Isso tem a ver com patentes de software.
Nos eua tudo o que ves, grande parte so software , sites, principios tecnologicos na web estão patenteados o que faz com que de facto os negocios Web nos EUa valham alguma coisa

. Não pelas marcas somente , nao pela tecnologia (que pode ser copiada), mas sim pelos principios/modelso de negocio que estao patenteados e esses sim valem dinheiro!
Para teres ideia do peso do que os registos de patentes podem ter em toda a web ve o caso sucedido que colocou a amazon cntra barnsandnbolbes
Varios principios na web estao patenteados ha muito, o conceito de one step shop da amazon (one click buy) foi um dos que gerou muita polemica nos idos anos 98/99 , quando o seo rival barnandnobles...tb tentou entrar no principio de um click um buy.
Claro que a Amazon so se chateou, pois tratava-se do seu mais directo rival na altura (barnsandnobles) e interpos um processo contra eles alegando que eles tinham uma patente generica que dizia isto (tao somente isto): Metodo que possibilita ao consumidor adquirir um produto/serviço apenas com um clcik na tecla direita do rato".lol
Claro que a barnsanobles teve que alterar-se tecnologicamente e passou a obrigar os clientes a 2 clicks!!.lol (é verdade) so para nao ter de incorrer em elevadas multas por estar a utilizar um principio patentado pela amazon.
Isto para explicar que na prática a Amazon se quisesse (ou qualquer outro que tenha patentes registadas) pode interpor processo contra qualquer site que utilize os seus principaios patenteados (imaginem a quantidade de sites que se eles quiserem podem meter na falência, se simplesmente quiserem fazer usufruto dessa patente!!)!!..
é pelas patentes que os negocios web e tecnlogia valem dinheiro nos EUa e na Europa NÃO VALEM NADA(somente pela notoriedade, mas isso com uns milhares ou milhoes ganha-se facilmente com outra marca)..
Faz trasnladar isso para o conceito open source e tás a ver o embr~´oglio que todos os testinhas pensantes do open source se metem aio todos os dias estarem a "copiar" modelos de negocio já patenteados pela industria e pelas mais poderosas companhias!! (ha empresas com mais de 10.000 patentes tao simplorias na sua dscrição como "processo com faz comprar bananas com o rato ")
Que problemas adevém para a industria com a leia das patentes?
Ora a tecnologia nao evolui e se evolui esta sempre nas maos das empresas riquissimas que conseguem comprar as livcencas de patentes (que custam qualquer coisa como varias centenas a milhoes de euors, depende da abrangencai territorial da patente)
be..mas isto é nos EUa..agora querem vir para cima da Europa com esse conceito, ou seja somente agumas empresas poderão utilizar determinados modelos de negocio e tudo o que tiver ao abrigo de alguma patente, Pimba leva na costela .
Se eu for dono de alguma patente tecnologica em territorio europeu, rapidamente retiro qualquer tipo do mercado ou entao pagam-me elevadas quantias!!
Pá poderia estar aqui a falar bue disso, ha mutio mais para falar..mas julgo ser este o principio base que se discute !!
Eu pessoalmente souadepto do NIM!!! (nem sim, nem nao) ..nao vou proferir a razão do meu "NIM" porque seriam pelo menos 4 paginas!!.lol
Acho que exta explicacao cheia de erros ortgograficos (estou com pressa para caraças) te elucidará um pouco melhor
Abraco de bom fim de semana
BC