Matenho a minha opinião já expressada acima: o Social Media é uma ferramenta, ponto final. Se é útil e gera proveitos superiores ao investimento, muito bem... se não, é para esquecer e usar pagar por um bom AdWords ou equivalente.
Penso que o Social Media tem que ser usado de forma que apresente complementos válidos ao nosso site e úteis ao utilizador do Social Media.
Por exemplo, lancei agora em Beta uma aplicação no Facebook baseada neste princípcio (
http://apps.facebook.com/emprego-portugal): a aplicação deve ser útil aos utilizadores do Facebook, e sem me gastar demasiado tempo em actualizações, posts, etc. para que eles a utilizem, gostem dela e a passem aos amigos...
Embora ainda em Beta e colocada ontem, já me "rendeu" 21 registos no site e 0,50 EUR em AdSense. Eu sei quanto me vale aproximadamente cada registo em receita mensal. No final do mês faço as contas... a receita directa que me der aquela aplicação não pode ser inferior ao valor do meu tempo gasto durante o mês.
Vejo muitos colegas webmasters demasiado preocupados em promover os sites no Facebook, Twitter, Flickr e outros com pouquíssimo retorno.
Pequenos sites não devem gastar horas todos os dias a fazer acompanhamentos e updates em social media só porque está na moda, aterrorizados por expressões do tipo "se não estás lá, não existes". Ou retiram proveitos directos e mensuráveis, ou invistam noutra coisa.
Em suma... o que é mais rentável? 2 ou 3 horas diárias a gerir Social Media ou 2 ou 3 horas por mês a gerir uma boa campanha AdWords?
Estou em contradição? Não! A aplicação depois de colocada e a funcionar correctamente... é para lá ficar em "auto-gestão", não exigindo mais do que 2 ou 3 horas / mês da minha atenção.