já há muito tempo que não fazia uma coisa destas... cá vai!
Formulários e validação no mesmo ficheirook... um formulário é algo relativamente simples. Mas vamos aqui ver como se faz com somente um campo. Um formulário para meterem um mail para assinar uma newsletter:
<form method="POST" action="DESTINO">
<input type="text" name="mail" size="20">
<input type="submit" value="Submeter" name="botao">
</form>
ok, isto é um formulário simples em que pede um valor e designa esse valor numa variavel "mail". acho que nisto ninguém tem duvidas.

então, os visitantes, quando inserem o mail, vão ser "dirigidos" para uma página que o vai verificar. seria algo assim:
if ($mail<>null){EXPRESSÂO_PARA_CONTINUAR}
aqui, vai-se verificar se o mail está preenchido. Se não estiver, devolve o respectivo erro. Quem usa esta expressão para o mail, pode usar para qualquer campo do formulário.
Então, como ligar as duas no mesmo ficheiro e fazer tudo muito claro para o visitante?
assim:
<form method="POST" action="teste.php">
</form>
<?
if($mail<>null){O_QUE_FAZER_PARA_CONTINUAR}
else{O_QUE_FAZER_EM_ERRO}
?>
vamos complicar? vamos por dois campos no formulário;)
<input type="text" name="nome" size="20">
</form>
<?
if($nome<>null and $mail<>null){
O_QUE_FAZER_PARA_CONTINUAR
}
else{
O_QUE_FAZER_EM_ERRO
}
?>
façam o upload para um servidor com o nome teste.php e vejam. Se preencheram os dois campos, ele segue com a primeira hipótese. Se não preencherem um dels, ele fica-se pela segunda hipótese.
se não quiserem carregar uma expressão personalizada, usem este script, que já está definido para mandar uma mensagem

:
<input type="text" name="nome" size="20">
</form>
<?
if($nome<>null and $mail<>null){
echo"OK!";
}
else{
echo"NOP!";
}
?>
Na próxima sessão, vamos tentar dar uma continuação a este mesmo formulário. Digam-me, o que preferem? inserir numa bd? mandar um mail directamente? estou aberto a sugestões!