Quando um cliente subscreve um plano com 100 domínios parqueados por exemplo, poderá ter na mesma conta de alojamento cerca de 100 sites.
No entanto o cliente continua a ter apenas uma conta de alojamento, não podendo este esperar que possa consumir o mesmo que uma conta de alojamento partilhado em cada um desses sites individualmente, pois nesse caso os recursos não iriam ser suficientes.
Tem que haver um limite de memória e CPU definido para cada conta de alojamento. Este controlo pode ser feito manualmente através de super-visionamento dos servidores ou utilizando uma solução automática como é o caso do CloudLinux.
As limitações que o CloudLinux faz não são nada de outro mundo, pois já existiam empresas que faziam o controlo de consumo de memória, cpu e inodes como é o caso da bluehost. No entanto como estas empresas se baseiam em overselling, o "limite" é muito mais baixo que o que seria esperado, pelo que qualquer pico poderá levar o site à suspensão.
A solução CloudLinux tem vantagens e desvantagens, no entanto se forem estabelecidos um conjunto de termos de serviço baseados no senso comum, as desvantagens serão reduzidas.
A maioria dos problemas causados nos servidores pelas contas de alojamento devido aos picos de consumo de recursos deve-se a uma má configuração de um determinado módulo/plug-in de um CMS ou a uma falta de optimização dos sites. É normal que por vezes surjam sites com aumentos espontâneos de visitas, no entanto se estes tiverem alguma optimização a nível de cache e redução de queries mysql por exemplo, podem-se evitar estas situações.
O maior problema é mesmo o descuido dos clientes e por vezes a falta de conhecimento dos mesmos. Hoje em dia tornou-se muito fácil alguém montar um site em apenas alguns minutos com um CMS que por vezes até já vem pré-instalado no painel de controlo do alojamento, no entanto poucas das pessoas que utilizam esses CMS sabem realmente como estes funcionam e quais os passos a tomar para optimizar o site a vários níveis (acessibilidade, optimização para motores de busca, optimização de queries, optimização de ROI, etc).
Cabe a nós, empresas de hosting, sensibilizar os clientes a terem um maior cuidado quando desenvolvem os seus sites para evitar no futuro a necessidade de uma intervenção forçada para optimização do mesmo.