Desde dia 2 de fevereiro de 2017,varios publishers queixaram-se duma queda brusca de CTR que teve como implicância o filtro que google anunciou em 2012 de colocar verificacao apos clique em banners e links em dispostivos mobile (basicamente um botão para continuar a navegação para o site do anunciante).
Aparentemente varios publishers tiveram os sites afetados por este filtro, o ctr caiu brutalmente e não encontram jeito de voltar ao CTR anteriormente normal...
Do pouco que li a unica solução até agora, foi num novo dominio com um site clone ou redirecionando o trafego. Pois o anterior ficou filtrado e não tem como remover nem teve qualquer alerta por parte do adsense.
Quem foram os afetados?Da pouca info que tem na net, diria que foram random. Alguns estão com teorias que foi somente quem tem trafego social, outros quem tem mais de 1 milhão de impressões, mas a verdade é que foi aleatoriamente e todos no dia 2 de fevereiro. Mesmo users com baixa percentagem de cliques invalidos, tiveram quedas de mais de metade do CTR desde então (caso que me foi apresentado no meu skype).
Alguem daqui foi afetado? Eu não fui aparentemente..
Como verificar:Entrem no AdSense, coloquem o relatorio por Site e vejam se do dia 2 em diante sem qualquer alteração no vosso site tiveram uma queda quase total de CTR (taxa de cliques).
Caso tenham tido, entrem no vosso site via mobile e cliquem num anuncio,
caso apareça um botão no anuncio.. foram afetados.imagem do forum do adsenseTopico em ingles
https://productforums.google.com/forum/#!topic/adsense/acSnYLIqw_o;context-place=forum/adsenseAnuncio do filtro 2012
googlemobileads.blogspot.pt/2012/12/combating-accidental-clicks-in-mobile.html
P.S.: Ainda não é caso para alarme, pois só passaram 5 dias.. mas para muitas pessoas 5 dias de AdSense é uma vida..