← UI & UX Design

Tendências do Webdesign para 2010

Lida 8308 vezes

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Já desde meios de 2009 que se vêm a usar cada vez mais o estilo minimalista, o scrool horizontal apenas será usado em sites "diferentes"(portefólios, site de um simples produto, etc).

E quanto ao "efeitos complicados para mostrar que o programador "percebe do assunto"", num design minimalista também se consegue mostrar que percebemos do assunto. Num design minimalista pode-se fazer coisas complicadas mas que no fim se mostra simples e bonito. Muitas vezes até utilizando ajax(jquery por exemplo).

Eu no meu portfolio(que ainda não apresentei) estou a apostar no CSS3 e ainda a ponderar em usar o HTML5, mas isso ainda não sei... Com um estilo minimalista, fácil e rápida navegação usando jquery, limpo. E junto de tudo isso, é claro, profissionalismo.
Offline

miguel21op 
Membro
Mensagens 15 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

O que dizes está errado por uma questão simples: a sensiblidade de um programador e de um designer são totalmente diferentes.
O que acontece agora, volto a repetir, é que os designers, sendo designers, têm à sua disposição ferramentas de programação que dantes não tinham, fazendo um trabalho criativo de grande qualidade em que a técnica por detrás não sente necessidade de ser mostrada, antes pelo contrário.

Estou à vontade para dizer isto porque, no que respeita à Web, sinto-me mais programador do que designer. E reconheço que é mais fácil ser-se programador - basta conhecer as rotinas certas (o que está ao alcance de muitos) - do que ser-se designer, em que a criatividade é o principal.

Por exemplo as bibliotecas javascript do JQuery  de que falas já há muito que estão disponíveis. No entanto, só há relativamente pouco tempo elas passaram a ser conjugadas com as CSSheets para produzirem resultados mais "limpos" e criativos, graças precisamente à tendência de simplicidade estética que oa designers vieram introduzir em todo o processo.

Se viste os exemplos do blog eles provam que é assim: valem pela criatividade. O que dizes do scroll horizontal também não concordo, nem os exemplos o demonstram: vês nos casos dados uma utilização bem mais livre do que a que referes dessa técnica.

É a minha opinião.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

para mim uma tendência não para 2010, mas para o futuro será a utilização de menus com icons, facilitam e muito a navegação do utilizador.



Quanto ao programador vs designer, sem duvida que os websites devem ser criados por designers, basta ver a estrutura de um curso de programação e de um de designer, um curso relacionado com programação leva matemática até dizer chega enquanto um designer alem da parte dos riscos e derivados já começa a levar com filosofia e psicologia juntas, mas precisamente Semiótica.

 Vejo a navegação horizontal um pouco de lado (até ficou apropriado), pelo menos para mim que apesar de ler da esquerda para a direita, vou sempre passando para a linha de baixo.
Offline

val3rio 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Eighth year Anniversary

Este post dá algumas opiniões pertinentes sobre as tendências 2010 e sobre o que foi feito no passado ano!
Espero que gostem do artigo ;)