Estou capaz de aceitar o desafio de produzir um case study acerca do mercado de hosting em Portugal e no Brasil, apoiando-me nos recursos, conhecimentos e contactos de que disponho actualmente, tanto cá como do outro lado do Atlântico, e analisar uma série de aspectos que poderão ser considerados cruciais na hora de seleccionar uma empresa de alojamento em detrimento de outra.
Sem flammes e sem demasiado offtopic, pedia aos presentes que conseguimos delinear uma estrutura para o estudo, baseada por tópicos e áreas de acção, como por exemplo a parte comercial, técnica, serviço pós-venda, infraestrutura, entre outras coisas. Se por ventura começarem os flammes ou as discussões inúteis do costume, acaba-se com a ideia e quem tiver paciência que tome o leme do barco.
Ora vamos lá começar!
Estudo de mercado do hosting em Portugal e Brasil
1. SERVIÇO COMERCIAL- Preço
- Qualidade da Oferta
- Variedade da Oferta
- Meios de comunicação disponíveis
- Horários e nível de atendimento
2. SERVIÇO TÉCNICO- Capacidade de resposta
- Tempo de resposta
- Meios disponíveis para contacto
- Serviço de Urgência (sim/não)
- Qualidade do suporte
3. INFRAESTRUTURA- Qualidade da Infraestrutura técnica
- Qualidade do hardware utilizado
- Número de máquinas e/ou opções disponíveis
- Capacidade de reposição e/ou reparação de uma máquina independentemente do tipo
- Análise de situações de risco e possíveis respostas por parte da empresa
- Nível de segurança de dados e capacidade de backup e salvaguarda de informação
4. WEBSITE- Qualidade visual do website
- Formato e curva de aprendizagem na loja de e-commerce
- Opções de pagamento disponíveis
- Leque de informação e tutoriais disponíveis para consulta
- Qualidade do sistema de carrinho de compras e pagamentos electrónicos
- Nível de segurança e encriptação de dados nos momentos de transacção e navegação
- Qualidade do painel administrativo
- Sistema de afiliação - análise ao formato, comissões, banners, disponibilidades, etc.
5. SERVIÇO PÓS-VENDA- Nível de acompanhamento dado ao cliente
- Tipos de suporte disponíveis para acompanhamento virtual e/ou telefónico
- Capacidade de resposta em diversos tipos de situações e pedidos
- Alertas e acompanhamento da facturação
- Empresa constituida e com capacidade para passar facturas? (sim/não)
Isto são apenas umas ideias iniciais que formulei inicialmente. A ideia é desenvolvê-las ao máximo e se possível inserir mais pontos de análise.
Digam o que pensam.