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[Entrevista] Manuel Ramalho Eanes - Rebranding da Optimus

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RaPtOr 
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Manuel Ramalho Eanes - Rebranding da Optimus

Manuel Ramalho Eanes ex-Director de Marketing da Optimus, numa entrevista exclusiva ao MktOnline.net, aproveita para fazer um balanço sobre "o maior rebranding alguma vez feito em Portugal".



MktOnline.net - Uma década depois de se ter apresentado ao mercado como terceiro operador de telemóveis, a Optimus renasceu, este ano. O que esteve na base da mudança e quais foram os objectivos da mesma?

Manuel Ramalho Eanes - Na base desta mudança esteve em primeiro lugar o cumprimento de uma promessa. Nove anos passados do nascimento da Optimus, a promessa de entregar a todos a possibilidade de falar em mobilidade com qualidade superior e preço justo foi devidamente e completamente entregue.

Era preciso, portanto encontrar uma nova promessa e um novo “pacto” de relação com os nossos clientes e com os consumidores. Por isso mudámos de forma marcante, para poder dizer às pessoas que queríamos com elas construir um futuro móvel mais rico, mais livre mais de acordo com os seus desejos e por isso nos transformámos no magma e perguntámos “de que é que precisas”.


MktOnline.net
- Com a nova imagem, a Optimus passou do boomerang ao magma; do "Experimenta" ao "De que é que precisas?"; de um pantone laranja a toda a gama de laranjas; o 'lettering' mudou para minúsculas; e o consumidor ficou no centro da acção. Pode explicar o porquê destas escolhas?

Manuel Ramalho Eanes - A resposta está de facto na pergunta. Colocar o consumidor no centro da acção implicou perguntar (“De que é que precisas?”), pôr-se ao seu serviço de forma completamente plástica (Magma), ficar mais perto (minúsculas) e ser mais rico em potencial (mais tons). É o conjunto que materializa a maneira como nos queremos relacionar com as pessoas – a proximidade, o optimismo a plasticidade rica de surpresas e de magia.


MktOnline.net - Não tiveram receio de que ao se querer tornar moldável a cada indivíduo, a marca não tivesse força suficiente para criar uma imagem na mente do consumidor?

Manuel Ramalho Eanes - Entendemos que as imagens fortes não se impõem mas antes se constroem a partir do conjunto de experiências de relação directa e indirecta com a marca. Não precisamos por isso de ser e significar o mesmo para todas as pessoas mas que haja algo de comum, positivo e rico muito forte no que sentem sobre nós e sobre como nos relacionamos com elas.

Está entrevista está no http://MKTOnline.net ao qual para terem acesso a entrevista completa devem realizar um registo no portal.
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MarKo 
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A Optimus, tem muito trabalho pela frente, dificilmente deixará de ser a terceira operadora em Portugal!

Contudo tem de se reconhecer que começaram o ano de 2008 com muita força ao nível do MKT e, com ideias com muito potencial, mas perderam o folgo logo no primeiro trimestre.
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asturmas 
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Gostei bastante da entrevista mas realmente uns meses depois a imagem enfraqueceu
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muiomuio 
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Notou-se bem a mudança de atitude da Optimus, e os anúncios televisivos são excelentes mas para conseguir uma maior share do mercado precisa de crescer.

Para fazer isso terá de comunicar com o lado emotivo o que, visto que estamos num país comodista e conservador em relação a mudanças, é complicado.

É meter marketing de guerrilha aí para cima, marketing viral e estar constantemente em campanha   :+trafego:
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MarKo 
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Gosto do "andas a levar tanga da tua operadora?" (...) apesar da ambiguidade da questão.

O problema é que o TAG, sendo diferente dos da concorrência, não é melhor, pelo contrário, já para não falar que eles tem um universo muito mais pequeno.
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spec 
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Acho a TAG um tarifário inovador e diferente da concorrência, parabéns à optimus
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goodsound 
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Mas por vezes a Óptimos falha em algumas coisas, Por exemplo isto, mas também todas falham, nenhuma é perfeita como é óbvio.
Porque será que aconteceu isto?
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Diogo Pinto 
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Discriminação? Não percebo a razão dessa palavra... Eles recebem na mesmo o pc, mas em casa, para evitar fraudes e para a loja não ficar a arder... ;)
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mix_93 
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Discriminação? Não percebo a razão dessa palavra... Eles recebem na mesmo o pc, mas em casa, para evitar fraudes e para a loja não ficar a arder... ;)
Se se tem de apresentar um documento na loja e na Internet apenas um numero acho que fica mais que comprovado, ir a uma loja e se ter os mesmos benefícios.
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Diogo Pinto 
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Discriminação? Não percebo a razão dessa palavra... Eles recebem na mesmo o pc, mas em casa, para evitar fraudes e para a loja não ficar a arder... ;)
Se se tem de apresentar um documento na loja e na Internet apenas um numero acho que fica mais que comprovado, ir a uma loja e se ter os mesmos benefícios.

Nem é assim tão linear, nem assim tão simples ;) Mas chega de offtopic :grin:
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goodsound 
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Discriminação? Não percebo a razão dessa palavra... Eles recebem na mesmo o pc, mas em casa, para evitar fraudes e para a loja não ficar a arder... ;)
Se se tem de apresentar um documento na loja e na Internet apenas um numero acho que fica mais que comprovado, ir a uma loja e se ter os mesmos benefícios.

Nem é assim tão linear, nem assim tão simples ;) Mas chega de offtopic :grin:
Nem é bem OffTopic, isto no fundo até está relacionado com o tópico.
Postei isto, apenas porque está a causar muita polémica, e no fundo está um pouco relacionado com as técnicas adotadas para Marketing da parte desta empresa.