é hoje em dia muito mais do que o motor de busca Google. A empresa criada por Sergei Brin e Larry Page desenvolveu uma série de serviços e aplicações para lá da pesquisa da Web, algumas inovadoras (como o Google Earth), outras versões transformadas de tecnologia já existente (como o GMail).
A expectativa em relação ao que a Google vai fazer a seguir é enorme. Os mercados financeiros especulam que, através de aquisições ou de lançamentos de novos produtos, a Google pode querer desafiar a Microsoft pelo controlo do mundo informático.
Mas quase tudo o que a Google faz é gratuito - essa é de resto uma das chaves do seu sucesso. As suas receitas dependem quase exclusivamente da publicidade. Como se justifica então que a sua capitalização de mercado ultrapasse os 74 mil milhões de euros - mais do que os três grandes construtores automóveis dos EUA juntos?
Uma coisa é certa: a Google tem muito dinheiro para gastar. Esta semana, anunciou a emissão de uma nova série de acções, através da qual irá angariar mais capital; analistas do banco de investimentos Merril Lynch estimam que a empresa californiana tem pelo menos 5800 milhões de euros para investir.
Investir no quê? Este mês, houve especulação de que a Google poderia adquirir a AOL (maior fornecedor de acesso à Internet dos EUA) ou a Reuters (a maior agência noticiosa e financeira do mundo).
A Google não confirma nem desmente. A empresa é bastante misteriosa, e as suas intenções difíceis de interpretar. A revista Business 2.0 escreveu que a Google está a comprar discretamente fibra óptica nos EUA - dando azo a especulações sobre uma "GoogleNet", uma espécie de Internet paralela da Google.
Há mais. A partir de páginas com informações algo crípticas sobre um projecto de wireless, a imprensa americana especula que a Google se prepara para oferecer acesso à Internet sem fios gratuito em hotspots na área de São Francisco - ou em toda a Califórnia - ou em todos os EUA - ou até, augurava um articulista audaz no Miami Herald, em "todo o planeta Terra" (a informação disponibilizada pela Google sobre este assunto está em wifi.google.com/faq.html).
Alguns dos planos da Google não estão no campo da especulação. A empresa lançou no final do mês passado a nova versão do Google Desktop - um programa para centralizar a organização da área de trabalho de um computador pessoal. Observadores da indústria informática entendem o Google Desktop, e outros programas lançados pela Google, como parte de uma estratégia para criar uma alternativa ao monopólio do sistema operativo Windows.
O confronto com a Microsoft tem assumido contornos curiosos - no início do mês, a Google garantiu em tribunal o direito de contratar o cientista chinês Kai-Fu Lee, "roubado" ao gigante de Bill Gates.

Maior que Harry Potter
e a Matrix
A Google pode ou não ter um plano para enfrentar a Microsoft no médio prazo. Mas não há dúvida de que é uma empresa e uma marca na moda. Google já é usado como verbo na língua inglesa; é fácil perder a conta do número de ferramentas e serviços (quase todos em fase "beta", ou seja, de testes) lançados pela firma.
A Google tem à sua volta uma aura semelhante à dos pioneiros das "dot com". Há duas semanas, a firma contratou Vint Cerf, um dos criadores da Arpanet e considerado um dos "gurus" da revolução da Internet. O título atribuído a Cerf na hierarquia da Google é 100 por cento Sillicon Valley: "Evangelista-chefe da Internet".
O problema é que muitos dos pioneiros da Internet acabaram falidos. Não será o caso da Google - a empresa dá lucro. Mesmo assim, a sua capitalização de mercado é difícil de explicar.
A Google é a empresa do ramo das comunicações mais valiosa do mundo. Vale mais que a Time Warner - que inclui televisões, revistas, estúdios de cinema, redes de distribuição e um enorme catálogo de propriedades intelectuais (por exemplo, as séries de filmes Harry Potter ou Matrix)
E vale mais que Detroit: as três grandes construtoras automóveis americanas, General Motors, Ford e Daimler Chrysler, valem em mercado respectivamente 14 mil milhões, 14,5 mil milhões e 42 mil milhões de euros. Todas juntas, menos que os 74 mil milhões da Google.
A Google dá lucro, mas mesmo esse lucro é relativamente reduzido. No primeiro semestre deste ano, registou o seu melhor resultado de sempre, 590 milhões de euros em lucros. Por comparação, a Portugal Telecom obteve quase metade desse valor no primeiro semestre de 2005, um valor que até foi inferior ao do período homólogo 2004 - e ninguém espera que a PT se torne na empresa mais importante do século XXI.
As acções da Google foram colocadas na bolsa de Nova Iorque em Agosto do ano passado, numa das ofertas públicas mais seguidas de sempre. O preço inicial era de 117 dólares; ontem, cada acção da Google valia 314 dólares. Até quando é que pode manter este ritmo de crescimento?

fonte: jornal o público
Offline

icaro 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Nem tudo o que brilha é Google
Inês Rodrigues

Criticos do gigante informático interrogam-se sobre possíveis quebras de privacidade da informação recolhida pelo mais utilizado motor de pesquisa na Internet

Com cerca de 80 por cento das pesquisas mundiais a serem realizadas no seu site, o Google tem praticamente um monopólio das pesquisas na rede. A tecnologia por trás deste sucesso tem um nome: PageRank. Desenvolvido pelos fundadores Larry Page e Sergey Brin em 1998, enquanto ainda andavam na escola, mais precisamente em Stanford. O nome original era "Back rub" ou seja, massagem nas costas.
O Google explica no seu site que este sistema é em primeiro lugar "democrático". "O Google interpreta um link da página A para a página B, como um voto da página A na página B". Simples e eficaz. Quantos mais votos, ou palmadinhas nas costas de outros sites, mais alto o lugar nos resultados de pesquisa. Mas o Google também analisa a página que "vota". Votos de páginas que são elas próprias "importantes" pesam mais e ajudam a tornar outras páginas "importantes".
Os críticos do Google afirmam que este sistema é exactamente o contrário de democrático: "O algoritmo primário de ranking do Google tem menos a ver com a qualidade das páginas Internet do que com o "poder da popularidade" das páginas. A abordagem é anti-democrática uma vez que as páginas que já são poderosas recebem poder extra para ungirem outras páginas como poderosas" pode ler-se no site google-watch.org. O site é mantido por Daniel Brandt e quer "encorajar um maior escrutínio às operações da empresa".
Como nada na Internet fica sem resposta, também existe um observatório do Google Watch. Nessa página, o leitor é informado da vendetta pessoal contra de Brandt contra a Google, por o seu site não aparecer nas pesquisas.
Além da organização dos resultados, existem outras questões importantes - que não são exclusivas do Google - relacionadas com a privacidade. O Google utiliza um único cookie para cada utilizador individual num computador (um cookie é um pedaço de informação enviado pelos sites para dentro dos nossos computadores). A informação recolhida permite à companhia saber a data e hora em que o utilizador fez uma pesquisa, termos e resultados dessa pesquisa. Não existe nenhuma forma de aceder ou apagar esta informação. A Google não diz porque é precisa de guardar esta informação até 2038.
É certo que o presidente da Sun MicroSystems, Scott McNealy, disse, em 1999, a propósito dos que se preocupam com privacidade: "Já tens privacidade zero. Esquece." E o acumular de informação por uma empresa que opera na Internet, pode não parecer excessivamente preocupante, para a maioria dos utilizadores. Mas Shi Tao, o editor de um jornal chinês, actualmente a cumprir uma pena de 10 anos por "revelar segredos de estado a entidades estrangeiras" tem provavelmente outra opinião. Em Abril de 2004, Tao enviou notas que tirou numa conferência de imprensa sobre a comemoração do 15º aniversário do massacre em Tiananmen, por e-mail a um jornalista americano. A Yahoo, fornecedor do e-mail utilizado por Tao, forneceu ao governo chinês dados que permitiram a sua localização e detenção.

fonte: jornal o Público
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

icaro obrigado pelo artigo, aceitam-se apostas sobre qual o novo projecto do google  :lol:

Quanto ao valor dele na bolsa... acho que a bolsa especulativa vai continuar :roll:
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 6
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Já o tinha lido no jornal! É um excelente artigo!

Eu acredito que o Google esteja a preparar um SO. É a guerra aberta com a Microsoft...

PS: ViiPER, bem-vindo de volta! :D Já não te "via" há algum tempo ;)
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "fpware"
Eu acredito que o Google esteja a preparar um SO. É a guerra aberta com a Microsoft...

Também acredito que sim, talvez um linux em versão melhorada.
Mas como a alma é o segredo do negocio devem ter mais surpresas na manga.

Citação de: "fpware"
PS: ViiPER, bem-vindo de volta! :D Já não te "via" há algum tempo ;)

 8)
Offline

gaya 
Membro
Mensagens 366 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Um SO novo não acredito. Não acredito tb que seja um linux "melhorado" mas já ouve falar da aquisição do projecto ubuntu pelo Google. ou melhor ainda,, um pequeno projecto paralelo (mas associado) chamado kunbuntu.

Ok, eu explico. Devem estar já a pensar "que raio é isso do ucoiso". Ubuntu é uma palavra africana que significa "eu sou o que sou por aquilo que nós somos". Confuso? É uma coisa que no marketing se chama sinergia. O meu valor associado ao dos meus parceiros é superior à soma dos nossos valores individuais. O Ubuntu não pretende ser uma revolução drástica. Pelo contrário. Quer pegar no que está bem feito e meter de forma a que todos possam usar. Ou seja, o que o google quer. Se virem bem, o adsense é provavelmente o sistema mais facil de usar do mundo. Meia dúzia de passos e tá feita a coisa. Aquilo detecta o conteúdo e mete os anuncios certos e tunga. É fazer paste e escrever conteúdo, mais nada.

Kubuntu vs. Ubuntu é simples a diferença. No mundo da linux há dois grandes desktops. O Gnome e o KDE. O Ubuntu tras gnome e o kunbuntu KDE. Eu uso este segundo.

mais info -> http://www.ubuntulinux.org/
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Interessante ainda não tinha ouvido falar no "ucoiso"  :lol:

obrigado pelo link e pelo esclarecimento, vou dar uma olhadela.
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 6
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

como sempre um excelente post gaya! :D
Offline

Tartaruga 
Membro
Mensagens 2908 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nice!

I'm a google fan!
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 6
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 6
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Offline

__nan__ 
Membro
Mensagens 254 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Citação de: "ViiPER"
icaro obrigado pelo artigo, aceitam-se apostas sobre qual o novo projecto do google  :lol:
:roll:



próximo projecto..
Google TV...., em fase de contratação, de pessoal, para novo projecto, se disseram que eu disse, eu nego, e á muitos mais na manga, oportunamnete...........

até breve
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "__nan__"
Citação de: "ViiPER"
icaro obrigado pelo artigo, aceitam-se apostas sobre qual o novo projecto do google  :lol:
:roll:



próximo projecto..
Google TV...., em fase de contratação, de pessoal, para novo projecto, se disseram que eu disse, eu nego, e á muitos mais na manga, oportunamnete...........

até breve

essa eu já esperava, agora não sei se to enganado mas tenho a sensaçao que já li que o google tem uma tv em parceria com outra empresa :-k
Offline

gaya 
Membro
Mensagens 366 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Não tem uma televisão. Apenas fornece conteúdos à pazada para a E! Entertainment. dizem que haverá um casamento entre a Comedy Central e o Google. Pah, eu vou adorar! ehe